Simulação com o Sofware Arena
Otimização dos Prazos de Entrega no Quick Commerce de uma Empresa do Setor de Materiais Para Construção
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13367861Palavras-chave:
E-commerce, Processos logísticos, Simulação, ArenaResumo
O e-commerce é um modelo de negócio que vem conquistando grande espaço nos últimos anos por oferecer maior comodidade ao cliente, possibilitando realizar uma compra de qualquer lugar por meio de um dispositivo eletrônico conectado à internet. Apesar de oferecer benefícios não somente ao cliente, como também para as empresas, junto a essas vantagens vêm os problemas relacionados ao tempo que corre desde a compra até a entrega. A proposta deste artigo é indicar as principais complicações enfrentadas no processo de preparação e entrega dos pedidos para atender o lead time proposto para o mercado e apresentar uma solução para o gargalo. Foi utilizada na pesquisa a metodologia experimental e quantitativa, utilizando a plataforma Arena para a manipulação de dados numéricos e testes das hipóteses variáveis medindo os efeitos resultantes. Por fim, chega-se ao entendimento de que é possível atender às expectativas do tempo de preparação esperado pelo cliente, sem enfrentar gargalos durante o processo. Dessa forma, o Software Arena contribui no método de otimização de processos, apresentando os pontos de gargalo, realizando o objetivo do processo, visto que o objetivo da empresa era reduzir o tempo total de atravessamento do pedido no sistema.
Downloads
Referências
MICHAELIS. Dicionário Brasileira da Língua Portuguesa.2016. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br? r.0&f = 0&t =0&, palavra= simular Acesso em : 28 de set. de 2023.
NAKAMURA, A. M. Comércio eletrônico riscos nas compras pela internet. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) da Faculdade de Tecnologia de São Paulo, 2011.
PARAGON. Introdução à Simulação com o Arena. São Paulo, SP: ENEGEP, 2005.
PARAGON. ARENA. Disponível em:
Em/ softwares – en/arena – en/>. Acesso em 20 de set.2023.
Prado,D.S. USANDO O ARENA em Simulação. 5.ed. Belo Horizonte: Falconi, 2014.
Rocha, Carla. Segmentações de Materiais: Conheça os tipos de loja. Mapa da Obra, 2019. Disponível em: <https://www.mapadaobra.com.br/gestao/segmentacoes-de-materiais/> . Acesso em: 19 de set.2023.
SEBRAE (Brasil). Disponível em: Acesso em : 26 de set. 2023.
SEBRAE (Brasil). O modelo Quick Commerce vai revolucionar o varejo brasileiro: Quick commerce. INOVAÇÃO, [S. l.], p. 1-1, 10 jan. 2023. Disponível em:https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/conteudos/posts/o-modelo-quick-commerce-vai-revolucionar-o-varejo-brasileiro,187390201cc95810VgnVCM1000001b00320aRCRD<. Acesso em: 21 set. 2023.
SILVA, L. M. F. Utilizando o software Arena como ferramenta de apoio ao ensino em engenharia de produção. XXVII ENEGEP – A energia que move a produção: um diálogo sobre integração, projeto e sustentabilidade, Foz do Iguaçu, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Lucia Carvalho Lima , Alessandra Cristina Trindade Silva, Isaque Moura de Holanda , Roberto Ramos de Morais , Rafael Cavalcanti Bizerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.