Mapeamento Pick Up Point na Última Milha
Uma Análise entre Mogi das Cruzes, Suzano e Ferraz de Vasconcelos
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13360725Palavras-chave:
Ponto de coleta, Logística urbana, Última milhaResumo
A principal finalidade deste artigo foi abordar os pontos de pick up point nas cidades de Mogi das Cruzes, Suzano e Ferraz de Vasconcelos, comparando a logística urbana nesses pontos de locks. Os pick-up point são pontos de retiradas estabelecidos por empresas de e-commerce com o objetivo de facilitar as entregas e retiradas por parte dos consumidores que não dispõe de opções de recebimento de mercadorias em condomínios. O presente trabalho faz um levantamento superficial entre essas cidades, que fazem uso do sistema pick up point como forma de ponto de recebimento de mercadorias, observando os apontamentos das regiões nessas cidades que não tem pontos de recebimento de mercadorias adquiridas por consumidores finais. Para contextualizar o assunto apresentamos empresas de ramos diferentes, mas que possuem objetivos em comum, como atender a demanda da população. Na parte teórica, aborda-se conceitos de logística urbana, last mile e locker, visando compor a fundamentação do trabalho.
Downloads
Referências
ALLEN, J.; PIECYK, M.; PIETROWSKA, M. Uma análise de compras online e de casa entrega no Reino Unido. Universidade de Westminster realizada como parte do Controle de Tráfego de Cargas. Revista SciELO, 2017.
CREDOC. Le profil des acheteurs à distance et en ligne, FEVAD, La Poste, Reed CCI. Revista Scielo, 2010.
CRUZ, Wilson. Migração para E-commerce: Desafios logísticos no mercado de animais de companhia”.
Dissertação de mestrado em Gestão de Transportes e Logística. Portugal. Lisboa. 2014
DE VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara. Livro: “Mobilidade urbana e cidadania”. Editora Senac São Paulo – São Paulo, 2019.
REYES, D., Savelsbergh, M. e Toriello, A. Roteamento de veículos com locais de entrega em roaming. Transporte Pesquisa Parte C, Tecnologias Emergentes. Revista SciELO, 2017.
GEVAERS, R., Van De Voorde, E. e Vanelslander, T. Modelagem de custos e simulação de características de última milha num ambiente inovador de cadeia de abastecimento B2C com implicações nas áreas urbanas e nas cidades. Procedimento: Social e Ciências comportamentais. Repositório Unifei, 2014.
GIACOMELLI, Giancarlo; PIRES, Marcelo Ribas S. Logística e Distribuição. Porto
Alegre: SAGAH, 2016. E-book. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788569726937/pageid/1 > acessado em 20/10/2023
ILOS – Especialistas em logística e supply chain. Livro: “De empresa automobilística para empresa de mobilidade: a Toyota entra na corrida pelo lançamento de veículos autônomos com o e-Palette”, 2018.
NOVAES, Antonio Galvão Naclério. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. 3. ed. [S. l.]: Elsevier Ltd, 2007.
PEREIRA, Adriana Soares; SHITSUKA, Dorlivete Moreira; PEREIRA, Fábio José; SHITSUKA, Ricardo. Metodologia do trabalho científico. Santa Maria: UAB / NTE / UFSM, 2018.
SANTOS, Bruno de Paula; Fiel, Tomás Henrique; Kumanaya, Daniele Regina Garcia; Bueno, Marcos Jose Correa.A mobilidade urbana no Alto Tietê: impactos nos modais de transporte da região. South American Development Society Journal, V7 nº 20 São Paulo SP 2021.
SILVA, Jardel. Avaliação da viabilidade dos pick-up points sob o enfoque da Logística urbana. Dissertação de Mestrado em Geotecnia e Transportes da Universidade Federal de Minas Gerais. MG. Belo Horizonte. 2018
SOUZA, Camilla. (2018). Soluções para o transporte urbano de cargas na etapa de “Last Mile” e sua aplicação em países em desenvolvimento. Congresso Universidade Rio de Janeiro.
TORRES, Thiago. Logística urbana e a restrição da circulação de veículos de carga. Revista SciELO, 2015.
VISSER, Johan; NEMOTO, Toshinori; BROWNE, Michael. Home Delivery and the Impacts on Urban Freight Transport: A Review. Procedia - Social and Behavioral Sciences, [s. l.], v. 125, p. 15–27, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aline Aparecida das Dores Benedito, Júlia Liliam Gouveia , Daniele Regina Garcia Kumanaya, Marcos Jose Correa Bueno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.