Os Impactos ao Meio Ambiente Causados pelos Descarte de Materiais e Resíduos de Obras da Construção Civil

Autores

  • Anna Julia Ferreira da Silva Tomazia FATEC Zona Leste
  • Maria Clara da Silva França FATEC Zona Leste
  • Michelle Francisco da Silva FATEC Zona Leste
  • Léa Paz da Silva FATEC Zona Leste
  • José Abel de Andrade Baptista FATEC Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11395796

Palavras-chave:

Construção Civil, Resíduos, Impactos, Reciclagem, Sustentável

Resumo

O ramo da construção civil está entre os segmentos que mais contribuem para o desenvolvimento do país. Seu crescimento tem impactado positivamente na geração de empregos e na economia. Por outro lado, a má gestão dos resíduos das obras causa forte impacto negativo ao meio ambiente. O país recicla muito pouco da quantidade de resíduos que produz. Desta forma, essa pesquisa busca entender os impactos ambientais causados pelos materiais e resíduos descartados e identifica oportunidades de mercado para reciclar ou reutilizar de forma consciente, incentivando a qualidade e eficiência no ambiente construído e trazendo mais responsabilidade social e ambiental para a organização. Observando que, a empresa na qual baseou-se a pesquisa não dispõe de uma gestão sustentável, foi possível orientar e apontar possíveis soluções, inicialmente com educação ambiental e redução dos impactos através de economia nos recursos, direcionamento correto dos resíduos e meios de reaproveitamento. Com isso, espera-se que as metas e objetivos da empresa sejam definidas dando prioridade à implantação de uma política ambiental que reduza os impactos e contribua na preservação do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGOPYAN VAHAN; VANDERLEY M.JOHN. O Desafio da Sustentabilidade na Construção Civil, VOL.5, 2011.

ÂNGULO, S. C; ZORDAN, S. E; JOHN,V. M. Desenvolvimento sustentável e a reciclagem de resíduos na construção civil. 1.ed. São Paulo, 2001.

AZEVEDO, GOD; KIPERTOK, A. Resíduos da Construção Civil em Salvador – Os caminhos para uma Gestão Sustentável. 1.ed. Salvador, 2006.

BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2007.

EPELBAUM, M. Sistemas de gestão ambiental e Modelos e ferramentas da gestão ambiental: desafios e perspectivas para as organizações. São Paulo: Senac, 2006.

LIMA, A.R.O; ALMEIDA, J.J. S. Impactos Ambientais causados pelos resíduos da Construção Civil em Imperatriz - Maranhão, 2018.

MACEDO, A. T; MARTINS, M. F. A Sustentabilidade urbana na perspectiva das empresas construtoras em Campina Grande – PB, 2011.

PEREIRA, M.L.Z. Gestão de Qualidade aplicada a canteiros de obras. 2011. Disponivel em: http://www.Repositorioinstitucional.ufmg.br Acesso em: 13/10/23.

PEROTTO, E. Aspectos ambientais do setor da construção civil. 2007. Disponivel em: http://www.revistasg.uff.br/sg/artcle Acesso em: 13/10/23.

SEBRAE. Meio Ambiente. 2011. Disponivel em: http://www.sebrae.com.br Acesso em: 13/10/23.

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE SP. Gestão ambiental de resíduos da construção civil: a experiência do Sinduscon-SP. 2005. Disponivel em: https://sindusconsp.com.br Acesso em: 13/10/23.

Downloads

Publicado

30-05-2024

Como Citar

Tomazia, A. J. F. da S., França, M. C. da S., Silva, M. F. da, Silva, L. P. da, & Baptista, J. A. de A. (2024). Os Impactos ao Meio Ambiente Causados pelos Descarte de Materiais e Resíduos de Obras da Construção Civil. Revista Do Encontro De Gestão E Tecnologia, 1(04), 65–72. https://doi.org/10.5281/zenodo.11395796

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>