A influência da cultura pop coreana no Brasil

Uma discussão do soft power

Autores

  • Denner Bernardino de Souza Fatec Zona Leste
  • Pedro Santos Bernardino Fatec Zona Leste
  • Mônica Éboli de Nigris monica.nigris@fatec.sp.gov.br

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14768120

Palavras-chave:

Soft power, Cultura, Influência

Resumo

Este artigo explora a utilização do soft power feita pela Coreia do Sul para elevar sua influência cultural ao nível global. A popularização da cultura pop sul-coreana, como músicas, filmes e dramas, fez com que o país se destacasse no âmbito internacional. O soft power, introduzido e conceituado por Joseph Nye, implica na capacidade de influenciar outros países sem a necessidade do uso de força econômica ou poder de fogo, o chamado hard power. Dessa forma, a Coreia do Sul fez grandes investimentos voltados à sua indústria cultural ao longo dos anos, valorizando e disseminando sua própria identidade como meio para divulgar a sua imagem com o intuito de atrair outras nações. A pesquisa mostra a eficácia dessa estratégia no caso do Brasil, já que o consumo de produtos culturais sul-coreanos cresce a cada dia, o que nos mostra que a Coreia do Sul adaptou a sua influência ao seu público. Pode-se concluir que o soft power foi fundamental para o desenvolvimento e crescimento da visibilidade internacional sul-coreana, favorecendo um intercâmbio cultural de grande valor.

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Publicado

01-03-2025

Como Citar

Souza, D. B. de, Bernardino, P. S., & Nigris, M. Éboli de. (2025). A influência da cultura pop coreana no Brasil: Uma discussão do soft power. Revista Do Encontro De Gestão E Tecnologia, 2(2), e22244. https://doi.org/10.5281/zenodo.14768120

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