Diageo e sua Importância para a Internacionalização da Cachaça
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11075181Palavras-chave:
Cachaça, Internacionalização, Diageo, PromoçãoResumo
Este artigo explora a história e a evolução da cachaça. A cachaça tem raízes na colonização portuguesa e na produção de cana-de-açúcar no Brasil. Passou por períodos de proibição e desvalorização, mas também desempenhou um papel simbólico na independência do Brasil. A Diageo, uma empresa de bebidas alcoólicas, desempenhou um papel fundamental na promoção da cachaça no mercado global. A empresa adquiriu marcas já existentes, buscando elevar a cachaça ao status de bebida premium internacional. Além disso, a Diageo investiu em responsabilidade social e sustentabilidade, apoiando a cultura brasileira e as comunidades locais envolvidas na produção de cachaça. A empresa adotou estratégias inovadoras de marketing, como a inclusão da cachaça em competições de coquetelaria, para consolidar a cachaça como uma bebida reconhecida internacionalmente. A Diageo expandiu sua presença em mercados emergentes e continua a buscar oportunidades na Ásia. Em resumo, a cachaça é um patrimônio cultural brasileiro com uma história rica. A Diageo desempenha um papel importante na promoção da cachaça no mercado global, destacando seu reconhecimento internacional e seu compromisso com a qualidade e a sustentabilidade e é um exemplo de como uma bebida tradicional pode conquistar o mundo com a estratégia certa.
Downloads
Referências
AGUILAR, R. S. O processo de Internacionalização da Cachaça. 2015. Disponível em: < https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/bitstream/123456789/9929/1/RodolfoSerpaAguilarTCCGRADUACAO2015.pdf> Acessado em: 29 setembro 2023.
APEXBRASIL. Cachaça bate recorde de exportações em valor com apoio de ApexBrasil e IBRAC. Disponível em: <https://apexbrasil.com.br/br/pt/conteudo/noticias/cachaca-recorde-exportacoes-valor-apoio-apexbrasil-ibrac.html#:~:text=O%20atual%20est%C3%A1%20vigente%20desde,%2C%20Portugal%2C%20Fran%C3%A7a%20e%20Espanha.>. Acesso em 29 outubro 2023.
BALDISSERA, O. Como fazer a revisão bibliográfica do TCC. EAD UMC. Universidade de Mogi das Cruzes. Disponível em: < https://ead.umc.br/blog/revisao-bibliografica >. Acesso em: 25 setembro 2023.
CACHAÇA SELETA. História da cachaça bebida tipicamente brasileira. Disponível em: https://cachacaseleta.com.br/historia-da-cachaca/ Acesso em: 17 setembro 2023.
EXAME. Maior fabricante de bebidas do mundo aposta na cachaça como “o novo gim”. Disponível em: <https://www.novacana.com/noticias/maior-fabricante-bebidas-mundo-aposta-cachaca-novo-gim-010419>. Acesso em 29 outubro 2023.
FAEC. Faculdade Educacional de Colombo. Laboratório de Marketing. Disponível em: < https://www.faecpr.edu.br/site/laboratorio_marketing/conteudo_oficina.php?param=n> Acesso em: 22 Setembro 2023.
G1. Cachaça é a nova aposta da Diageo. 2006. Disponível em: < https://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,AA1321153-9356,00-CACHACA+E+A+NOVA+APOSTA+DA+DIAGEO.html> Acesso em: 22 setembro 2023.
MARTINELLI, D; SPERS, E; COSTA, A. Ypióca – Introduzindo uma bebida genuinamente brasileira no mercado global. 2000. Disponível em: < file:///C:/Users/Junior/Downloads/Ypioca_introduzindo_uma_bebida_genuinamente_brasileira_no_mercado_global_2000%20(1).pdf>. Acesso em 29 outubro 2023.
MARTINS, J. Instituto Brasileiro da Cachaça. Disponível em: <https://ibrac.net/cachaca/1/historia-da-cachaca> Acesso em: 17 setembro 2023.
MUNDO DAS MARCAS. Ypióca. 2016. Disponível em: < https://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/06/ypica-paixo-brasileira.html>. Acesso em: 29 outubro 2023.
ROLLI, C. Cachaça mais antiga do Brasil, Ypióca se renova para acompanhar gosto do público. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/04/cachaca-mais-antiga-do-brasil-ypioca-se-renova-para-acompanhar-o-gosto-do-publico.shtml>. Acesso em 29 outubro 2023.
SERPA, E. Diageo já exporta para Japão e China. Disponível em: < https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/egidio-serpa/diageo-ja-exporta-ypioca-para-japao-e-china-1.3163545 >. Acesso em 25 setembro 2023.
TAJRA, S. Empresa da família como projeto de vida – O caso da cachaça Ypióca. Disponível em: < https://pt.linkedin.com/pulse/empresa-da-fam%C3%ADlia-como-projeto-de-vida-sanmya-tajra>. Acesso em 29 outubro 2023.
THE BAR. Saiba tudo sobre a cachaça Ypióca. 2021. Disponível em: < https://blog.br.thebar.com/curiosidades/tudo-sobre-cachaca-ypioca> Acessado em: 29 setembro 2023.
THE BAR. Palha da Ypióca vem da carnaúba, “Árvore da vida” símbolo do Ceará. 2021. Disponível em: <https://blog.br.thebar.com/curiosidades/palha-da-ypioca-vem-da-carnauba-arvore-da-vida-simbolo-do-ceara> Acessado em: 29 setembro 2023.
THE BAR. Artesãs e detentas do Ceará trançam à mão embalagens de palha da Ypióca. Disponível em: < https://blog.br.thebar.com/curiosidades/artesas-e-detentas-do-ceara-trancam-a-mao-embalagens-de-palha-da-ypioca > Acessado em: 29 setembro 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edmilson Dupre Guimarães Junior, Lea Paz da Silva, Jose Abel de Andrade Baptista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.