Educação Corporativa
Como a Educação Corporativa Colabora com a Inovação e Impacta na Competitividade das Empresas
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14624974Resumo
Esta pesquisa traz uma análise sobre o papel desempenhado pela Educação Corporativa no fomento da inovação e sua influência na competitividade das empresas. O estudo se propõe a entender como os programas de Educação Corporativa contribuem para estimular a criatividade, a aprendizagem contínua e a capacidade de adaptação dos colaboradores, com o objetivo de promover a geração e implementação de ideias inovadoras. Além disso, a pesquisa busca compreender como essas iniciativas educacionais impactam diretamente a posição das empresas no mercado, sua habilidade de se diferenciar da concorrência e de alcançar vantagens competitivas sustentáveis. O presente trabalho utilizará uma abordagem metodológica que inclui revisão bibliográfica baseada em artigos científicos e coleta de dados baseada em entrevistas parcialmente estruturadas, utilizando a técnica de análise de dados qualitativos visando assim proporcionar uma compreensão abrangente do tema e oferecer insights relevantes para acadêmicos e profissionais interessados na interseção entre Educação Corporativa, inovação e competitividade empresarial.
Downloads
Referências
BECKER, G. Novas competências para um mundo em transformação: como as organizações podem se adaptar às mudanças. São Paulo: Editora Senac, 2019.
DUTRA, J. S. Gestão por competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Editora Gente, 2002.
EBOLI, M. Desenvolvimento de competências: a importância de aprender e de se adaptar ao contexto organizacional. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
EBOLI, M. Educação corporativa e capital intelectual: um novo enfoque para a gestão de pessoas. São Paulo: Editora Atlas, 1999.
EBOLI, M. Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. São Paulo: Editora Gente, 2006.
EBOLI, M. Educação corporativa: desenvolvimento de talentos humanos alinhado à estratégia organizacional. São Paulo: Editora Gente, 2004.
EBOLI, M. Educação corporativa: uma abordagem estratégica para o desenvolvimento de pessoas. São Paulo: Editora Atlas, 1999.
EBOLI, M. Educação corporativa: uma estratégia para o desenvolvimento de competências. São Paulo: Editora Gente, 2004.
EBOLI, M. Formação de gestores: o papel da educação na transformação do trabalhador. São Paulo: Editora Atlas, 1999.
EBOLI, M. Universidade corporativa: um novo paradigma na educação organizacional. São Paulo: Editora Atlas, 1999. p. 112.
FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Aprendizagem organizacional: uma abordagem baseada em competências. São Paulo: Editora Atlas, 2001.
FLORES, M. A. Análise de dados qualitativos: métodos e técnicas. São Paulo: Editora Atlas, 1994.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: abordagens e métodos. São Paulo: Editora Atlas, 1995.
LEE, J. Treinamento e desenvolvimento: uma abordagem prática. São Paulo: Editora Exemplo, 2013.
LOURES, R. H. Treinamento e desenvolvimento: alinhando competências e estratégia organizacional. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006.
MEISTER, J. C. O futuro da educação corporativa: uma estratégia para a mudança e a inovação. São Paulo: Editora Pioneira, 1999.
MENEZES, I. G.; ZERBINI, T. Treinamento, desenvolvimento e educação no trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
PORTER, M. E. Competição. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1998.
SEBRAE. A importância da cultura de inovação nas empresas. Brasília, 2022.
TEIXEIRA FILHO, J. V. Aprendizagem organizacional: a chave para a vantagem competitiva. São Paulo: Editora Pioneira, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Giovanna Avela Novaes, Julia Novais Simões, Jose Carlos Hoelz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.