Trilhando o conhecimento e a apuração
Um estudo sobre os métodos de coleta de informações dos estudantes do último período da Fatec Zona Leste
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13323911Palavras-chave:
Informação, Conhecimento, Apuração, Estudante, Mercado de TrabalhoResumo
A informação é uma ferramenta poderosa que molda a maneira como vivemos, trabalhamos, comunicamos e interagimos. Fornece os dados brutos a partir dos quais o conhecimento é construído, sendo altamente valorizado, permitindo o desenvolvimento pessoal, a aquisição de habilidades e a compreensão dos problemas e desafios enfrentados pela sociedade em âmbito global. A facilidade de acesso à informação, impulsionada pela revolução tecnológica, tem ampliado significativamente a capacidade das pessoas de se educarem e se manterem atualizadas. A disponibilidade de informações é a base fundamental do aprendizado dos estudantes, mas também requer aprimoramento das competências de avaliação crítica. Ademais, a importância da informação vai além do âmbito acadêmico, desempenhando um papel vital na conscientização global e na preparação dos estudantes para enfrentar os desafios do mercado de trabalho em constante evolução. No entanto, é importante ressaltar que a disseminação de notícias falsas representa uma ameaça séria à integridade das informações precisas, exigindo a adoção de critérios mais rigorosos para identificar e filtrar tais conteúdo. A capacidade de realizar uma apuração mais aprofundada e desenvolver um "Faro Jornalístico" são habilidades essenciais que os estudantes precisam adquirir para se destacarem no mercado de trabalho, uma vez que a tomada de decisão baseada em evidências sólidas é um fator crucial para alcançar o sucesso e obter resultados satisfatórios.
Downloads
Referências
BORGES, Jussara; BRANDÃO, Gleise; ALENCAR, Gabrielle . Competências em Comunicação: Observação em Organizações da Sociedade Civil de Salvador-Bahia-Brasil. Revista Comunicando. Lisboa: v. 12 n. 2, p. 320-333, jul./dez. 2013. Disponivel em: https://revistacomunicando.sopcom.pt/index.php/comunicando/article/view/148/89 Acesso em: 05/11/2023.
CAPPO, Joe. O Futuro Da Propaganda. 1. ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
COMISSÃO, Europeia. Livro Branco Crescimento, Competitividade, Emprego: os desafios e as pistas para entrar no século xxi. Bruxelas: Office des Publications Officielles des Comunautés Européennes, 1993.
DRUCKER, Peter; SHIRKY, Clay. Et al. E-Business e Tecnologia: Autores e Conceitos Imprescindíveis. 1. ed. São Paulo: Publifolha, 2001.
FERREIRA, Carlos. Pesquisa Quantitativa E Qualitativa: Perspectivas Para O Campo Da Educação. Mosaico, v. 8, n. 2, p. 173-182, jul./dez. 2015. Disponivel em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4424/2546 Acesso em: 05/11/2023.
FIGUEIRA, João; SANTOS, Sílvio. As fake news e a nova ordem (des)informativa na era da pós-verdade: Manipulação, Polarização, Filter Bubbles. 1. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.
GLEICK, James. A informação: Uma história, uma teoria, uma enxurrada. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
GÓMEZ, Guillermo. Os Meios de Comunicação de Massa na Era Da Internet. Comunicação & Educação, v. 11, n. 3, p. 373-378, set./dez. 2006. Disponivel em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37600/40314 Acesso em: 05/11/2023.
HARARI, Yuval. 21 lições para o século 21. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
HISRICH, Robert; PETERS, Michael; SHEPHERD, Dean. Empreendedorismo. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
MCLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação: Como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix, 1964.
MORAN, José. Influência dos meios de comunicação no conhecimento. Ciência da Informação. Brasília: v. 23, p. 233-238, ago. 1994. Disponivel em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/551/551 Acesso em: 05/11/2023.
MORAN, José. Interferência dos meios de comunicação no conhecimento. Intercom Revista Brasileira De Ciencias Da Comunicação. São Paulo: v. 17 n .2, p. 38-49, jul. 1994. Disponivel em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/844/752 Acesso em: 05/11/2023.
SANTI, Vilso. O Desafio da Apuração Jornalística no Ciberespaço. Sessões do Imaginário. Rio Grande do Sul: v. 15 n.23, p. 8-17, out. 2010. Disponivel em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/famecos/article/view/9021 Acesso em: 05/11/2023.
SANTI, Vilso. O processo de apuração no webjornalismo de quarta geração. ECO-Pós. Rio de Janeiro: v.12, n. 3, , p. 181-194. set-dez 2009. Disponivel em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/939/879 Acesso em: 03/11/2023.
SILVA, Solange; BONIN, Joel. A Prática da Observação Participante na Melhoria da Administração das Empresas. Revista Comunicando. Lisboa: v. 2 n. 1, p. 73-85, jan./jun. 2013. Disponivel em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/102/118 Acesso em: 05/11/2023.
VIDAL, Antônio. Et al. Sociedade da Informação: Os Desafios da Era da Colaboração e da Gestão do Conhecimento. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bruno Hideo Kashima , Dayane Valença Pinhati Albuquerque , Larissa Gomes da Silva Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.