SCANNERRF: Sistema de identificação de pessoas com reconhecimento facial
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10904641Palavras-chave:
Escola, Reconhecimento facial, Segurança, SoftwareResumo
A falta de segurança nas escolas tem sido um problema preocupante que afeta a sociedade em geral, isto é perceptível tendo em vista as ondas de violência que eventualmente ocorrem e afligem todo o sistema educacional. Este projeto baseia-se na proposta de desenvolver uma aplicação desktop que tem o intuito de identificar e monitorar o acesso dos estudantes à escola por meio da tecnologia de reconhecimento facial. O software é produzido na linguagem de programação Python, com o auxílio das bibliotecas PYQT5 para criar interfaces gráficas e OpenCV para manipulação e processo de imagens digitais. Utilizando a aplicação é possível fiscalizar a entrada dos alunos, auxiliar a gestão escolar e dificultar o acesso de pessoas indevidas ao ambiente. A abordagem metodológica do projeto consiste em seis etapas que abordam combinações quantitativas e qualitativas responsáveis por reunir as informações que podem ser úteis no desenvolvimento do trabalho, almejando a obtenção do sucesso do software desenvolvido e da eficácia completa da aplicação.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, Miriam. ESCOLA e VIOLÊNCIA. [S. l.: s. n.], 2002.
ALESP. Deputada apresenta projeto de lei para garantir segurança em escolas públicas, [s. l.], 2023. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?15/05/2023/deputada-apresenta-projeto-de-lei-para-garantir-seguranca-em-escolas-publicas. Acesso em: 6 nov. 2023.
BANIN, Sérgio Luiz. Python 3 Conceitos e Aplicações: Uma Abordagem Didática. [S. l.: s. n.], 2018.
BARELLI, Felipe. Introdução à Visão Computacional: Uma abordagem prática com Python e OpenCV. [S. l.: s. n.], 2018. E-book.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 123 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 06/11/2023.
CNN. Automação Industrial: conceito, objetivos e vantagens, [s. l.], 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/automacao-industrial/. Acesso em: 04 nov. 2023.
FERREIRA, Luiz Claudio. Segurança é mais do que criar barreiras à escola, dizem especialistas: Para pesquisadora, por um militar na porta não vai resolver o problema. Educação, [s. l.], 13 abr. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-04/seguranca-e-mais-do-que-criar-barreiras-escola-dizem-especialistas. Acesso em: 12 jun. 2023.
GUEDES, Gilleanes T. A. Uml2: Uma Abordagem Prática. [S. l.: s. n.], 2018.
I3C. Tecnologia garante escolas seguras, com benefícios além de vigilância. Segurança Eletrônica, [s. l.], 2019. Disponível em: https://i3csolucoes.com.br/tecnologia-garante-escolas-seguras-com-beneficios-alem-de-vigilancia/. Acesso em: 7 jun. 2023.
LINHARES, Guilherme Trevisan Linhares. Qt e PyQt5: Qt e PyQt5. In: LINHARES, Guilherme Trevisan Linhares. GUIs com Python e PyQt5 - Introdução: GUIs com Python e PyQt5 - Introdução. Paraná: Linkedin, 22 maio 2023. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/guis-com-python-e-pyqt5-introdu%C3%A7%C3%A3o-guilherme-trevisan-linhares/?originalSubdomain=pt. Acesso em: 4 ago. 2023.
MANZANO, José Augusto N. G. Introdução à linguagem Python. [S. l.: s. n.], 2018. Acesso em: 10 jun.2023.
MATOS, Laura. Brasil teve 36 ataques a escolas em 22 anos; pós-pandemia concentra quase 60%. Folha de S.Paulo, São Paulo, 23 out.2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/amp/educacao/2023/10/brasil-teve-36-ataques-a-escolas-em-22-anos-pos-pandemia-concentra-quase-60.shtml. Acesso em: 7 nov. 2023.
PACHECO, Marcel. DESENVOLVIMENTO WEB HTML, CSS E JAVASCRIPT PARA INICIANTES. [S. l.: s. n.], 2022. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/DESENVOLVIMENTO_WEB_HTML_CSS_E_JAVASCRIP/FFbNEAAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&dq=livro+iniciantes+html&printsec=frontcover. Acesso em: 15 set. 2023.
RÁDIO E TELEVISÃO RECORD S.A. Escolas reforçam medidas de segurança após ataque em creche de Saudades (SC): Especialista indica que um controle rigoroso sobre quem entra e sai do colégio é a medida mais eficaz para evitar ataques. Segurança nas escolas, [s. l.], 5 maio 2021. Disponível em: https://recordtv.r7.com/fala-brasil/videos/escolas-reforcam-medidas-de-seguranca-apos-ataque-em-creche-de-saudades-sc-17112022. Acesso em: 28 mar. 2023.
SANTANA, Camilo. MEC destinou R$ 3,1 bilhões para segurança nas escolas. Ministério da Educação, Brasil. 26 jul. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/julho/mec-destinou-r-3-1-bilhoes-para-seguranca-nas-escolas. Acesso em: 05 nov. 2023.
SILVESTRI, Gabriel. Prototipação e a criação de produtos que resolvem problemas. [S. l.], 18 set. 2017. Disponível em: https://uxdesign.blog.br/o-objetivo-de-um-prot%C3%B3tipo-%C3%A9-criar-uma-representa%C3%A7%C3%A3o-semi-real%C3%ADstica-de-algo-que-seja-poss%C3%ADvel-e0445d85ca93. Acesso em: 9 nov. 2023.
SIMPAX. Entenda como o reconhecimento facial contribui para a segurança nas escolas. Gestão de Pessoas, [s. l.], 2019. Disponível em: https://simpax.com.br/entenda-como-o-reconhecimento-facial-contribui-para-a-seguranca-nas-escolas/. Acesso em: 14 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Vitor de Sousa Rodrigues, Lucas Pereira Carvalho, Paulo Enrick Santos Silva, Tamiris Romano de Carvalho, Jeferson Roberto de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.