A Importância do Agente de Cargas para Exportadores e Importadores no Comércio Exterior
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11075128Palavras-chave:
agente de cargas, comércio exterior, importador e exportadorResumo
Este estudo tem como objetivo principal identificar a importância do agente de cargas para os exportadores e importadores e como objetivo secundário demostrar as vantagens em se contratar um agente de cargas. Para alcançar os resultados necessários foram elaborados os seguintes objetivos específicos: analisar o papel do agente de cargas; identificar as principais funções dos agentes de cargas; avaliar os desafios enfrentados por esse profissional da areia do comércio exterior; identificar as oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento das operações logística na atuação, mostrando as vantagens na contratação. Por tanto foi utilizada como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica por meio de levantamento no referencial teórico sobre livros, artigos e sites. A partir da análise se evidenciou que os agentes de cargas têm responsabilidade no embarque, procura fazer conforme o solicitado pelo contratante, contemplando vários aspectos e etapas, é também o principal responsável pela logística na exportação/importação no comércio exterior, tem conhecimento sobre a melhor maneira da carga transitar com segurança, velocidade e valor competitivo no mercado. Enfim, por meio da revisão das literaturas foi possível identificar a importância do agente de cargas na exportação e importação.
Downloads
Referências
ANTT, A. -. ANTT. ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres, 2018. Disponivel em: <http://www.antt.gov.br/salaImprensa/noticias/arquivos/2018/09/BR163MS_tem_novos_valores_de_pedagio.html>. Acesso em: 18 setembro 2023..
BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. Bookman, 2001.
CASTIGLIONI, J. A. D. M., & JUNIOR, R. F. M. (2014). Processos logísticos. Saraiva Educação SA. Acesso 12 setembro 2023.
DA SILVA, Mario Venancio; VANALLE, Rosangela Maria. Variáveis consideradas na seleção e/ou contratação de um agente de carga: Um estudo de caso. Revista ESPACIOS| Vol. 37 (Nº 18) Año 2016, 2016. Acesso em 12 setembro 2023. p.02
DE OLIVEIRA, Luis Martins et al. Gestão estratégica da logística e seus fatores críticos de sucesso. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2003. Acesso 18 outubro 2023.
DOS REIS, Herberth Carvalho Guedes; PASCHOAL, Péricles Chaves. INFLUÊNCIA DO AGENTE DE CARGA AÉREA NO BRASIL NO PERÍODO DE 2005 A 2008. Acesso 17 outubro 2023.
E SILVA, Golbery do Couto. Planejamento estratégico. Brasília, DF: Editora /
GIL, Antônio Carlos. Como classificar as pesquisas. Como elaborar projetos de pesquisa, 2002, p.03
GOMES, Karolina Crespi; ROECKER, Rejane; BACK, Silvia Natalia Barbosa. A Participação do Mercosul no Comércio Internacional em Relação ao Nafta e União Européia: uma Análise a Partir dos Agentes de Carga. Perspectiva Geográfica. Acesso 13 setembro 23. p.4.
https://fateczl.edu.br/engetec/. Ultimo acesso 06 novembro 2023.
https://www.asiashipping.co/ultimo acesso 04 novembro 2023.
https://www.fazcomex.com.br/. Ultimo acesso 04 novembro 2023.
https://www.logcomex.com/ 2016. Acesso 24 setembro 2023.
IMADA, Cynthia Iwai. A otimização da produção de serviços em agenciamento de importação aérea na região de Curitiba: o caso da Mundo Log. 2013 Acesso em 27/10/23. Pag 31.
KASPAR, CARP. A função dos IFFS–International Freight Forwarders na cadeia de valores do comércio internacional: uma pesquisa junto às maiores empresas exportadoras de Guarulhos. 102f. 2006. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Municipal de São Caetano do Sul-São Caetano do Sul. Acesso 23 outubro 2023.
Keedi, S (2015) ABC do Comércio Exterior-Abrindo as Primeiras Páginas São Paulo. Editora Aduaneira.
Ludovico, N. (2017). Logística internacional. Saraiva Educação SA. Acesso 13 setembro 2023.
LUDOVICO, Nelson. Logística internacional. Saraiva Educação SA, 2017.
NUNES, Eduardo da Silva. Avaliação da eficácia do sistema de controle internode uma empresa de agenciamento de carga internacional com base no método do coso. Trabalho de conclusão de curso, 2021. Acesso 22 setembro 2023. p. 07.
NUNES, Eduardo da Silva. Avaliação da eficácia do sistema de controle internode uma empresa de agenciamento de carga internacional com base no método do coso. Trabalho de conclusão de curso, 2021. Acesso em 12 setembro 2023.
SANTOS, Josiany Carina dos; SANTOS, Andréia; BERTO, André Rogério. Logística: Evolução e perspectiva. Revista de Ciências Empresariais. Ano II, n. 04, 2009. Acesso 20 outubro 2023.
SANTOS, S. D. Congressos cientíicos e revistas. Anais do I Engetec. São Paulo: Editora da fatec Zona Leste.
SEGALIS, Gabriel. Fundamentos de exportação e importação no Brasil. Editora FGV, 2015.
SILVA, F. D. Trabalhos científicos. 2. ed. São Paulo: Genérica, v. 1, 2018
VIEIRA, Aquiles. Teoria e prática cambial-Exportação e Importação. EdiçõesAduaneiras, 2005
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lucas Neves Alamino, Carlos Alberto Di Lorenzo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.