Análise do Acesso de Estudantes ao Campus da Fatec Zona Leste
Um Estudo de Caso Logístico
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12786365Palavras-chave:
Teoria das filas, Pesquisa operacional, Simulação, Arena©Resumo
Em gestão de Operações, um gargalo é caracterizado por uma etapa do processo que limita o mesmo a produzir mais. Apesar de esse termo ser relacionado às linhas de produção, também é possível observá-lo quando uma fila de pessoas é iniciada. Logo, ele pode restringir um processo e gerar obstáculos e embaraços no que se trata da execução de processos e consequentemente, causar insatisfação e ainda mais lentidão no desenvolvimento de uma tarefa. Por esta razão, este artigo procura usar o conceito da Teoria das Filas aliado à Simulação em Logística para executar e aplicar um modelo matemático em uma situação real. Este estudo se utilizará do referencial teórico baseado em fontes como livros e artigos, juntamente ao software Microsoft Excel© para o tratamento dos dados. A simulação será feita com o auxílio do software Arena©, software utilizado para emular processos logísticos. Descoberto o problema que causa as filas, uma comparação entre simulações será feita com a adição de catracas e a partir deste paralelo, haverá uma conferência para saber o quanto essa mudança pode influenciar no tempo tanto de espera como na eficiência do sistema. Após a conferência das informações simuladas pelo Arena© em diversos cenários, conclui-se que nem sempre aumentar o número de recursos ocasiona na eficiência dos mesmos e que o conhecimento sobre a teoria das filas e a execução do mesmo aliado ao pensamento analítico do profissional que a estuda aplica-se ao cotidiano da realidade logística, seja dentro ou fora do ambiente universitário.
Downloads
Referências
ANDRADE, Eduardo Leopoldino de. Introdução à pesquisa operacional: métodos e modelos para a análise de decisão. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
FEIJOO, AMLC. Medidas separatrizes: A pesquisa e a estatística na psicologia e na educação
In [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010, pp. 28-30. ISBN: 978-85-7982-
-9. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org
G1. Filas são maior fator de estresse para brasileiros nos aeroportos, diz estudo. G1, 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2013/04/filas-sao-maior-fator-de-estresse-para-brasileiros-nos-aeroportos-diz-estudo.html. Acesso em: 15 set. 2023.
MORAIS, Roberto Ramos de. Simulação em Gestão de Operações e Logística: Tomada de Decisões em Melhoria de Processos Tomo I: Conceitos Básicos. Disponível em: https://logisticaonline.files.wordpress.com/2022/02/simulacao-em-gestao-de-operacoes-e-logistica-1ve.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.
MORAIS, Roberto Ramos de. Simulação em Gestão de Operações e Logística: Tomada de Decisões em Melhoria de Processos Capítulo 3: Teoria das Filas. Disponível em: https://logisticaonline.files.wordpress.com/2022/02/simulacao-em-gestao-de-operacoes-e-logistica-3revb.pdf Acesso em: 15 set. 2023.
PARAGON, Software Arena. Disponível em: https://paragon.com.br/arena/. Acesso em: 15 set. 2023.
STONE, Alex. Why waiting in line is a torture? The New York Times, Nova Iorque, 18 ago. 2012. Disponível em: https://www.nytimes.com/2012/08/19/opinion/sunday/why-waiting-in-line-is-torture.html. Acesso em: 29 ago. 2023.
PRIBERAM. "FILA." In: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2023. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/fila. Acesso em: 01 out. 2023.
REVISTA LOGÍSTICA. Dicionário de Logística: significado da palavra fila. In Revista Logística, 2023. Disponível em: https://revistalogistica.com.br/logistica/dicionario-da-logistica/?pag=12&a=F. Acesso em 10 out. 2023.
SANTOS, A. Formas de Amostragem. UNESP, 2023. Disponível em: https://www.ibilce.unesp.br/Home/Departamentos/CiencCompEstatistica/Adriana/formas-de-amostragem.pdf. Acesso em: 11 out. 2023.
TAVARES, D. M. L., BESSA, T. M., DE PAIVA, L. S., VILHENA, A. P. do N. M., & SOUSA, A. da S. (2021). Revisão Sistemática De Publicações Brasileiras Associadas À Teoria Das Filas E Sistemas De Processos De Filas / Systematic Review Of Brazilian Publications Associated With Queue Theory And Queue Process Systems. Brazilian Applied Science Review, 5(2), 1273–1285. DOI https://doi.org/10.34115/basrv5n2-048. Acesso em: 11 out.2023
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adrielli Raquel de Assis , Ana Carolina Quedas, Vanessa Draiher da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.