A influência da cultura pop coreana no Brasil
Uma discussão do soft power
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14768120Palavras-chave:
Soft power, Cultura, InfluênciaResumo
Este artigo explora a utilização do soft power feita pela Coreia do Sul para elevar sua influência cultural ao nível global. A popularização da cultura pop sul-coreana, como músicas, filmes e dramas, fez com que o país se destacasse no âmbito internacional. O soft power, introduzido e conceituado por Joseph Nye, implica na capacidade de influenciar outros países sem a necessidade do uso de força econômica ou poder de fogo, o chamado hard power. Dessa forma, a Coreia do Sul fez grandes investimentos voltados à sua indústria cultural ao longo dos anos, valorizando e disseminando sua própria identidade como meio para divulgar a sua imagem com o intuito de atrair outras nações. A pesquisa mostra a eficácia dessa estratégia no caso do Brasil, já que o consumo de produtos culturais sul-coreanos cresce a cada dia, o que nos mostra que a Coreia do Sul adaptou a sua influência ao seu público. Pode-se concluir que o soft power foi fundamental para o desenvolvimento e crescimento da visibilidade internacional sul-coreana, favorecendo um intercâmbio cultural de grande valor.
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