Dropshipping
Uma Abordagem De Negócios Em Ascensão
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13333788Palavras-chave:
Cadeia de suprimentos eficiente, Integração de sistema, Comercio Eletrônico, DropshippingResumo
O estudo tem como objetivo apresentar o modelo de negócios dropshipping, em que o vendedor não precisa manter estoque físico dos produtos que vende, pois o fornecedor é quem se responsabiliza pelo envio direto para o cliente. Na literatura, o dropshipping é tratado como uma abordagem de negócios em ascensão, mas que requer pesquisa, planejamento e dedicação dos empreendedores para alcançar o sucesso. Como características para sua aplicação emergem as etapas de escolha de fornecedores confiáveis, a definição da estratégia de marketing e métricas de estoque, fluxo da loja online e satisfação do cliente. uma análise aprofundada revelou que, embora o dropshipping ofereça vantagens significativas, como custos iniciais reduzidos e flexibilidade operacional, os desafios incluem a dependência de terceiros para a entrega e a competição acirrada. Um dos principais resultados obtidos destaca a importância crucial de estabelecer parcerias sólidas com fornecedores confiáveis, garantindo uma cadeia de suprimentos eficiente. Para aprimorar a temática do dropshipping, estudos futuros podem se concentrar na investigação aprofundada das estratégias de mitigação de riscos associadas à dependência de fornecedores externos. A exploração de inovações tecnológicas, como a inteligência artificial na gestão de pedidos e na personalização da experiência do cliente, também é uma área promissora para pesquisas futuras.
Downloads
Referências
Freire, J. R. P., & Sartor, M. (2016). Dropshipping: Um estudo sobre a gestão da cadeia de suprimentos no contexto brasileiro. In Anais do Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (ENEPAD).
Lima, A. S., & Pereira, C. A. (2017). Estratégias de marketing e gestão de vendas no comércio eletrônico de dropshipping no Brasil. In Anais do Encontro de Marketing da ANPAD.
Machado, L. P. (2020). Análise da logística reversa no dropshipping no Brasil: Um estudo de caso. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo.
Rodrigues, V. G., & Britto, A. R. (2015). Desafios da gestão de estoques no modelo de dropshipping no Brasil. In Anais do Congresso de Administração e Contabilidade da Unisinos.
Silva, R. C., & Souza, M. B. (2019). Comércio eletrônico e dropshipping no Brasil: Um estudo exploratório. In Anais do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT).
Souza, F. M., & Teixeira, A. J. (2017). E-commerce e dropshipping no Brasil: Um estudo sobre a experiência do cliente. In Anais do Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pedro Rafael Dias Dos Santos, Raphael Moura Gennari, Jorge Rodrigues De Freitas, Natalia Varela da Rocha Kloeckner
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.