As Complexidades na Seleção, Contratação e Desenvolvimento de Imigrantes Pretos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13368039Palavras-chave:
Imigrantes pretos, Racismo estrutural, Cultura, Seleção, Recursos HumanosResumo
O artigo aborda as complexidades enfrentadas pelos imigrantes pretos no Brasil ao se depararem com um ambiente culturalmente diferente. A pesquisa, baseada em estudos, literatura e entrevistas, destaca a necessidade de uma abordagem mais sensível por parte do setor de Recursos Humanos, reconhecendo o potencial dos imigrantes pretos para contribuir positivamente no ambiente corporativo. No contexto social e governamental, apesar da existência de políticas públicas, o artigo ressalta a importância de uma fiscalização mais rigorosa e incentivos para que as empresas desempenhem um papel ativo na contratação e desenvolvimento desses imigrantes. O elo proposto entre as empresas e o setor social-governamental visa integrar os imigrantes pretos na sociedade e nas empresas, enfatizando a necessidade de treinamentos, palestras, reconhecimento e seleção justa. Destaca-se o papel crucial do setor de Recursos Humanos e do Governo na preparação do ambiente de trabalho para acolher, contratar e manter esses profissionais. O foco está em superar desafios como o racismo estrutural, barreiras linguísticas e culturais, visando um ambiente mais saudável, competitivo e aberto à diversidade.
Downloads
Referências
BARRETO, Gustavo. Dois Séculos de Imigração no Brasil: Imagem e Papel Social dos Estrangeiros na Imprensa (Volume 1). Editora Appris, 2019.
BENTO, Cida. O pacto da branquitude. Companhia das Letras, 2022.
CAVALCANTI, Leonardo; SIMÕES, Gustavo Frota. Assimilacionismo x multiculturalismo: reflexões teóricas sobre os modelos de recepção dos imigrantes. Esferas, n. 3, 2013.
CAVALCANTI, Leonardo. Novos fluxos migratórios para o mercado de trabalho brasileiro. Desafios para políticas públicas. Revista da ANPEGE, v. 11, n. 16, p. 21-35, 2015.
FLORES, J.G. Análisis de datos cualitativos - aplicaciones a la investigación educativa.
Barcelona: PPU, 1994.
FREITAS, M. E. O imperativo intercultural na vida e na gestão contemporânea. Organizações & Sociedade, v. 15, n. 45, p. 79-89, abr./jun. 2008
GONZÁLEZ, Lélia. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: Ensaios,
Intervenções e Diálogos. Rio Janeiro: Zahar, 2020, 375 p. Disponível em:
https://mulherespaz.org.br/site/wp-content/uploads/2021/06/feminismo-afro-latinoamericano.pdf. Acesso em 7 de novembro de 2023.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Editora Cobogó, 2020.
Lei nº 9.474 de 22 de julho de 1997. Define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados de 1951. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9474.htm Acesso em 7 de novembro de 2023.
LEITE, Larissa. Os anfitriões brasileiros para os estrangeiros que se refugiam no Brasil.
Cáritas Brasileira. 20 de junho de 2014. Disponível em: http://caritas.org.br/artigo-os-
anfitrioes-brasileiros-para-os-estrangeiros-que-se-refugiam-no-brasil/26285. Acesso em 7 de novembro de 2023.
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E.D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São
Paulo: EPU, 1986
MBEMBE, A. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014.
SÁ, Patrícia Rodrigues Costa de. As redes sociais de haitianos em Belo Horizonte: análise dos laços relacionais no encaminhamento e ascensão dos migrantes no mercado de trabalho. In: Cadernos OBMigra. Brasília, v.1, n.3, p.99-127, 2015. Acesso em 7 de Novembro de 2023.
SILVA, Filipe Rezende; FERNANDES, Duval. Desafios enfrentados pelos imigrantes no processo de integração social na sociedade brasileira. Revista do Instituto de Ciências Humanas, v. 13, n. 18, p. 50-64, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kethylyn Toth Freitas, Letícia Dos Santos, Janaina Rute da Silva Dourado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.