Otimização da Eficiência Operacional no Processo de Picking

Estudo de Caso em um Centro de Distribuição Farmacêutico

Autores

  • Gabriel Ribeiro Landin FATEC Zona Leste
  • Filipe Alves da Silva FATEC Zona Leste
  • Roberto Ramos de Morais FATEC Zona Leste
  • Rafael Cavalcanti Bizerra FATEC Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13333263

Palavras-chave:

Processos, Logística, Melhoria, Simulação, Mapeamento

Resumo

As restrições de deslocamento impostas pelas autoridades com finalidade de reduzir a velocidade de contágio da Covid-19, ocorridas entre os anos de 2020-2022, acelerou o processo de delivery no país. Com isso, cresceu também a busca por formas de otimização dos processos internos em centros de distribuição. Entretanto, muitas empresas ainda não possuem a cultura de mapear os seus processos, nem buscam entender por meio de método científico onde melhorias podem ser aplicadas. Nesse artigo será demonstrado como a simulação pode auxiliar empresas a entenderem seus processos e identificar onde devem ser feitas mudanças a fim de melhorar seus indicadores. Para endossar a pesquisa, foi escolhido um centro de distribuição farmacêutico que atua em entregas last-mile. O software utilizado na simulação dos processos internos será o Arena. Com o levantamento de dados quantitativos e mapeamento dos processos existentes, o intuito é verificar os problemas que atrasam o fluxo do processo e testar cenários alternativos por meio da simulação. Ao comparar os resultados, ficou evidente que os processos do centro de distribuição possuem gargalos que geram filas e dificultam o fluxo contínuo do pedido, desde o picking até a expedição, permitindo que soluções fossem testadas simulando novos cenários. A partir do presente artigo, é possível afirmar que muitas vezes existem empecilhos que dificultam o melhor fluxo de processos, e que esses poderiam ser corrigidos facilmente se fossem detectados antes de um prejuízo maior, a fim de maximizar a excelência operacional e garantir a satisfação do consumidor final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. Porto Alegre; Bookman, 2006, 5ª ed.

BERALDO, G.; SANTOS, R. P. ; MORAES, L. R; HERCULANI, R. Simulação em arena aplicada em empresa de distribuidora de remédios. Revista Fafibe On-Line, Bebedouro SP, 2017.

BERTAGLIA, P. R. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. São Paulo; Saraiva Educação, 2016, 3ª ed.

DE KOSTER, M.B.M., THO, LE-DUC E K.J. ROODBERGEN (2007) Design and control of warehouse order picking: a literature review. European Journal of Operational Research, v. 182, p. 481-501.

GIL, Antonio C.. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo.Atlas, 2009.

GONTIJO, L. Procedimento de picking em um centro de distribuição utilizando princípios lean. São Carlos; Universidade Federal de São Carlos, 2012.

MINAYO, M.C.S. e SANCHES, O. (1983) Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade. Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro, v.9, n.3, pp.239-262

PARAGON. Introdução à Simulação com ARENA. São Paulo, SP: ENEGEP, 2005.

PRADELLA, S.; FURTADO, J.C.; KIPPER, L.M. Gestão de processos da teoria à prática – Aplicando a Metodologia de Simulação para a Otimização do Redesenho de processos, Ed. São Paulo: Atlas, 2012.

PRADO D. Teoria das filas e da simulação. Belo Horizonte, Falconi, 7ª edição, 2022.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

13-09-2024

Como Citar

Landin, G. R., Silva, F. A. da, Morais, R. R. de, & Bizerra, R. C. (2024). Otimização da Eficiência Operacional no Processo de Picking: Estudo de Caso em um Centro de Distribuição Farmacêutico. Revista Do Encontro De Gestão E Tecnologia, 1(08), e322. https://doi.org/10.5281/zenodo.13333263

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>