Processo de Minimização de Fila em uma Academia da Zona Leste de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12738709Palavras-chave:
Logística, Teoria das filas, Simulação, Academias, MinimizaçãoResumo
As filas são uma boa forma para manter organizado o atendimento de forma personalizada, seja por ordem de chegada, por agendamento ou para utilizar algum serviço. Todavia, a espera constante nas filas e longas demoras para realizar um atendimento tem se tornado frequente, e provocando insatisfações nos usuários. Logo, o presente documento visa trazer à tona a dificuldade e a disparidade que há no funcionamento de uma empresa no ramo de esportes, tomando como base uma academia que se encontra em um bairro do extremo leste da cidade de São Paulo. Veremos as dificuldades enfrentadas por uma empresa de bairro onde há a necessidade de intervenção para uma melhoria no funcionamento, assim demonstraremos as vantagens de um planejamento e uma análise para a tomada de decisão, através de uma simulação aplicada ao problema. Nesse sentido, uma vez identificado o motivo, esse documento trata das causas, efeitos e soluções viáveis na tratativa de negócios comerciais, nos serviços e nos atendimentos, explorando dados para uma possível solução. Deste modo, permitindo assim concluir que a quantidade de filas tem se tornado notável, e deve ser verificada pelas empresas, nas diversas áreas, apesar de contarem com uma organização feita por critérios e entendendo as normas nacionais. Sendo um indicativo evidente da importância para realizar outros levantamentos, semelhante a esse artigo ou não, com o propósito de incentivar o debate entre especialistas da área, para esclarecer dúvidas relacionadas a este problema enfrentado.
Downloads
Referências
ACAD Brasil, O Fitness na Economia Mundial: Brasil tem capítulo exclusivo em pesquisa, 2022. Disponível em:<https://acadbrasil.com.br/blog/noticias/o-fitness-na-economia-mundial-brasil-tem-capitulo-exclusivo-em-pesquisa/>. Acesso em: 20 outubro 2023.
Alldesk. Conheça os 4 principais pontos de insatisfação no atendimento ao cliente e como melhorá-los, 2021. Disponível em: <https://www.alldesk.com.br/blog/conteudo/conheca-os-4-principais-pontos-de-insatisfacao-no-atendimento-ao-cliente-e-como-melhora-los/>. Acesso em: 19 outubro 2023.
BAMBERG, Maria Julia. Tempo de Espera em Filas: Saiba o Que é Considerado Aceitável, 2021. Disponível em:<https://seuclienteoculto.com.br/tempo-espera-em-filas/#:~:text=Para%20dias%20de%20movimento%20normal,e%20coloc%C3%A1%2Dlo%20em%20vigor>. Acesso em: 20 setembro 2023.
GAVIRA, Muriel de Oliveira. Simulação Computacional como uma ferramenta de aquisição de conhecimento, 2003. 163 f. Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2003.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2008.
JUNIOR, Antonio Carlos Tavares, PLANCHE, Taynara Citelli. Motivos de Adesão de Mulheres a Prática de Exercícios Físicos em Academias. Rev. Equilíbrio Corporal Saúde;8(1):28-32. 2016.
MACEDO, Neusa Dias de (1994). Iniciação à pesquisa bibliográfica: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa. 2. Ed. São Paulo: Edições Loyola.
MARINS, F. Introdução à Pesquisa Operacional. UNESP, 2009.
MINAYO, M. C. S. et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
NAHAS MV. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 6. ed. Londrina: Midiograf; 2013.
PRADO, D. Usando o ARENA em Simulação: Série pesquisa Operacional. 5. ed. 2014, p. 15. Série Pesquisa Operacional – Volume 3.
ROBB, W B, M J O’SULLIVAN, A E BRANNIGAN E D J BOUCHIER-HAYES: ARE ELECTIVE SURGICAL OPERATIONS CANCELLED DUE TO INCREASING MEDICAL ADMISSIONS? IRISH JOURNAL OF MEDICAL SCIENCE, 173(3):129–132, 2004, ISSN 0021-1265. 4, 34, 45
TERRA, Pesquisa indica que 81% das pessoas buscam a atividade física como proteção contra a Covid-19. Disponível em:<https://www.terra.com.br/noticias/dino/pesquisa-indica-que-81-das-pessoas-buscam-a-atividade-fisica-como-protecao-contra-a-covid-19,7b9393fb767d4b2d4bd5df2b0176f150clj5unsx.html>. Acesso em: 02 outubro 2023.
TORRES, O. Elementos da teoria das filas. Revista de Administração de Empresas, 1966. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901966000300005>.Acesso em: 19 setembro 2023.
Zuazo, Pedro. Na reabertura, academias têm filas de ‘marombeiros’ e de clientes querendo cancelar planos, 2020. Disponivel em: <https://oglobo.globo.com/rio/na-reabertura-academias-tem-filas-de-marombeiros-de-clientes-querendo-cancelar-planos-24512419>. Acesso em: 20 setembro 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Samara Layanne de Aquino , Letícia Silveira de Jesus , Roberto Ramos de Morais , Rafael Cavalcanti Bizerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.