Análise do processo de picking em uma loja de rede varejista
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13323891Palavras-chave:
Picking, Melhoria, Produtividade, SoftwareResumo
Picking é o processo de separação e preparação dos produtos para que os pedidos cheguem no tempo e no local correto ao destinatário, sendo assim, de extrema importância para que os prazos de entrega sejam assertivos. No entanto, é preciso otimizar essa execução para que haja maior produtividade no processo logístico e para que a empresa atinja a satisfação do consumidor final. Este artigo tem o intuito de analisar o picking de uma loja de varejo e analisar melhorias na separação de pedidos ecommerce com o objetivo de deixar o processo mais ágil e eliminar gargalos existentes. Para conseguir simular o desenvolvimento de melhoria foi utilizado o Software Arena e um estudo de caso para análise concreta do empecilho. Através da observação, pode-se permitir concluir que a simulação diminuiu o tempo de separação otimizando assim o proveito da jornada de trabalho. Diante do exposto, é necessário que funcionários ociosos sejam remanejados para áreas com maior número de pedidos para que a loja em questão atinja maiores indíces de produtividade e um menor percentual de gargalo nas atividades.
Downloads
Referências
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. São Paulo: Bookman, v. 1, 2006.
CANAL, E. S. Como minimizar os erros do picking, 2014. Disponível em: <https://itforum.com.br/notícias/como-minimizar-os-erros-do-picking/>. Acesso 18 outubro 2023.
BOWERSOX, D. J. CLOSS, D J. Logística Empresarial: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001.
CRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos, 2018. Disponível em: < https://issuu.com/cengagebrasil/docs/log_stica_e_gerenciamento_da_cadeia>. Acesso 25 outubro 2023.
COSTA, L. Teoria das filas, 2020. Disponível em: <http://www.deinf.ufma.br/~mario/grad/filas/TeoriaFilas_Cajado.pdf>. Acesso em 05 outubro 2023.
FIGUEIREDO, K; FLEURY, P; WANKE, P. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento do fluxo de produtos e dos recursos. 1° ed. São Paulo: Atlas, 2006.
KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MOURA, Reinaldo A. Armazenagem: do recebimento a expedição. 7. ed. São Paulo: Instituto Iman, 2011. 371 p. (Manual de Intralogística).
PAURA, G. L. . Fundamentos da logística, 2012. Disponivel em: <http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/proeja/fundamentos_logistica.pdf>. Acesso em: 18 outubro 2023.
TORRES, O. Elementos da teoria das filas, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rae/a/34fWxG9RqkRmd8spnbPfJnR/>. Acesso em 05 outubro 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Felipe Pereira de Almeida , Laryssa Cristina de Oliveira , Roberto Ramos de Morais , Rafael Cavalcanti Bizerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.