Gerenciamento de Estoque em uma Fábrica Localizada na Região Leste da Cidade de São Paulo, Simulado Através Software Arena
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14689936Palavras-chave:
Eficiência, competitividade, Teoria das Filas, paleteira manualResumo
A eficiência e a competitividade são essenciais no setor alimentício, especialmente na gestão de estoques, um fator crucial para o sucesso das fábricas de alimentos. Muitas empresas enfrentam desafios na otimização dos processos operacionais, resultando em ineficiências. Este estudo identificou gargalos significativos, com destaque para o tempo de espera na paleteira manual, que impactou diretamente a armazenagem. Para avaliar e propor melhorias na gestão de estoque em uma fábrica de alimentos localizada na região leste da cidade de são paulo, utilizou-se a Teoria das Filas e o software Arena® para otimizar o fluxo de operações. A abordagem quantitativa incluiu o monitoramento diário do tempo médio gasto em cada processo e a simulação desses processos, permitindo identificar gargalos e testar possíveis melhorias. Os resultados mostraram que o armazenamento estava utilizando 90% de sua capacidade, com um tempo médio de espera de 14 minutos, evidenciando a necessidade de intervenções. A partir deste estudo, recomenda-se a reestruturação do layout do armazém, a adoção de processos Just in Time e a automação da paleteira, visando minimizar os gargalos, aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e elevar a competitividade no mercado alimentício.
Downloads
Referências
APREPRO. Avaliação da exposição ao risco de contaminação dos trabalhadores durante a aplicação de produtos fitossanitários na cultura do tomate. In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. p. 61-71. Disponível em: https://aprepro.org.br/conbrepro/2021/anais/arquivos/09252021_190955_614f9f2300601.pdf. Acesso em: 10 mai. 2024.
CAJADO, G. Teoria de Filas. São Luís: UFMA, [s.d.]. Disponível em: http://www.deinf.ufma.br/~mario/grad/filas/TeoriaFilas_Cajado.pdf. Acesso em: 10 mai. 2024.
Chopra, S.; Meindl, P. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Estratégia, Planejamento e Operação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.
DÁVALOS, Pablo Bezerra. Hidroquímica do estuário do Rio Caravelas, Caravelas - BA. Natal, RN, 2012.
FECILCAM. A importância da teoria das filas no planejamento e organização da produção: um estudo de caso em uma empresa de eletrodomésticos. In: Anais do VII Encontro de Engenharia de Produção do Alto Paraná, p. 1-9. Disponível em: http://fecilcam.br/anais/vii_eepa/data/uploads/artigos/3-03.pdf. Acesso em: 10 mai. 2024.
FIORONI, M. M. Simulação em ciclo fechado de malhas ferroviárias e suas aplicações no Brasil: avaliação de alternativas para o direcionamento de composições. Tese - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
GARCIA, Elias; GARCIA, Osmarina Pedro Garcia. A importância do sistema de informação gerencial para a gestão empresarial. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, Centro de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel, Cascavel, v. 2, n. 1, p. 21-32, 1º semestre de 2003.
Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa (4. ed.). São Paulo: Atlas, 50 p.
KLEINROCK, Leonard. Queueing Systems, Vol. I: Theory. New York: John Wiley & Sons, 1976.
Moreira, Daniel Augusto. Administração da produção e operações. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
PRADO, Darci Santos do. Usando o ARENA em simulação. 6. ed. Nova Lima: Falconi Editora, 2019. P. 388
Teixeira, João Pedro; Pinheiro, Ana Maria. Teoria das Filas. 2010. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_filas. Acesso em: 10 mai. 2024.
QIPU. Como é possível integrar as atividades de diferentes setores. Disponível em: https://www.qipu.com.br/blog/como-e-possivel-integrar-as-atividades-de-diferentes-setores. Acesso em: 10 mai. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felipe Amorim da Costa , Isaque Da Silva Piel, Wagner Henrique Novais Dos Santos1, Rafael Cavalcanti Bizerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.