Processo de Minimização de Fila em uma Academia da Zona Leste de São Paulo

Autores

  • Samara Layanne de Aquino FATEC Zona Leste
  • Letícia Silveira de Jesus FATEC Zona Leste
  • Roberto Ramos de Morais FATEC Zona Leste
  • Rafael Cavalcanti Bizerra FATEC Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12738709

Palavras-chave:

Logística, Teoria das filas, Simulação, Academias, Minimização

Resumo

As filas são uma boa forma para manter organizado o atendimento de forma personalizada, seja por ordem de chegada, por agendamento ou para utilizar algum serviço. Todavia, a espera constante nas filas e longas demoras para realizar um atendimento tem se tornado frequente, e provocando insatisfações nos usuários. Logo, o presente documento visa trazer à tona a dificuldade e a disparidade que há no funcionamento de uma empresa no ramo de esportes, tomando como base uma academia que se encontra em um bairro do extremo leste da cidade de São Paulo. Veremos as dificuldades enfrentadas por uma empresa de bairro onde há a necessidade de intervenção para uma melhoria no funcionamento, assim demonstraremos as vantagens de um planejamento e uma análise para a tomada de decisão, através de uma simulação aplicada ao problema. Nesse sentido, uma vez identificado o motivo, esse documento trata das causas, efeitos e soluções viáveis na tratativa de negócios comerciais, nos serviços e nos atendimentos, explorando dados para uma possível solução. Deste modo, permitindo assim concluir que a quantidade de filas tem se tornado notável, e deve ser verificada pelas empresas, nas diversas áreas, apesar de contarem com uma organização feita por critérios e entendendo as normas nacionais. Sendo um indicativo evidente da importância para realizar outros levantamentos, semelhante a esse artigo ou não, com o propósito de incentivar o debate entre especialistas da área, para esclarecer dúvidas relacionadas a este problema enfrentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACAD Brasil, O Fitness na Economia Mundial: Brasil tem capítulo exclusivo em pesquisa, 2022. Disponível em:<https://acadbrasil.com.br/blog/noticias/o-fitness-na-economia-mundial-brasil-tem-capitulo-exclusivo-em-pesquisa/>. Acesso em: 20 outubro 2023.

Alldesk. Conheça os 4 principais pontos de insatisfação no atendimento ao cliente e como melhorá-los, 2021. Disponível em: <https://www.alldesk.com.br/blog/conteudo/conheca-os-4-principais-pontos-de-insatisfacao-no-atendimento-ao-cliente-e-como-melhora-los/>. Acesso em: 19 outubro 2023.

BAMBERG, Maria Julia. Tempo de Espera em Filas: Saiba o Que é Considerado Aceitável, 2021. Disponível em:<https://seuclienteoculto.com.br/tempo-espera-em-filas/#:~:text=Para%20dias%20de%20movimento%20normal,e%20coloc%C3%A1%2Dlo%20em%20vigor>. Acesso em: 20 setembro 2023.

GAVIRA, Muriel de Oliveira. Simulação Computacional como uma ferramenta de aquisição de conhecimento, 2003. 163 f. Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2003.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2008.

JUNIOR, Antonio Carlos Tavares, PLANCHE, Taynara Citelli. Motivos de Adesão de Mulheres a Prática de Exercícios Físicos em Academias. Rev. Equilíbrio Corporal Saúde;8(1):28-32. 2016.

MACEDO, Neusa Dias de (1994). Iniciação à pesquisa bibliográfica: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa. 2. Ed. São Paulo: Edições Loyola.

MARINS, F. Introdução à Pesquisa Operacional. UNESP, 2009.

MINAYO, M. C. S. et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

NAHAS MV. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 6. ed. Londrina: Midiograf; 2013.

PRADO, D. Usando o ARENA em Simulação: Série pesquisa Operacional. 5. ed. 2014, p. 15. Série Pesquisa Operacional – Volume 3.

ROBB, W B, M J O’SULLIVAN, A E BRANNIGAN E D J BOUCHIER-HAYES: ARE ELECTIVE SURGICAL OPERATIONS CANCELLED DUE TO INCREASING MEDICAL ADMISSIONS? IRISH JOURNAL OF MEDICAL SCIENCE, 173(3):129–132, 2004, ISSN 0021-1265. 4, 34, 45

TERRA, Pesquisa indica que 81% das pessoas buscam a atividade física como proteção contra a Covid-19. Disponível em:<https://www.terra.com.br/noticias/dino/pesquisa-indica-que-81-das-pessoas-buscam-a-atividade-fisica-como-protecao-contra-a-covid-19,7b9393fb767d4b2d4bd5df2b0176f150clj5unsx.html>. Acesso em: 02 outubro 2023.

TORRES, O. Elementos da teoria das filas. Revista de Administração de Empresas, 1966. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901966000300005>.Acesso em: 19 setembro 2023.

Zuazo, Pedro. Na reabertura, academias têm filas de ‘marombeiros’ e de clientes querendo cancelar planos, 2020. Disponivel em: <https://oglobo.globo.com/rio/na-reabertura-academias-tem-filas-de-marombeiros-de-clientes-querendo-cancelar-planos-24512419>. Acesso em: 20 setembro 2023.

Downloads

Publicado

29-07-2024

Como Citar

Aquino , S. L. de, Jesus , L. S. de, Morais , R. R. de, & Bizerra , R. C. (2024). Processo de Minimização de Fila em uma Academia da Zona Leste de São Paulo. Revista Do Encontro De Gestão E Tecnologia, 1(06), 32–46. https://doi.org/10.5281/zenodo.12738709

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>