Comunicação interna

estudo de caso em uma empresa da área de e-commerce

Autores

  • Beatriz Correia da Silva Fatec Zona Leste
  • Priscila de Paiva Correa Fatec Zona Leste
  • Lea da Paz Silva Fatec Zona Leste
  • Maria Helena Veloso Salgado Fatec Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14630176

Palavras-chave:

Comunicação, Comunicação não violenta (CNV), Dinâmica de equipe, Produtividade

Resumo

O presente trabalho estuda uma empresa atacadista de acessórios femininos online, focando na importância da comunicação interna e da dinâmica de equipe, especialmente em um ambiente onde o diálogo é imprescindível para a realização das tarefas e como a falta de clareza na transmissão de informações pode impactar negativamente o bem-estar e a produtividade, gerando estresse e dificultando a harmonia grupal. A pesquisa busca responder à questão sobre as dificuldades na comunicação entre a equipe e a gestão, ressaltando que uma comunicação eficaz é fundamental para um ambiente colaborativo e eficiente. Utilizando técnicas de Comunicação não violenta, o objetivo é melhorar o clima organizacional e os processos internos, visando não apenas o aprimoramento da dinâmica da equipe, mas também o aumento do faturamento da empresa. A metodologia inclui revisões bibliográficas e um estudo de caso, com coleta de dados por meio de questionários direcionados às funcionárias e entrevistas com a gestora. Este trabalho justifica-se pela necessidade de criar um ambiente de trabalho onde os conflitos sejam minimizados por meio de uma comunicação mais clara e compreensível.

Downloads

Referências

ALMEIDA, Rodrigo. A importância do estudo das linguagens para a comunicação não violenta. 15/01/2019. 18 páginas. Comunicação - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, 2019. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1304/928. Acesso em: 30 de setembro de 2024.

BROWN, Brené. A coragem de ser imperfeito. Sextante, 2013.

Disponível em: https://acervo.uniarp.edu.br/wp-content/uploads/livros/A-Coragem-de-Ser-Imperfeito.pdf. Acesso em: 30de setembro de 2024.

CARNEGIE, Dale. A arte de comunicar com sucesso. Objectiva, 2021. Disponível em: https://static.fnac-static.com/multimedia/PT/pdf/9789897842146.pdf. Acesso em: 26 de outubro de 2024.

PAPPAS, I. O., FLAHERTY, O. E. The Role of Personality in Communication: Understanding the impact of Personality Traits on Communication Styles in Organizations. Scholarts Portal, 2020. Disponível em: https://journals.scholarsportal.info/browse/00219436. Acesso em: 30 de setembro de 2024.

PELIZZOLI, Marcelo.Introdução à Comunicação Não Violenta (CNV)-reflexões sobre fundamentos e método, 2012. 17 páginas. Comunicação - Universidade Federal de Recife, 2012. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=%22comunica%C3%A7%C3%A3o+n%C3%A3o+violenta%22&lr=lang_pt&oq=co#d=gs_qabs&t=1727773176785&u=%23p%3DvA4d9sa8TT4J. Acesso em: 30 de setembro de 2024.

ROSENBERG, Marshall. Comunicação não violenta: Técnicas para aprimorar relações pessoais e profissionais. Ágora, 2006.

Disponível em:https://books.google.com.br/books?id=2HGf_-uVBEQC&pg=PP1&source=kp_read_button&hl=pt-BR&newbks=1&newbks_redir=0&gboemv=1&ovdme=1&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 30 de setembro de 2024.

SANTOS, Fábio. Os conceitos da Comunicação Não Violenta – CNV – na interação entre as pessoas: um estudo sobre a CNV com foco em um Ministério do Governo Federal, 2021. 18 páginas. Gestão de pessoas - Escola Nacional de Administração Pública, Brasília, 2021. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6601. Acesso em: 30 de setembro de 2024.

TUCKEY, M. R., NEALL, A. M. Personality and team Dynamics: the role of individual differences in team performance and creativity, 2020. American Psychological association. Disponível em:https://www.apa.org/pubs/journals/ocp. Acesso em: 30 de setembro de 2024.

Downloads

Publicado

10-01-2025

Como Citar

Silva, B. C. da, Correa, P. de P., Silva, L. da P., & Salgado, M. H. V. (2025). Comunicação interna: estudo de caso em uma empresa da área de e-commerce. Revista Do Encontro De Gestão E Tecnologia, 2(1), e21062. https://doi.org/10.5281/zenodo.14630176

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)