Relacionamento Interpessoal
Um Estudo Exploratório da Percepção dos Colaboradores sobre as Estratégias de Relacionamento Interpessoal em uma Empresa de Telemarketing
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12593384Palavras-chave:
Relação interpessoal, Clima organizacional, Comunicação interna, Líderes, RuídosResumo
Este artigo aborda a importância da relação interpessoal, do clima organizacional e da comunicação nas organizações. As relações interpessoais são essenciais para o desempenho e satisfação da equipe no trabalho, especialmente em ambientes competitivos, onde os funcionários enfrentam desafios diários. Um clima organizacional positivo, liderado por líderes em vez de chefes, pois, líderes inspiram, assim, criando um ambiente de trabalho mais inspirador e motivador, complementa a importância das relações interpessoais, resultando em funcionários mais satisfeitos e produtivos, capazes de enfrentar os desafios impostos no ambiente. A comunicação interna eficaz mantém todos os membros da equipe informados e alinhados com as metas e objetivos da organização, prevenindo conflitos e promovendo uma colaboração produtiva. No entanto, ruídos de comunicação, como fofocas e boatos, prejudicam a eficácia da comunicação, causando mal-entendidos e deixando o ambiente menos harmônico. Utilizamos no estudo uma abordagem quantitativa complementada por uma pesquisa em uma organização de telemarketing na cidade de São Paulo, os resultados melhoraram o ambiente organizacional, destacando o que precisava ser corrigido na empresa, como o nível de estresse elevado e incentivando o desenvolvimento profissional dos colaboradores.
Downloads
Referências
ALCARDE, Alana. A Comunicação Interna Sem Ruídos Que Reflete No Desenvolvimento Positivo Das Empresas. Faculdade Anhanguera Educacional. Disponível em: <https://repositorio.pgsscogna.com.br/bitstream/123456789/50263/1/ALANA_ROBERTA_ALCARDE_SILVA.pdf> Acesso em: 10 de outubro de 2023.
BESERRA, Edilane Palácio; MACEDO, Maria Erilúcia Cruz. Os Relacionamentos Interpessoais e a Influência no Alcance dos Objetivos Organizacionais. Id on Line Rev.Mult. Psic., Maio/2020, vol.14, n.50, p. 139-150. ISSN: 1981-1179.
KELLER, Edelvais e APARECIDA, Maria. Análise Crítica Teórica da Evolução do Conceito de Clima Organizacional. Terra e Cultura, ano XX, N. 39. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/download/1314/1202>. Acesso em: 11 de outubro de 2023.
LIMA, C. (2019). Inteligência emocional e satisfação no trabalho. Universidade Federal do Brasil. Disponivel em:
<https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/198029/001099268.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em: 09 de outubro de 2023.
MASCARENHAS, B.G. (2017). Employer Branding No Ciclo De Relacionamento Com Empregados. Disponível em: https://casperlibero.edu.br/wpcontent/uploads/2017/09/18-Employer-branding-no-ciclo-de-relacionamento-comempregados.pdf Acesso em: 10 de outubro 2023.
PIMENTEL, Isabela Duarte. “Ouvi dizer”: Comunicação integrada como a ntídoto para boatos organizacionais. Editora Appris, 26 de ago. de 2022. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=1auJEAAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_atb#v=onepage&q&f=false> Acesso em: 01 de novembro 2023.
STHÉFANI, Bruna (2019). A Importância Da Comunicação Interna Na Gestão Organizacional. Faculdade Anhanguera Educacional. Disponível em:
<https://repositorio.pgsscogna.com.br/bitstream/123456789/27775/1/BRUNA_STHEFANI_DE_OLIVEIRA_SANTOS_.pdf> Acesso em: 10 de outubro de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alessandro Kawan de Araujo Wanderley, Ana Paula Carvalho de Souza, Beatriz Viegas Cardamoni, Kauane da Silva Amarilia, Michele Raysha Silva Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.