Estratégias de Marketing Internacional
O Estudo de Caso da Dengo Chocolates na Noruega
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11396181Palavras-chave:
Estratégia, Marketing Internacional, Exportação, ChocolateResumo
No contexto globalizado, as estratégias de marketing internacional destacam-se como uma expansão de operações empresariais, ultrapassando assim, as fronteiras nacionais. Logo, a exportação é o primeiro passo na internacionalização das empresas. Este artigo explora essa dinâmica, com foco na Empresa DENGO Chocolates e sua considerada expansão visando o mercado Norueguês. Neste contexto, a pergunta que orienta este estudo é: "Quais estratégias de marketing a DENGO Chocolates deve adotar para expandir para a Noruega, considerando o mercado, o consumo sustentável e as políticas de desenvolvimento do país? A Noruega se destaca como um mercado atraente devido a políticas de comércio aberto, tendências alimentares saudáveis e sustentabilidade ambiental. O estudo de caso da DENGO chocolates na Noruega ilustra estratégias de marketing eficazes e os desafios envolvidos na expansão global, destacando oportunidades para empresas que buscam internacionalizar suas operações.
Downloads
Referências
ANAD. Associação Nacional de Atenção ao Diabetes. Noruega Vence Guerra ao Açúcar com Baixo Consumo em 44 Anos, 2019.
DA LUZ, Willian. Proposta de estratégia de marketing digital: Um estudo de caso sobre o destino turístico Noruega, 2018.
DENGO. Chocolate Intenso Amazônico 70% Cacau. Disponível em: < www.dengo.com.br >. Acesso 30 set. 2023.
DENGO. DENGO Impactos. Disponível em: <https://dengo.com/pt/pages/impact>. Acesso em: 28 set. 2023.
DENGO. Institucional Dengo Chocolates. Disponível em: <https://dengo.com/pt>. Acesso em: 28 set. 2023.
FDI WORLD DENTAL FEDERATION. Promoting oral and general health: Norway's move to ban marketing of unhealthy foods to children, 2023.
FJAK CHOCOLATES. Disponível em: <https://fjaak.no/en/ >. Acesso 23 out. 2023.
FREIRE, João. Tv de qualidade: uma contradição em termos? Campo Grande /MS, 2001.
HYMER, Stephen H. The International Operations of National Firms: A Study of Direct Foreign Investment, 1976.
ICCO – International Cocoa Organization. Disponível em: <https://www.icco.org/>. Acesso em: 27 set. 2023.
INFOAMAZONIA. A história do cacau na Amazônia da chegada ao Brasil à alternativa para a bioeconomia local. Disponivel em: <https://infoamazonia.org/2023/04/06/a-historia-do-cacau-na-amazonia-da-chegada-ao-brasil-a-alternativa-para-a-bioeconomia-local/> acesso em: 07 nov. 2023.
JOHANSON, J.; VAHLNE, J. E. The internationalization process of a firm -A model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of International Business Studies, 8, 23–32, 1977.
MCTIC. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Acordo de Paris, 2015.
MDIC. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Cacau e chocolate no Brasil: desafios na produção e comércio global, 2018.
MRE. Ministério das Relações Exteriores. Como exportar Noruega. Disponível em: <https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/invest-export-brasil/exportar/conheca-os-mercados/como_exportar_privado/como-exportar.pdf/noruega02.pdf >. Acesso 30 set. 2023.
CORREIA, Gabriele; SIMIONI, Carlos. Políticas ambientais e uma possível mudança na matriz energética da indústria automobilística na Noruega, 2021.
MRE. Ministério das Relações Exteriores. Reino da Noruega. Disponível em: <https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/relacoes-bilaterais/todos-os-paises/reino-da-noruega>. Acesso 28 set. 2023.
NEOFEED. Na Dengo, um chocolate com sabor “ESG” e DNA da natura atrai o mercado. Disponivel em: <https://neofeed.com.br/blog/home/na-dengo-um-chocolate-com-sabor-esg-e-dna-da-natura-atrai-o-mercado/>. Acesso 28 set. 2023.
OEC. The Observatory Of Economic Complexity. Chocolate en Noruega. Disponível em: <https://oec.world/es/profile/bilateral-product/chocolate/reporter/nor>. Acesso em: 27 set. 2023.
OECD. Organisation For Economic Co-operation And Development. Noruega. Disponível em: <https://www.oecdbetterlifeindex.org/pt/paises/norway-pt/>. Acesso em: 27 out. 2023.
ONU. Nações Unidas Brasil. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs>. Acesso em 02 nov. 2023.
RECEITA FEDERAL. NCM. Disponível em: <https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/aduana-e-comercio-exterior/classificacao-fiscal-de-mercadorias/ncm >. Acesso em: 28 set. 2023.
SARTORELI, Estevam. Dengo Chocolates expande seu modelo de impacto social para a Amazônia. Revista LIDE - Reportagens, notícias, artigos, vídeos e podcasts, set. 2022. Disponível em: <https://revistalide.com.br/estevan-sartoreli-dengo-chocolates-expande-seu-modelo-de-impacto-social-para-a-amazonia>. Acesso em: 27 out. 2023.
SIFUENTES, M. C. O sistema harmonizado de designação e codificação de mercadorias. Revista da Associação Mineira de Direito e Economia (AMDE), 2013.
SISCOMEX. Acordos Comerciais. Disponível em: <https://www.gov.br/siscomex/pt-br/informacoes/perguntas-frequentes/acordos-comerciais/>. Acesso em 01 nov. 2023.
SISCOMEX. Classificação NCM. Disponível em: <https://portalunico.siscomex.gov.br/classif/#/sumario?perfil=publico>. Acesso em 07 nov. 2023.
STATISTICS NORWAY. Population. Disponível em: <https://www.ssb.no/en/befolkning/folketall/statistikk/befolkning>. Acesso em: 27 out. 2023.
WEITZ, B. Wensley. Readings in Strategic Marketing: Analysis, Planning and Implementation, Dry Press, Chicago, Illinois, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Beatriz Turone Pedro, José de Abel de Andrade Baptista, Kena de Oliveira Xavier, Rosana Aparecida Bueno de Novais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.