Compartilhando conhecimento
Bibliotroca, uma plataforma para troca de livros educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13323769Palavras-chave:
Biblioteca comunitária, Aplicativo de troca de livros, Desenvolvimento de Software Multiplataforma, Tecnologia, Consumo colaborativoResumo
Este artigo apresenta um projeto desenvolvido pelos alunos do curso Desenvolvimento de Software Multiplataforma, da Faculdade de Tecnologia da Zona Leste: a BiblioTroca, uma plataforma que consiste na troca de livros educacionais. Introduzindo a problemática da pouca leitura no Brasil para justificar a razão de ser do projeto, é discutido como ela entrelaça-se com as desigualdades sociais, apostando num modelo tecnológico para a possível solução do problema: uma biblioteca comunitária online baseada nos princípios do consumo colaborativo, corrente que visa o consumo responsável e compartilhado. Apoiando-se em dados sobre os hábitos de leitura no país, nos conceitos de capital cultural, de Pierre Bourdieu, de ciberespaço, de Pierre Lévy, e no recente avanço das tecnologias de informação e comunicação, a existência do projeto é, assim, fundamentada. Em seguida, são apresentadas as metodologias utilizadas para o desenvolvimento do sistema e as exigências solicitadas, incluindo a realização de pesquisa de mercado, os conceitos de Interação Humano-Computador, como acessibilidade e experiência do usuário, e de Engenharia de Software, para o desenho do sistema, e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. Depois, é feito um tour pelo site, explicando seu funcionamento, mostrando as interfaces e exibindo os resultados alcançados até o momento. Por fim, amarrando a ideia do projeto com sua teorização, a importância da BiblioTroca na sociedade é demonstrada.
Downloads
Referências
BARBOSA, Simone D. J.; SILVA, Bruno S. da. Interação Humano-Computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
BELK, Russell. You Are What You Can Access: Sharing and Collaborative Consumption Online. Journal Of Business Research, [S.L.], v. 67, n. 8, p. 1595-1600, ago. 2014. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2013.10.001. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0148296313003366?via%3Dihub. Acesso em: 29 out. 2023.
BURLAMAQUE, Fabiane V.; BARTH, Pedro A. Redes Sociais e o Ensino: O Skoob Como Ferramenta Para o Letramento Digital e Literário. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 53–73, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3838. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3838. Acesso em: 29 out. 2023.
BOURDIEU, Pierre. “The Forms of Capital”. In: RICHARDSON, John G (ed.). Handbook of Theory and Research for the Sociology of Education. New York: Greenwood Press, 1986. pp. 241-258.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2023. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/legislacao/constituicao-federal. Acesso em: 26 out. 2023.
BRASIL. Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003. Lei do Livro. Institui a Política Nacional do Livro. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 out. 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.753.htm. Acesso em: 28 out. 2023.
BRASIL. Lei nº 10.865, de 30 de abril de 2004. Dispõe sobre a Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social incidentes sobre a importação de bens e serviços e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 abr. 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.865.htm. Acesso em: 28 out. 2023.
COPATTI, Carina; ANDREIS, Adriana M.; ZUANAZZI, Luzia C. C. Olhares ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático: Relações entre Estado, Mercado Editorial e os Livros Didáticos na Escola. Perspectivas em Políticas Públicas, [S. l.], v. 14, n. 27, 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/5795. Acesso em: 28 out. 2023.
DUMONT, Lígia M. M. (1990). A Ação do Carro-Biblioteca ou, o Desafio de se Incentivar o Gosto pela Leitura em Comunidades de Baixa Renda. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 19, n. 1, p. 24-38, 18 nov. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reb/article/view/37116. Acesso em: 28 out. 2023.
ECO, Umberto. Vegetal and Mineral Memory: The Future of Books. Alexandria: Bibliotheca Alexandrina, 2005. (Distinguished Guest Lecture Series).
ESTADÃO. Livros ficam quase 8% mais caros e setor vende menos, mas segue lucrando. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2023/02/livros-ficam-quase-8-mais-caros-e-setor-vende-menos-mas-segue-lucrando.shtml. Acesso em: 26 out. 2023.
FAILLA, Zoara (org.). Retratos da Leitura no Brasil 5. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2021. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/principal-do-livro/apresentacao/. Acesso em: 21 out. 2023.
FAILLA, Zoara et al. Retratos da Leitura no Brasil 5. São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2020. Disponível em: https://prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/09/5a_edicao_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_IPL-compactado.pdf. Acesso em: 18 out. 2023.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: Em Três Artigos que se Completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo; 4).
G1. IBGE indica que analfabetismo cai menos entre maiores de 15 anos. 2011. Disponível em: https://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/11/ibge-indica-que-analfabetismo-cai-menos-entre-maiores-de-15-anos.html. Acesso em: 29 out. 2023.
GARCEZ, Lucília H. A Construção Social da Leitura. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, [S.L.], v. 05, p. 5–7, 2000. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/8849. Acesso em: 22 out. 2023.
GIORGI, Cristiano A. G. di et al. Uma Proposta de Aperfeiçoamento do PNLD como Política Pública: O Livro Didático como Capital Cultural do Aluno/Família. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S.L.], v. 22, n. 85, p. 1027-1056, dez. 2014. FapUNIFESP (SciELO).
http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362014000400008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/sXpYnZHpqh4qkD9GZqZvyJP/?lang=pt. Acesso em: 27 out. 2023.
GITHUB. The top programming languages. 2022. Disponível em: https://octoverse.github.com/2022/top-programming-languages. Acesso em: 30 out. 2023.
GUANABARA, Dayane. Plataformas Digitais e o Hábito de Leitura: Um Estudo sobre a Rede Skoob. Comfilotec, São Paulo, v. 7, n. 4, p. 123-149, 01 jun. 2018. Disponível em: https://www.fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-comfilotec/article/view/254. Acesso em: 30 set. 2023.
HOW Literature Can Help Us Develop Empathy. Intérpretes: Beth Ann Fennelly. Oxford: TEDx Talks, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9nJv8sxpUKU. Acesso em: 22 out. 2023.
IBGE. Caio Belandi. Três novos índices mostram queda da pobreza e da vulnerabilidade entre 2008-2009 e 2017-2018. 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37716-tres-novos-indices-mostram-queda-da-pobreza-e-da-vulnerabilidade-entre-2008-2009-e-2017-2018. Acesso em: 26 out. 2023.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 1999. (Coleção TRANS).
MENEZES, Uiara G. de. Consumo Colaborativo: Relação entre Confiança e Cooperação. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 5, n. 2, p. 195–111, 2015. Disponível em: http://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/632. Acesso em: 29 out. 2023.
ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2023. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 24 out. 2023.
PÁDUA JR., Fábio P. de; ALENCASTRO, Mario S. C. Desafios do Consumo Colaborativo no Brasil. In: Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 7., 2015, Brasília. Anais. p. 1-15. Disponível em: http://icongresso.itarget.com.br/useradm/anais/?clt=ann.2&lng=P. Acesso em: 29 set. 2023.
POLETTI, Igor; DODE, Luciana B. Bbioteca: Biblioteca Cooperativa para Promoção do Letramento, do Desenvolvimento Humano, Social e da Cultura. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 9, n. 05, p. 16182–16187, 2023. DOI: 10.34117/bjdv9n5-113. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59703. Acesso em: 28 out. 2023.
RECHDAN, Maria L. A. Dialogismo ou Polifonia? Revista de Ciências Humanas, Taubaté, v. 9, n. 1, p. 45-54, 2003. Disponível em: https://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/polifonia/files/2009/11/dialogismo-N1-2003.pdf. Acesso em: 26 out. 2023.
ROSA, Flávia G. M. G.; ODDONE, Nanci. Políticas Públicas para o Livro, Leitura e Biblioteca. Ciência da Informação, [S.L.], v. 35, n. 3, p. 183-193, dez. 2006. IBICT. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652006000300017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/bzwPCxGPDnyNmcLr8yt7kDH/. Acesso em: 26 out. 2023.
SNEL. Painel do Varejo de Livros no Brasil. Disponível em: https://snel.org.br/wp/wp-content/uploads/2023/08/SNEL-08-2023-08T-2023.pdf. Acesso em: 26 out. 2023.
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. Tradução de Kalinka Oliveira e Ivan Bosnic. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
VERNON, Vaughn. Implementing Domain-Driven Design. Westford: Addison-Wesley, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gustavo Nascimento Souza , Leonardo Alex Cajé , Mateus Santana da Silva, Pedro Berveglieri Pessina , Vanessa Gomes Albuquerque , André Luiz da Silva Santos , Guilherme Gonçalves Ferreira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.