Uso de Ferramentas Tecnológicas Digitais na Educação Corporativa para o Desenvolvimento de Liderança

Autores

  • Juliana Maria Ferreira FATEC Zona Leste
  • Taline Alves FATEC Zona Leste
  • Madelin Condori FATEC Zona Leste
  • Gabriel Faustino FATEC Zona Leste
  • José Carlos Hoelz FATEC Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12738731

Palavras-chave:

Educação corporativa, Desenvolvimento de liderança, Níveis de liderança, Ferramentas tecnológicas

Resumo

Atualmente, as empresas buscam líderes altamente qualificados e adaptáveis devido à constante evolução tecnológica. A habilidade de líderes em acompanhar as novas tecnologias é vital para o sucesso das organizações, e a educação corporativa desempenha um papel central nesse processo. Este artigo tem como foco a exploração do impacto das ferramentas tecnológicas na educação corporativa e sua influência na eficácia do desenvolvimento de líderes. Além disso, visa identificar os benefícios concretos que essa abordagem traz para as organizações. Para atingir esses objetivos, foi conduzida uma pesquisa qualitativa com profissionais experientes que já incorporaram tecnologias em seus ambientes de trabalho. As experiências compartilhadas por esses profissionais não apenas forneceram ideias valiosas, mas também permitiram uma análise mais aprofundada das questões surgidas durante a pesquisa. O estudo busca fornecer perspectivas substanciais sobre como a tecnologia molda o desenvolvimento de líderes e seu impacto nas empresas, informando estratégias futuras e decisões de formação nas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMADO, J; FERREIRA, S. A entrevista na investigação em educação. In: AMADO, João (org). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Imprensa da Universidade de Coimbra: 2edição, outubro, 2017.

AMAGOH, F. Leadership development and leadership effectiveness. Management decision, v. 47, n. 6, p. 989-999, 2009.

AVOLIO, B. J., AVEY, J. B; QUISENBERRY, D. Estimating return on leadership development investment. The Leadership Quarterly, v. 21, n. 4, p. 633-644, 2010.

BORGES, S. S. et al. Gamificação aplicada à educação: um mapeamento sistemático. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2013. p. 234.

BRAGA, T. C; PERESTRELO, V; RIBEIRO, P. E. Equipes virtuais e o papel da liderança: Um levantamento das práticas essenciais para o seu sucesso. Contribuiciones a las Ciencias Sociales, v. 21, 2015.

CHIAVENATO, I. Gerenciando com as pessoas-Transformando um executivo em um excelente Gestor de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

CHIAVENATO, I. Recursos humanos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

DAY, D. V. et al. Advances in Leader and leadership development : A review of 25 years of research and theory. The Leadership Quarterly, v. 25, n. 1, p. 63-82, 2014.

DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

EBOLI, M. P. Educação e modernidade nas organizações: o desafio de implantar sistemas educacionais competitivos. In: Coletânea de artigos Universidades Corporativas. São Paulo: Schmukler Editores, 1999.

EBOLI, M. Fundamentos e evolução da educação corporativa. In: EBOLI, M. (Org.). Educação corporativa: fundamentos, evolução e implantação de projetos. 1ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

EBOLI, M. P. Educação Corporativa e desenvolvimento de competências. In: DUTRA J. S.; FLEURY, M. T. L.; RUAS, R. L. Competências: conceitos, métodos e experiências. São Paulo: Atlas, 2008.

FLORES, J. G. Análisis de Datos Cualitativos - Aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU, 1994.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GOTTHARDT, M. et al. Current state and challenges in the implementation of smart robotic process automation in accounting and auditing. ACRN Journal of Finance and Risk Perspectives, 2020.

HUNTER, J. C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

MEISTER, J. C. Ten steps to creating a corporate university. In: The Knowledge Management Yearbook 2000-2001. Routledge, 2013. p. 180-188.

MINAYO, M. C. S (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

OLIVEIRA, D. R. P de. Introdução a administração teoria e pratica. São Paulo: Atlas, 2009

OLIVEIRA, D. R. P de. Sistemas, organização e métodos: Uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2000,11 ed.

PARATI, N; MALIK, L; JOSHI, A. G. Artificial intelligence based threat prevention and sensing engine: Architecture and design issues. In: 2008 First International Conference on Emerging Trends in Engineering and Technology. IEEE, 2008. p. 304-307.

STUMPF, S. A.; NEVINS, M. D. Redefining Management Education: Developing Professionals to Meet 21st Century Leadership Challenges. Management Strategien 2000, p. 41-57, 1999.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

ULRICH, D. Recursos humanos estratégicos: novas perspectivas para os profissionais de RH. São Paulo: Futura, 2000.

Downloads

Publicado

29-07-2024

Como Citar

Ferreira , J. M., Alves , T., Condori , M., Faustino , G., & Hoelz , J. C. (2024). Uso de Ferramentas Tecnológicas Digitais na Educação Corporativa para o Desenvolvimento de Liderança. Revista Do Encontro De Gestão E Tecnologia, 1(06), 47–57. https://doi.org/10.5281/zenodo.12738731

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)