Simulação Aplicada no Transporte Público Urbano
Análise da Linha 407L/10 Barro Branco – Guilhermina Esperança em Horário de Fluxo pela Manhã
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13367897Palavras-chave:
Transporte Público, Simulação, Mobilidade, AcessibilidadeResumo
O presente artigo tem por objetivo fornecer uma análise qualitativa da operação dos coletivos da linha 407L que parte do Barro Branco até a Guilhermina Esperança, localizada na Zona Leste de São Paulo, nos horários de picos para asim entender os possíveis gargalos e transtornos em seu funcionamento. Para isso além de apontamentos através de análises em relatos e periódicos referente a linha, será utilizada uma simulação, em conjunto com o software ARENA para que possamos identificar os pontos críticos e encontrar possíveis soluções para aumentar a mobilidade e acessibilidade da operação. A linha será analisada em horário chaves (que são os que mais apresentam problema na operação), sendo estes: o horário da manhã onde há um grande fluxo de pessoas em deslocamento, e o horário da tarde onde o grande fluxo se dá devido ao retorno dos usuários que tomaram os coletivos pela manhã. A análise não se estendeu a horários secundários pelo entendimento de que, ao resolver os problemas da linha dentro de seu período mais crítico de funcionamento, os transtornos identificados nos horários secundários de operação serão possivelmente sanados.
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