Desestruturação Empresarial Acarretada por Escassa Comunicação Interna Organizacional e não Equilíbrio das Manifestações
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11395835Palavras-chave:
Comunicação, Comunicação empresarial, Comunicação InternaResumo
A presente pesquisa destaca a relevância da comunicação interna no êxito empresarial, realça o seu papel na transmissão eficaz de informações e no fortalecimento dos vínculos entre colaboradores e organizações e investiga a correlação entre a comunicação interna e os dados obtidos por meio de um questionário aplicado a 32 pessoas que atuam em áreas diversas e que ocupam variados cargos, em diversos segmentos e áreas de atuação. Este artigo serve como ponto de partida para abordar a importância da comunicação interna nas estratégias empresariais contemporâneas, sublinhando sua contribuição para a formação de equipes mais eficazes, aprimoração da satisfação dos colaboradores e promoção de um ambiente de trabalho saudável. Ao desvendar os conceitos e técnicas ligados à comunicação interna e ao compreender a relação entre esta e a experiência dos colaboradores, bem como vários aspetos da empresa, este estudo oferece insights valiosos para orientar as organizações na elaboração de estratégias de comunicação interna mais eficazes e na criação de um ambiente empresarial mais produtivo e positivo.
Downloads
Referências
BERLO, David. K. 1960. The Process of Communication. An Introduction to Theory and Practice (Michigan State University), 1982.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
CAHEN, Roger. Comunicação empresarial. 10 ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2005.
KAHN, William A. Condições psicológicas de engajamento e desligamento pessoal no trabalho. Revista Academia de Administração , v. 4, p. 692-724, 1990.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. V. 17, p. 150 Summus editorial, 2003.
WELCH, Mary; JACKSON, Paul R. Rethinking internal communication: a stakeholder approach. Corporate Communications: An International Journal, v.12, n.2, p.177- 198, 2007.
MICHAELIS COMUNICAÇÃO. in dicionário online https://michaelis.uol.com.br/
PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação Empresarial. São Paulo: Editora Alínea, 2006.
PINTO, Eduardo. Comunicação para a produtividade: o que você tem a ganhar com a comunicação empresarial. Rio de Janeiro:Quartet, 1994.
RODRIGUES, Heraldo. Ordem do Dia Nacional das Comunicações. DECEA, 05 maio 2020. Disponível em: Acesso em: 28/10/2023.
SANTOS, Taciane. Reputação corporativa: de dentro para fora. Comunicação com Líderes e Empregados–Artigos de alunos e convidados da Pós-Graduação em Comunicação Corporativa e Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero. Editora In House Jundiaí. (2016)
Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, Yuval Harari 2014
STEPANSKI, Isabel.; COSTA, Maria. Eugênia. Aspectos comportamentais da gestão de pessoas. Curitiba: Iesde, 2012.
TORQUATO, Francisco. Comunicação empresarial 1986 (Vol. 11). Sumus Editorial. Disponivel em : https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=WrYTjfUuWHMC&oi=fnd&pg=PA11&dq=torquato+1986&ots=XpxI3iDkzU&sig=4WmZF9Irzu5eqgGHgbXVClCudmc
VASCONCELOS, Ana. O que é comunicação. Intervalo: cidadania, jornalismo e cinema. Publicado em 11/02/2009. Disponível em: http://anaintervalo.blogspot.com/2009/02/o-que-e-comunicacao.html. Acesso em: 29/10/2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mariana Agostini Fernandes, José Abel de Andrade Baptista, Léa Paz da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.