Simulação Aplicada no Transporte Público Urbano

Análise da Linha 407L/10 Barro Branco – Guilhermina Esperança em Horário de Fluxo pela Manhã

Autores

  • Graziely Couto da Silva FATEC Zona Leste
  • Juliana da Silva Costa FATEC Zona Leste
  • Rafael Gonçalves de Jesus FATEC Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13367897

Palavras-chave:

Transporte Público, Simulação, Mobilidade, Acessibilidade

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fornecer uma análise qualitativa da operação dos coletivos da linha 407L que parte do Barro Branco até a Guilhermina Esperança, localizada na Zona Leste de São Paulo, nos horários de picos para asim entender os possíveis gargalos e transtornos em seu funcionamento. Para isso além de apontamentos através de análises em relatos e periódicos referente a linha, será utilizada uma simulação, em conjunto com o software ARENA para que possamos identificar os pontos críticos e encontrar possíveis soluções para aumentar a mobilidade e acessibilidade da operação. A linha será analisada em horário chaves (que são os que mais apresentam problema na operação), sendo estes: o horário da manhã onde há um grande fluxo de pessoas em deslocamento, e o horário da tarde onde o grande fluxo se dá devido ao retorno dos usuários que tomaram os coletivos pela manhã. A análise não se estendeu a horários secundários pelo entendimento de que, ao resolver os problemas da linha dentro de seu período mais crítico de funcionamento, os transtornos identificados nos horários secundários de operação serão possivelmente sanados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Araújo, M. R. M. de ., Oliveira, J. M. de ., Jesus, M. S. de ., Sá, N. R. de ., Santos, P. A. C. dos ., & Lima, T. C.. (2011). Transporte público coletivo: discutindo acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida.

Psicologia & Sociedade, 23(3), 574–582. https://doi.org/10.1590/S0102-71822011000300015

BANKS, Jerry. (1998). Principles of simulation. In: BANKS, J. (Ed.) (1998). Handbook of Simulation. New York: John Wiley & Sons, 1998.

Bertucci, Jonas de. Os benefícios do transporte coletivo. Repositório do Conhecimento do IPEA. 2011. 11 p. Disponível em:< http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/5652/1/BRU_n5_beneficios.pdf>. Acesso em: 25 de outubro. 2023.

Cardoso, C. E. P. (2008). Análise do transporte coletivo urbano sob a ótica dos riscos e carências sociais. Tese de Doutorado, Programa de Pós-graduação em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP.

Costa, L. C. Teorias das Filas: Apostila. Disciplina Teoria das Filas e Simulação, Curso de Ciência da Computação. Centro Tecnológico da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Maranhão, 2006.

Linha 407L teve reforço de frota, mas ainda continua lotada, reclamam passageiros. Diário do Transporte, 03 de abril de 2020. Disponível em: <https://diariodotransporte.com.br/2020/04/03/linha-407l-10-teve-reforco-de-frota-mas-ainda-continua-lotada-reclamam-passageiros/> Acesso em: 01 de outubro. 2023

Fernandes, Alexandra Cristina Moreira. Simulação de linha de produção usando a Plataforma ARENA. Bragança – 2012.

Mobilidade Urbana e Transporte Público em SP. Mobilize, setembro de 2016. Disponível em: <https://www.mobilize.org.br/midias/pesquisas/mobilidade-urbana-e-transporte-publico-em-sp.pdf>.Acesso em: 01 de outubro. 2023.

Rodrigues, Pablo Einstein. Uma breve introdução à teoria das filas. – Goiânia: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, 2022.

Raia JR., Archimedes Azevedo (2000) – Acessibilidade e Mobilidade na Estimativa de um Índice de Potencial de Viagens utilizando Redes Neurais Artificiais e Sistemas de Informações. Tese (Doutorado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.

SPTrans. SPTrans, janeiro de 2023. Disponível em: <https://www.sptrans.com.br/sptrans/>. Acesso em 30 de outubro. 2023.

PARAGON. Introdução à Simulação com ARENA. São Paulo, SP: ENEGEP, 2005.

Taschner, Suzana e Bogus, Lúcia M.(2001) – São Paulo: Caleidoscópio Urbano. São Paulo em Perspectiva, jan./mar. 2001, vol.15, no .1. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/spp/a/cL4PR4fqSJYhvGFShHzRCXx/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 30 de outubro. 2023.

Downloads

Publicado

04-10-2024

Como Citar

Silva , G. C. da, Costa , J. da S., & Jesus , R. G. de. (2024). Simulação Aplicada no Transporte Público Urbano: Análise da Linha 407L/10 Barro Branco – Guilhermina Esperança em Horário de Fluxo pela Manhã. Revista Do Encontro De Gestão E Tecnologia, 1(09), e413. https://doi.org/10.5281/zenodo.13367897

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.