Simulação Aplicada à Análise dos Processos de Empresa Distribuidora do Setor de Insumos para Animais
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13333410Palavras-chave:
Sistema, Análise, Simulação, DadosResumo
O gerenciamento de empresas depende de um bom sistema de administração, a forma de utilizar e organizar informações pode ser até um fator competitivo no mercado consumidor, considerando os impactos que causa na gestão dos recursos da empresa, podendo evitar desperdícios e despesas desnecessárias. Porém, para pequenos empresários, o tratamento de dados pode ser uma tarefa complicada, muitos deixam passar informações que seriam cruciais para o funcionamento otimizado de seus processos e isso acarreta prejuízos que podem não ser percebidos. Através de métodos de análise e simulação gerada pelo uso do software ARENA, é possível analisar os processos presentes na empresa e identificar problemas como gargalo, déficit e outras possibilidades. Com o devido tratamento das informações adquiridas, foi possível analisar que há um déficit no estoque, já que houve uma discrepância entre a quantidade analisada e a quantidade adquirida na simulação. Assim, métodos como otimização de lead time, maior estoque de segurança e similares se tornam uma possível opção de solução.
Downloads
Referências
BALLOU, R. H. (1993) Logística Empresarial. Tranportes,Administração de Materiais, Distribuição Física. São Paulo: Atlas.
BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Planejamento, organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2001.
BALLOU, R. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. P. Alegre: Bookman, 2006
BOEIRA, Leandro do Amaral. Simulação computacional: um estudo de caso em uma empresa fabricante de câmaras de ar pneumáticas. 2008.
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. (2001) Logística Empresarial. O Processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas.
COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ERICKSEN, P. D.; STOFLET, N. J.; Manufacturing Critical-path Time (MCT): the QRM metric for lead time. Wisconsin-Madison: Technical Report, Center for QRM, 2007.
Favarin, Vanessa. Sistemática para movimentação interna de materiais como suporte às células de montagem. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica), UFSC – Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2008.
Gil, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Rio de Janeiro: Hucitec: Abrasco, 1994.
HARRELL, Charles R.; PRICE, Rochelle N. Simulation modeling and optimization using ProModel. In: 2000 Winter Simulation Conference Proceedings (Cat. No. 00CH37165). IEEE, 2000. p. 197-202.
LAW, A. M. & KELTON, W. D. Simulation Modelling & Analysis. McGraw-Hill Books, NY, Second Edition, 1991.
NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégia, operações e planejamento. Rio de Janeiro: Campos, 2001.
OLIVEIRA, Mona Liza Moura de. Análise da aplicabilidade da técnica de modelagem IDEF-sim nas etapas de um projeto de simulação a eventos discretos. 2010. 168 f. 2010. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG.
PIDD, M.: Computer simulation in management science. Chichester: John Wiley & Sons, 1998
POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 2007.
RAMOS, P.; RAMOS, M. M.; BUSNELLO, S. J. Manual prático de metodologia da pesquisa: artigo, resenha, projeto, TCC, monografia, dissertação e tese. 2005.
Sousa, Paulo T. Logística interna: o princípio da logística organizacional está na administração dos recursos materiais e patrimoniais (ARMP). Revista Científica FacMais, [S.l]., v. 2, n. 1, p. 126-139, 2º. sem. 2012.
SHANNON, Robert E. Introduction to the art and science of simulation. In: 1998 winter simulation conference. proceedings (cat. no. 98ch36274). IEEE, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vitor Henrique Correia de Carvalho, Rafael Cavalcanti Bizerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.