Aplicação da Teoria das Filas em uma Cantina
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13367883Palavras-chave:
Simulação, Fila, Cantina, Aplicativo ArenaResumo
As cantinas escolares são locais que fornecem alimentos essenciais para que os alunos possam suprir as suas necessidades nutricionais e consequentemente manter a sua energia para ter um melhor aproveitamento das aulas. Devido ao tempo curto de intervalo e eventuais picos na demanda, o atendimento no estabelecimento acaba formando uma fila. Este trabalho teve como objetivo estudar, compreender e propor melhorias para o sistema de fila no atendimento em uma cantina escolar na zona leste da cidade de São Paulo. Após a análise foi possível identificar os fenômenos que influenciam na formação da fila e testar uma hipótese de melhoria através da simulação de eventos discretos no aplicativo Arena. Com os dados obtidos e após os testes, foi notado uma redução na fila e parâmetros benéficos ao serviço, propondo por meio de simulação a alteração do funcionamento do atendimento, utilizando os dois funcionários disponíveis para realizar apenas o atendimento durante os períodos de pico, foi possível notar que mesmo em sistemas de baixa complexidade a simulação pode proporcionar informações importantes para a gestão.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J. Simulação por eventos discretos, 2016. Disponível em:<https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariadeproducao/files/2016/08/apostila-sim-simulacao-por-eventos-discretos.pdf>. Acesso em: 10 de setembro 2023
GOLDRATT, E. M. A Meta na Prática. São Paulo: Nobel, 2006.
GOUVEIA, R. Média Aritmética. Toda Matéria, [s.d.]. Disponivel em: < https://www.todamateria.com.br/media/>. Acesso em: 20 setembro 2023
KLEINROCK, L.: Queueing systems: theory. v.1, J. Wiley, New York, 1975.
PAIM, Rafael et al. Gestão de processos: Pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009.
SOUZA, A. S., FERNANDES, I. N., & LOPES, F. S. (2017). Experiências de consumo de crianças de diferentes contextos socioeconômicos retratadas em desenhos. Revista do Instituto de Ciências Econômicas, 14(2), 63-72.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 André Schima Mathias , Paloma Maria Meneses de Sousa Guedes , Rafael Cavalcanti Bizerra , Roberto Ramos de Morais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.