Análise Operacional em uma Distribuidora por Meio da Simulação com Software Arena
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14933304Palavras-chave:
Simulação, Modelo, Cross-Docking, Software-Arena, Cruce de mercanciasResumo
A separação de pedidos em uma distribuidora de e-commerce é uma etapa essencial para garantir a eficiência nas entregas. No entanto, gargalos nesse processo podem resultar em atrasos, como observado em uma distribuidora Flex, localizada na Zona Norte de São Paulo. A partir desse problema, foi utilizada a simulação no software Arena para reproduzir o ambiente real e testar melhorias no processo. Dados reais do processo foram coletados e simulados, identificando-se que a inclusão de um novo colaborador na etapa de separação poderia otimizar o tempo e reduzir o número de pedidos parados. Após a simulação, observou-se uma melhora significativa na eficiência operacional. Portanto, a utilização da simulação se mostra eficaz para o estudo de processos logísticos, permitindo testar soluções e otimizar operações de forma segura, proporcionando uma melhor análise operacional.
Downloads
Referências
ANDRADE, EDUARDO LEOPOLDINO. Introdução à pesquisa operacional: métodos e modelos para análise de decisões. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
CADASTRAMENTO DE PRODUTOS DE UMA EMPRESA DE COMÉRCIO ATACADISTA. Revista Fatec Sebrae em debate-gestão, tecnologias e negócios, v. 5, n. 08, p. 42-42, 2018.
PARAGON. Arena, 2021. Disponível em: <https://www.paragon.com.br/%20softwares/arena/>. Acesso em: 13 mar. 2024.
PAZIN FILHO A, SCARPELINI S. SIMULAÇÃO: DEFINIÇÃO. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet], 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/312. Acesso em: 05 mai. 2024.
PRADO, D. S. Teoria das filas e da simulação. (Série Pesquisa Operacional). 5. ed. Nova Lima: FALCONI, 2014.
SANTOS, M. P. (1999). Introdução à Simulação Discreta. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.mpsantos.com.br/Simul%20Pascal.pdf. Acesso em 13 mar, 2024.
SOBRAL, NADINE; FORMIGONI, ALEXANDRE. Simulação Logística Aplicada Ao Cadastramento De Produtos De Uma Empresa De Comércio Atacadista. Revista Fatec Sebrae em debate-gestão, tecnologias e negócios, v. 5, n. 08, p. 42-42, 2018.
TAVARES, DIEGO MOAH LOBATO ET AL. Revisão Sistemática De Publicações Brasileiras Associadas à Teoria das Filas e Sistemas de Processos de Filas. Brazilian Applied Science Review, v. 5, n. 2, p. 1273-1285, 2021.
VAN BELLE, J.; P. VALCKENAERS E D. CATTRYSSE (2012). Cross-Dock-ing: State of the Art. Ômega, v. 40, p. 827-846. DOI: 10.1016/j.omega.2012.01.005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Emerson Alves Amorim, Michael Douglas Targino de Oliveira, Thiago Othero Tiossi Teixeira, Rafael Cavalcanti Bizerra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.