Estudo de mercado sobre morango in natura e polpa
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13323794Palavras-chave:
Morango, Mercado, Oportunidades, DesafiosResumo
O morango apresenta qualidades que são atrativas e satisfatórias aos consumidores, como sua coloração vermelha brilhante, aroma e sabor distintos, além de possuir nutrientes essenciais para a manutenção da saúde. Essas características fazem com que o morango seja uma excelente oportunidade de negócio, impulsionando a cadeia produtiva tanto no mercado local quanto no global. Entretanto, é comum que as frutas sofram alterações ao longo do processo de produção, transporte e armazenamento, e é fundamental que as empresas adotem uma logística e gestão eficientes. O presente artigo apresenta uma pesquisa de mercado realizada no estado de São Paulo acerca do mercado de morango e polpa. O objetivo deste estudo foi analisar as principais tendências, oportunidades e desafios enfrentados. Para alcançar este objetivo, o estudo utilizou como base a pesquisa bibliográfica, a análise da concorrência e do comportamento do consumidor, seguindo os princípios estabelecidos por Kotler e Keller (2016), com o intuito de fornecer informações precisas sobre a demanda, tendências de consumo, concorrência, oportunidades e desafios. Os resultados da pesquisa indicam que o mercado de morango e polpa tem experimentado um crescimento no Brasil, impulsionado pelo aumento do consumo de alimentos saudáveis. Há, portanto, oportunidades para os produtores e fabricantes que desejam se destacar, como a produção de morangos orgânicos, convencionais e a oferta de polpas de frutas com alto valor nutricional. No entanto, também há desafios a serem enfrentados, como a concorrência acirrada e a necessidade de investimentos em tecnologia e inovação, a fim de se manterem competitivos no mercado.
Downloads
Referências
ABRAFRUTAS - Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados. Frutas: um mercado promissor. 2020. Disponível em <https://abrafrutas.org/2020/02/frutas-um-mercado-promissor/>. Acesso em 29 de maio de 2023.
BASTOS, Maria Clotilde Pires; FERREIRA, Daniela Vitor. Metodologia Científica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 224 p.
BERNARDO, L. C. et al. Caracterização físico-química e sensorial de polpa de morango produzida em escala industrial. Brazilian Journal of Food Technology, v. 22, p. e2018074, 2019.
CHINELLATO, M. M.; SCAPIM, M. R. S.; MORALES, D.; LEVORATO, T. R.; MADRONA, G. S. Pesquisa Quantitativa de Identificação das Oportunidades de Comercialização de Polpa Congelada de Frutas Orgânicas com Base do Perfil do Consumidor Atual. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, v. 8, n. 3, p. 543-562, 2015.
CONAB. Boas Práticas de Pós-colheita de Frutas e Hortaliças. Brasília: Companhia Nacional de Abastecimento. 2006. Disponível em <https://www.conab.gov.br/info-agro/hortigranjeiros-prohort/publicacoes-do-setor-hortigranjeiro/item/download/641_d6ed7311a435e66a9eab34b1dc9f86b2>. Acesso em 29 de maio de 2023.
FAO. FAOSTAT. 2021. Disponível em <http://www.fao.org/faostat/en/#data/QC>. Acesso em 19 de março de 2023.
FOLHAPRESS. Menos da metade dos brasileiros come frutas e hortaliças todos os dias. Gazeta do Povo, 2017. Disponível em <https://www-gazetadopovo-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/menos-da-metade-dos-brasileiros-come-frutas-e-hortalicas-todo-dia/amp/?amp_gsa=1&_js_v=a9&usqp=mq331AQIUAKwASCAAgM%3D#amp_tf=De%20%251%24s&aoh=16865989745130&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&share=https%3A%2F%2Fwww.gazetadopovo.com.br%2Fviver-bem%2Fsaude-e-bem-estar%2Fmenos-da-metade-dos-brasileiros-come-frutas-e-hortalicas-todo-dia%2F>. Acesso em 12 de junho de 2023.
GALEANO, E. A. V. et al. (2022). Cadeia Produtiva do Morango no Espírito Santo. Vitória, ES. Disponível em <https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/4311/1/Cadeia-Produtiva-Morango-Incaper.pdf >. Acesso em 05 de junho de 2023.
GONÇALVES, N.; PORTARI, G. V.; JORDÃO, A. A. Quantificação de compostos antioxidantes em frutos in natura e polpa congelada. Disponível em <https://repositorio.unip.br/journal-of-the-health-sciences-institute-revista-do-instituto-de-ciencias-da-saude/quantificacao-de-compostos-antioxidantes-em-frutos-in-natura-e-polpa-congelada/>. Acesso em 29 de maio 2023.
KHOO, H. E. et al. Anthocyanidins and anthocyanins: colored pigments as food, pharmaceutical ingredients, and the potential health benefits. Food & Nutrition Research, v. 61, n. 1, p. 1361779, 2017.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2016.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010, p. 297.
MATTA, V. M.; FREIRE JUNIOR, M.; CABRAL, L. M. C.; FURTADO, A. A. L. Polpa de Fruta Congelada. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2005. Disponível em <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/11881/2/00076180.pdf>. Acesso em 31 de maio de 2023.
MARZOCHI, Roger. Preço do morango tem alta de 106% no primeiro semestre. Hortifruti, 2022.
Disponível em <https://globorural.globo.com/Noticias/Agricultura/Hortifruti/noticia/2022/07/preco-do-morango-tem-alta-de-106-no-primeiro-semestre.html>. Acesso em 29 de maio de 2023.
MENDEL, Janaina. Estudo de viabilidade da implantação de uma empresa de produção de morangos em substrato em sistema protegido na região do Vale do Caí/RS. São Sebastião do Caí, 2021.
Disponível em <https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/8930?locale-attribute=it1>. Acesso em 05 de junho de 2023.
OLIVEIRA, R. A. M.; MORAES, M. A. Análise da comercialização de morango em São Paulo. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 41, n. 3, p. e-321, 2019.
PALOMBINI, Mário Calvino. Qual o panorama da produção de morango no Brasil. Revista Campo e Negócios, [S.l.], 2022. Disponível em <https://revistacampoenegocios.com.br/qual-o-panorama-da-producao-de-morango-no-brasil/>. Acesso em 30 de maio de 2023.
SANTOS, Sandra Regina de Oliveira; KONDA, Sussumo Tatenauti. Exportação de Polpas de Frutas: Como uma Pequena Empresa pode Participar no Comércio Internacional. Revista AnimaTerra, edição 3, 2016. Disponível em <https://www.fatecmogidascruzes.com.br/pdf/animaTerra/edicao3/artigo1.pdf>. Acesso em 31 de maio de 2023.
SILVEIRA, J. C. Atualização das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimentos Operacionais Padrão (POP) em uma Indústria de Polpa de Fruta. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2016. Disponível em <https://www.ufpb.br/ccea/contents/documentos/downloads-tcc/atualizacao-das-boas-praticas-de-fabricacao-bpf-e-procedimentos-operacionais-padrao-pop-em-uma-industria-de-polpa-de-frutas-julianna-cruz-silveira-2016.pdf >. Acesso em 31 de maio de 2023.
SEBRAE. Como montar uma fábrica de polpa de frutas. 2016. Disponível em <https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RN/Anexos/Fruticultura-Como-montar-uma-fabrica-de-polpa-de-frutas.pdf>. Acesso em 31 de maio 2023.
SEBRAE. Estudo de Mercado: Agronegócios – Produção de Morango. 2016. Disponível em <https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/BA/Anexos/Produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20morango%20na%20Bahia.pdf>. Acesso em 31 de maio de 2023.
VENDRAMINI, A. L.; TRUGO, L. C.; MANCINI-FILHO, J. Ascorbic acid and carotenoid composition of Brazilian fruits and vegetables. Journal of Food Composition and Analysis, v. 16, n. 5, p. 561-574, 2003.
SOUZA, M. A.; BATISTA, E. J.; MENEZES, A. F. T. Panorama nacional da produção de morangos. Campo & Negócios, [S.l.], 2022. Disponível em <https://revistacampoenegocios.com.br/panorama-nacional-da-producao-de-morangos/ >. Acesso em 01 de junho de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Merie Aparecida da Silva , Kelen Fernandes Jenuino , Mariana Fraga S Muçouçah
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.