Comunicação interna
estudo de caso em uma empresa da área de e-commerce
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14630176Palavras-chave:
Comunicação, Comunicação não violenta (CNV), Dinâmica de equipe, ProdutividadeResumo
O presente trabalho estuda uma empresa atacadista de acessórios femininos online, focando na importância da comunicação interna e da dinâmica de equipe, especialmente em um ambiente onde o diálogo é imprescindível para a realização das tarefas e como a falta de clareza na transmissão de informações pode impactar negativamente o bem-estar e a produtividade, gerando estresse e dificultando a harmonia grupal. A pesquisa busca responder à questão sobre as dificuldades na comunicação entre a equipe e a gestão, ressaltando que uma comunicação eficaz é fundamental para um ambiente colaborativo e eficiente. Utilizando técnicas de Comunicação não violenta, o objetivo é melhorar o clima organizacional e os processos internos, visando não apenas o aprimoramento da dinâmica da equipe, mas também o aumento do faturamento da empresa. A metodologia inclui revisões bibliográficas e um estudo de caso, com coleta de dados por meio de questionários direcionados às funcionárias e entrevistas com a gestora. Este trabalho justifica-se pela necessidade de criar um ambiente de trabalho onde os conflitos sejam minimizados por meio de uma comunicação mais clara e compreensível.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Rodrigo. A importância do estudo das linguagens para a comunicação não violenta. 15/01/2019. 18 páginas. Comunicação - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, 2019. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1304/928. Acesso em: 30 de setembro de 2024.
BROWN, Brené. A coragem de ser imperfeito. Sextante, 2013.
Disponível em: https://acervo.uniarp.edu.br/wp-content/uploads/livros/A-Coragem-de-Ser-Imperfeito.pdf. Acesso em: 30de setembro de 2024.
CARNEGIE, Dale. A arte de comunicar com sucesso. Objectiva, 2021. Disponível em: https://static.fnac-static.com/multimedia/PT/pdf/9789897842146.pdf. Acesso em: 26 de outubro de 2024.
PAPPAS, I. O., FLAHERTY, O. E. The Role of Personality in Communication: Understanding the impact of Personality Traits on Communication Styles in Organizations. Scholarts Portal, 2020. Disponível em: https://journals.scholarsportal.info/browse/00219436. Acesso em: 30 de setembro de 2024.
PELIZZOLI, Marcelo.Introdução à Comunicação Não Violenta (CNV)-reflexões sobre fundamentos e método, 2012. 17 páginas. Comunicação - Universidade Federal de Recife, 2012. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=%22comunica%C3%A7%C3%A3o+n%C3%A3o+violenta%22&lr=lang_pt&oq=co#d=gs_qabs&t=1727773176785&u=%23p%3DvA4d9sa8TT4J. Acesso em: 30 de setembro de 2024.
ROSENBERG, Marshall. Comunicação não violenta: Técnicas para aprimorar relações pessoais e profissionais. Ágora, 2006.
Disponível em:https://books.google.com.br/books?id=2HGf_-uVBEQC&pg=PP1&source=kp_read_button&hl=pt-BR&newbks=1&newbks_redir=0&gboemv=1&ovdme=1&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 30 de setembro de 2024.
SANTOS, Fábio. Os conceitos da Comunicação Não Violenta – CNV – na interação entre as pessoas: um estudo sobre a CNV com foco em um Ministério do Governo Federal, 2021. 18 páginas. Gestão de pessoas - Escola Nacional de Administração Pública, Brasília, 2021. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6601. Acesso em: 30 de setembro de 2024.
TUCKEY, M. R., NEALL, A. M. Personality and team Dynamics: the role of individual differences in team performance and creativity, 2020. American Psychological association. Disponível em:https://www.apa.org/pubs/journals/ocp. Acesso em: 30 de setembro de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Beatriz Correia da Silva, Priscila de Paiva Correa, Lea da Paz Silva, Maria Helena Veloso Salgado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.