Análise da exportação do Estado do Amapá
Um estudo no período de 2019 a 2023
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14938986Palavras-chave:
Exportação, Amapá, Commodities, EconomiaResumo
Este artigo aborda o desenvolvimento econômico do estado do Amapá, destaque em exportação de madeira na região Norte. O estado é líder na exportação de Madeira em estilhas, além de também ter destaque na exportação do minério Bulhão dourado. Esses números demonstram como o setor mineral e agrícola trazem bons resultados após suas estratégias de exportação. Esta pesquisa analisa dados de 2019 a 2023, observando a evolução da economia interna e o crescimento do estado no mercado internacional. O estudo lida com dados do Comexstat, com o objetivo de encontrar tendências e oportunidades de expansão econômica para o estado, levando em consideração a importância do comércio exterior para a economia local.
Downloads
Referências
CAMEX. Câmara de Comércio Exterior. Exportação. Disponível em: https://camex.org.br/voce-realmente-sabe-o-que-e-exportacao/#:~:text=Defini%C3%A7%C3%A3o%20de%20exporta%C3%A7%C3%A3o,resultar%20na% 20entrada%20 de%20divisas. Acesso em: 27/08/24.
COMEXSTAT. Dados gerais. Disponível em: https://comexstat.mdic.gov.br/pt/geral Acesso em: 11/10/2024.
GARCIA, L. M. Exportar: rotinas e procedimentos, incentivos e formação de preços. São Paulo: Aduaneiras, 2008.
GOES FILHO, S. S. As fronteiras do Brasil. Brasília: FUNAG, 2013.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estado. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ap.html Acesso em: 15/08/24.
INVESTOPEDIA. International commerce. Disponível em: https://www.investopedia.com/terms/i/international-commerce.asp Acesso em: 30/09/24.
KEEDI, S. ABC do Comércio Exterior: Abrindo as primeiras páginas. São Paulo: Aduaneiras, 2017.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
MCTIC. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Região Norte. Disponível em: https://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Texto-Regional-Oficina-Regiao-Norte.pdf Acesso em: 03/09/24.
MDIC. Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comercio e Serviço. Comercio Exterior bate recordes. Disponível em: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2024/janeiro/comercio-exterior-brasileiro-bate-recordes-e-fecha-2023-com-saldo-de-us-98-8-bi#:~:text=J%C3%A1%20as%20importa%C3% A7%C3%B5es%20tiveram%20queda,anterior%2C%20que%20era%20de%202022. Acesso em: 13/09/24.
OSLAND, G. E.; TAYLOR, C. R.; ZOU, S. Selecting International Modes of Entry and Expansion. Scholarship and Professional Work - Business. 244, 2001.
PORTAL MEC. Ministério da Educação e Cultura. Amapá. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/conclus_ap.pdf Acesso em: 20/08/24.
SARNEY, J; COSTA, P. Amapá: terra onde o Brasil começa. 2. ed. Brasília: Senado Federal, 2004.
SEGALIS, G; DE FRANÇA, R; ATSUMI, S. Fundamentos de exportação e importação no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2012.
SEPLAN. Secretaria de Estado e Planejamento. Estatística do Estado. Disponível em: https://seplan.portal.ap.gov.br/conteudo/estatistica-do-estado/produto-interno-bruto. Acesso em: 25/08/24.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.
WTO. Word Trade Organization. Statistics 2023. Disponível em: https://www.wto.org/english/res_e/statis_e/statistics2023_e.htm Acesso em: 15/09/24.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Abel de Andrade Baptista, Alice Mendes da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.