Estudo e Análise da Ergonomia no Ambiente Home Office
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12594092Palavras-chave:
Ergonomia, Home Office, Escritório, Funcionários, AfastamentoResumo
A pesquisa foi realizada em uma empresa multinacional, com parte de um setor para verificação e análise da aplicação do sistema de ergonomia no escritório home office dos colaboradores da empresa, onde visa saber onde os mesmos têm errado e se tem ou não aplicado a verba designada pela empresa para aquisição dos materiais necessários para a montagem do escritório seguindo todas as normas do código ergonômico. Visto isso, foi feito um questionário pelo aplicativo forms, onde obtivemos a resposta de 21 colaboradores de um determinado setor da empresa, para ser aplicada a análise e obtermos as respostas necessárias para o relatório a ser apresentado. Dadas todas as informações conseguimos concluir que o aproveitamento e utilização da mesma no geral, é de ótima resolução, pois poucos são os aspectos que necessitam de melhoria. Concluindo que no geral a empresa tem feito um excelente trabalho na orientação de seus funcionários diante do aspecto ergonômico. Ao findar, ainda sugerimos um modelo padrão de escritório que não traria danos à saúde do colaborador, como forma de maquete exemplificado pelo aplicativo SketchUp.
Downloads
Referências
ABREU, Leandro. Qual a melhor cadeira para home office. Disponível em: https://leandroabreu.com.br/melhor-cadeira-para-home-office/. Acesso em 12 out. 2023.
ALONZA. Melhores mesas de trabalho para home office. Disponível em: https://alonza.com.br/melhor-mesa-de-trabalho-home-office/. Acesso em 12 out. 2023.
ATEC ORIGINAL DESIGN. Luminárias para escritório: Qual é o tipo ideal para cada ambiente. Disponível em: https://www.atec.com.br/blog/escritorio/luminarias-para-escritorio-tipo-ideal-para-cada-ambiente/. Acesso em 12 out. 2023.
EXAME. 5 motivos para que você tenha plantas no escritório. Disponível em: https://exame.com/casual/5-motivos-para-que-voce-tenha-plantas-no-escritorio/. Acesso em: 12 out. 2023.
FERREIRA, Amanda Aparecida; SILVA, Edvan da; RODI, Felipe Almeida; ROQUE, Lucas Bernardo; LIMA, Roberta Cariri; ROQUE, Tayna Bernardo. Ergonomia no Ambiente de Trabalho – Home Office. (Monografia de Especialização). ETEC Prof.ª Anna de Oliveira Ferraz, Araraquara, 2021.
FERREIRA, Leda Leal. Sobre a Análise Ergonômica no Trabalho ou AET. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, SP, v. 40 (131), p. 8 – 11, 2015.
FERREIRA, Mario S.; RIGHI, Carlos Antônio Ramires. Análise Ergonômica no Trabalho. 2009. Rio Grande do Sul. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=ergonomia+no+trabalho&oq=ergonomia+no+. Acesso em 29 ago. 2023.
KROEMER, Karl H. E.; GRANDJEAN, Etienne. Manual de ergonomia: Adaptando o trabalho ao homem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
METRÓPOLES. Estudo Mostra que ter plantas no ambiente de trabalho pode reduzir o estresse e aumentar a produtividade. Disponível em: https://www.metropoles.com/dino/estudo-mostra-que-ter-plantas-no-ambiente-de-trabalho-pode-reduzir-o-estresse-e-aumentar-a-produtividade. Acesso em 12 out. 2023.
ORTIZ, Maury Javier Rueda; Vélez, Mónica Zambrano. Manual de Ergonomía y Seguridad. 2ªed. Colombia. Alfaomega Columbiana S.A. 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=f6FxEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PR6&dq=manual+de+ergonomia&ots=1x-q18rmW2&sig=5uf3ryUiNnXAFcaUPTzfoDMbVaA#v=onepage&q=manual%20de%20ergonomia&f=false. Acesso em 12 out. 2023.
RICARDO, Hott Marina. Os Impactos da Ergonomia no Home Office: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Monografia de Especialização. Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, 2022.
SETUP. Fatos Importantes ao Colocar seu PC de Frente pra Janela. Disponível em: https://setupbrasil.com.br/blog/fatos-importantes-ao-colocar-seu-pc-de-frente-pra-janela/. Acesso em: 12 out. 2023.
VIDAL, Mario Cesar. Introdução à Ergonomia. 2000. Pós-graduação Lato Sensu. Fundação COPPETEC (Grupo de Ergonomia e Novas Tecnologias), Rio de Janeiro, 2000. Disponível em https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=ergonomia+&btnG=. Acesso em 29 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geicy Ellen de Aguiar Veiga Souza, Vinicius Rodrigues da Silva, Lea Paz da Silva, Jose Abel de Andrade Baptista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.