Simulando o Fluxo de Bagagens
Método para Reduzir Extravios nos Aeroportos com o Uso do Sistema Arena
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13367991Palavras-chave:
Arena, Bagagens, Aeroporto, Extravios, SimulaçãoResumo
Nos últimos anos, tem havido um esforço contínuo para aprimorar o fluxo de bagagens e reduzir extravios nos aeroportos. Diversas estratégias têm sido implementadas com sucesso, como o uso de tecnologia de rastreamento, etiquetas inteligentes e sistemas de triagem mais eficientes. Essas medidas visam proporcionar uma experiência mais tranquila e confiável para os passageiros, garantindo que suas bagagens cheguem ao destino correto e no tempo certo. No entanto, erros de triagem e encaminhamento podem ocorrer devido à complexidade do processo e ao envolvimento de múltiplas partes. Além disso, a falta de padronização nos processos entre diferentes companhias aéreas dificulta o fluxo de bagagens, podendo resultar em atrasos e extravios. Esse artigo através do software Arena, irá trazer resultados que será utilizado com o objetivo de melhorar a experiência dos passageiros nos aeroportos, ao mesmo tempo em que promove uma operação mais eficiente. Através das pesquisas, coletas de dados do aeroporto de Congonhas localizado na cidade de São Paulo - SP e a utilização do software Arena, será desenvolvido alguns resultados como por exemplo, menos bagagens extraviadas.. Sendo assim, os esforços contínuos para aprimorar o fluxo de bagagens nos aeroportos têm resultado em melhorias significativas, essas medidas visam proporcionar uma experiência mais tranquila e confiável para os viajantes, além de trazer benefícios para as empresas envolvidas. No entanto, é importante continuar buscando soluções e padronizações para garantir uma operação ainda mais eficiente e minimizar transtornos aos passageiros.
Downloads
Referências
ANAC - AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Anuário do Transporte Aéreo. 2016. Disponível em: http://www.anac.gov.br/. Acesso em: 03 de abril de 2020.
ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. Bagagens: Dicas ANAC. 2015. Disponível em: < https://www.gov.br/anac/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-arquivos/anac_panfleto_bagagem.pdf> Acesso em: 27 de Set/2023.
ARENALES, Et-al, Armentano, Morabito, Yanasse. Pesquisa Operacional. 6ª Tiragem, ED; Campus- Abrepro, Rio de Janeiro, RJ. 2007.
Arena SE Book, Arena User’s Guide, 2004. Disponível em < https://studerende.au.dk/fileadmin/www.medarbejdere.au.dk/it/BSS_Analysevaerktoejer/Arena/Arena_User_s_Guide_EN.pdf>. Acesso em 27 de setembro de 2023.
BRUNETTA, L.; ROMANIN-JACUR, G. Passenger and Baggage Flow in an Airport Terminal: A Flexible Simulation Model. [2004. 177p].
FREITAS FILHO, Paulo José de. Introdução à Modelagem e Simulação de Sistemas: com Aplicações em Arena. 2. ed. Florianopolis: Visual Books Ltda., 2008. 372p.
FOGLIATTI, M. C.; MATTOS, N. M. C. Teoria de Filas. Editora Interciência. Rio de Janeiro, 2007.
MENDONÇA, E. Teoria de filas markovianas e aplicações, p.29, 2014. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/5265/1/PDF%20- %20Edn%C3%A1rio%20Barbosa%20de%20Mendon%C3%A7a.pdf. Acesso em: 01 nov. 2023
O Globo - Extravio de bagagem em aeroportos do mundo todo quase dobrou entre 2021 e 2022, aponta relatório. 2023. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/boa-viagem/noticia/2023/05/numero-de-malas-extraviadas-nos-aeroportos-quase-dobrou-entre-2021-e-2022-aponta-relatorio.ghtml> Acesso em: 27 de Set/2023.
SAKURADA, N.; MIYAKE, D. I. Aplicação de simuladores de eventos discretos no processo de modelagem de sistemas de operações de serviços. Gestão & Produção, 16, 25-43, 2009.
SEBRAE / BA. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Bahia – Sebrae/BA Apostila Empreendedorismo: Como gerir a produtividade da sua empresa. 2019. Disponível em: <https://www.sebraeatende.com.br/system/files/como_gerir_a_produtividade_da_sua_empresa_0.pdf> Acesso em 29 out. 2023.
PRADO, Darci. Teoria das Filas e da Simulação. v.2. 4. Ed. Belo Horizonte: editora de Desenvolvimento Gerencial. Serie Pesquisa Operacional, 2009.
PRADO, Darci. Usando o Arena em simulação. 5ed. Edição Digital: Falconi, 2015.
ZIMMERMANN, N.; OLIVEIRA, A. V. M. Liberalização econômica e universalização do acesso no transporte aéreo: É possível conciliar livre mercado com metas sociais e ainda evitar gargalos de infraestrutura. Journal of Transport Literature, v. 6, n° 4, p. 82-100, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kelen Cristina de Andrade , Leandro Balbino dos Santos, Roberto Ramos de Morais , Rafael Cavalcanti Bizerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.