Otimização da Eficiência Operacional no Processo de Picking
Estudo de Caso em um Centro de Distribuição Farmacêutico
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13333263Palavras-chave:
Processos, Logística, Melhoria, Simulação, MapeamentoResumo
As restrições de deslocamento impostas pelas autoridades com finalidade de reduzir a velocidade de contágio da Covid-19, ocorridas entre os anos de 2020-2022, acelerou o processo de delivery no país. Com isso, cresceu também a busca por formas de otimização dos processos internos em centros de distribuição. Entretanto, muitas empresas ainda não possuem a cultura de mapear os seus processos, nem buscam entender por meio de método científico onde melhorias podem ser aplicadas. Nesse artigo será demonstrado como a simulação pode auxiliar empresas a entenderem seus processos e identificar onde devem ser feitas mudanças a fim de melhorar seus indicadores. Para endossar a pesquisa, foi escolhido um centro de distribuição farmacêutico que atua em entregas last-mile. O software utilizado na simulação dos processos internos será o Arena. Com o levantamento de dados quantitativos e mapeamento dos processos existentes, o intuito é verificar os problemas que atrasam o fluxo do processo e testar cenários alternativos por meio da simulação. Ao comparar os resultados, ficou evidente que os processos do centro de distribuição possuem gargalos que geram filas e dificultam o fluxo contínuo do pedido, desde o picking até a expedição, permitindo que soluções fossem testadas simulando novos cenários. A partir do presente artigo, é possível afirmar que muitas vezes existem empecilhos que dificultam o melhor fluxo de processos, e que esses poderiam ser corrigidos facilmente se fossem detectados antes de um prejuízo maior, a fim de maximizar a excelência operacional e garantir a satisfação do consumidor final.
Downloads
Referências
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. Porto Alegre; Bookman, 2006, 5ª ed.
BERALDO, G.; SANTOS, R. P. ; MORAES, L. R; HERCULANI, R. Simulação em arena aplicada em empresa de distribuidora de remédios. Revista Fafibe On-Line, Bebedouro SP, 2017.
BERTAGLIA, P. R. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. São Paulo; Saraiva Educação, 2016, 3ª ed.
DE KOSTER, M.B.M., THO, LE-DUC E K.J. ROODBERGEN (2007) Design and control of warehouse order picking: a literature review. European Journal of Operational Research, v. 182, p. 481-501.
GIL, Antonio C.. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo.Atlas, 2009.
GONTIJO, L. Procedimento de picking em um centro de distribuição utilizando princípios lean. São Carlos; Universidade Federal de São Carlos, 2012.
MINAYO, M.C.S. e SANCHES, O. (1983) Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade. Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro, v.9, n.3, pp.239-262
PARAGON. Introdução à Simulação com ARENA. São Paulo, SP: ENEGEP, 2005.
PRADELLA, S.; FURTADO, J.C.; KIPPER, L.M. Gestão de processos da teoria à prática – Aplicando a Metodologia de Simulação para a Otimização do Redesenho de processos, Ed. São Paulo: Atlas, 2012.
PRADO D. Teoria das filas e da simulação. Belo Horizonte, Falconi, 7ª edição, 2022.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriel Ribeiro Landin, Filipe Alves da Silva, Roberto Ramos de Morais, Rafael Cavalcanti Bizerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.