A Ascensão do Motofrete no E-commerce da cidade de São Paulo

Uma Nova Era de Competitividade

Autores

  • Adriana Monteiro da Silva Fatec Zona Leste
  • Italo Costa Silva Fatec Zona Leste
  • Michael Douglas Targino de Oliveira Fatec Zona Leste
  • Vitor de Almeida Bispo Fatec Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14939050

Palavras-chave:

Motofrete, Logística, E-commerce, Consumidores

Resumo

Este estudo tem como objetivo abordar a ascensão do motofrete no E-commerce, com foco na nova era de competitividade na cidade de São Paulo. A pesquisa identifica o crescimento e o avanço da tecnologia no comércio eletrônico, com compras e vendas realizadas pelos consumidores por meio da internet, tornando o processo mais acessível e prático. A crescente demanda por entregas rápidas e eficientes tem impulsionado o surgimento de novas soluções logísticas. Nesse contexto, o motofrete se torna um fator diferencial em uma cidade onde a mobilidade urbana é impactada por altos índices de tráfego e demandas elevadas. Para o desenvolvimento deste estudo, a metodologia empregada foi o levantamento de dados em quatro empresas do segmento de transporte, especializadas no motofrete, que atuam em forma de sociedade, combinada com uma abordagem qualitativa e quantitativa. O motofrete é essencial no transporte de produtos, destacando-se especialmente nas zonas urbanas de São Paulo, pois facilita a agilidade e a entrega de mercadorias, otimiza a logística e contribui para a ampliação dos serviços de entrega, permitindo maior eficiência no e-commerce e satisfação dos consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANTES, Vivianne Dantas. E-commerce: A expansão do setor no Brasil e o comportamento do consumidor. São Paulo, 2016.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Planejamento, organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2001.

BALLOU, R. H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 2007.

CAMERON, D. Electronic commerce: the new business platform of the internet. Charleston: Computer Technology Research, 1997.

CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégias para redução de custos e melhoria de serviços. São Paulo: Pioneira, 1997.

FLEURY, Paulo Fernando; MONTEIRO, Fernando José Retumba C. O desafio logístico do e-commerce. Revista Tecnologística, São Paulo, ano VI, n. 56, p. 34-40, jul. 2000.

FONSECA, Gustavo. Curso Motofretista: aprenda tudo sobre a profissão. 2022. Disponível em: https://doutormultas.com.br/curso-motofrete/. Acesso em: 12 out. 2024.

G1. Após um ano de pandemia, número de profissionais de motofrete cresce 40% em um ano na cidade de SP. G1 São Paulo, São Paulo, 7 mar. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/03/07/apos-um-ano-de-pandemia-numero-de-profissionais-de-motofrete-cresce-40percent-em-um-ano-na-cidade-de-sp.ghtml. Acesso em: 14 out. 2024.

GUERREIRO, A. S. Análise da eficiência de empresas de comércio eletrônico usando técnicas da análise envoltória de dados. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2006.

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Sistemas de informação gerenciais: administrando a empresa digital. Tradução Arlete Simille Marques. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2004.

MASSA, Rubens M. O “Boom” das plataformas de delivery no Brasil e suas consequências peculiares. 2022. Disponível em: https://portal.fgv.br/artigos/boomplataformas-delivery-brasil-e-suas-consequencias-peculiares. Acesso em: 14 out. 2024.

MEDEIROS, Aíra G. et al. A expansão do comércio eletrônico e seu impacto na mobilidade urbana de São Paulo. Mauá/SP, 2022. (Colaboração III FATECLOG).

NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento na cadeia de distribuição. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

PORTER, Michael E. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

RANIERI, L.; DIGIESI, S.; SILVESTRI, B. et al. A Review of Last Mile Logistics Innovations in an Externalities Cost Reduction Vision. Sustainability, v. 10, 2018.

REYES, D.; SAVELSBERGH, M.; TORIELLO, A. Vehicle routing with roaming delivery locations. Transportation Research Part C, v. 80, pp. 71-91, 2017.

SAITO, A. Gestão Organizacional: descobrindo uma chave de sucesso para os negócios. São Paulo: Saraiva, 2006.

VASCONCELLOS, E. A. O custo social da motocicleta. Revista dos Transportes Públicos, São Paulo, ano 30, n. 31, 2008.

Downloads

Publicado

01-05-2025

Como Citar

Silva, A. M. da, Silva, I. C., Oliveira, M. D. T. de, & Bispo, V. de A. (2025). A Ascensão do Motofrete no E-commerce da cidade de São Paulo: Uma Nova Era de Competitividade . Revista Do Encontro De Gestão E Tecnologia, 2(3), e23290. https://doi.org/10.5281/zenodo.14939050

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)