A Influência das Práticas do ESG na Internacionalização da Empresa Dengo
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12738688Palavras-chave:
ESG, Influência, Internacionalização, Práticas, SustentabilidadeResumo
As constantes mudanças que estão ocorrendo atualmente no ambiente econômico e a grande concorrência no mercado interno, faz com que as empresas saíam em busca de novos mercados internacionais, com o intuito de expandi-los e aumentar assim sua receita. O presente trabalho realizou uma revisão de literaturas que fazem menções as práticas do ESG e a internacionalização de empresas, através de um estudo de caso sobre a empresa Dengo Chocolates, que vem se destacando no Brasil na produção de chocolates e com grande preocupação na aplicação das práticas do ESG, tendo como problema de pesquisa saber como as práticas dos pilares do ESG influenciaram na internacionalização desta empresa. A pesquisa exploratória foi realizada por meio de análise de conteúdo do site institucional da Dengo Chocolates e artigos pesquisados na internet sobre a empresa. Ao final do estudo constatou-se que a aplicação das práticas ESG influencia a empresa tanto na forma em como a organização é gerida quanto em seu processo de internacionalização, contribuindo com uma viabilidade positiva e servindo como um guia valioso para empresas que buscam equilibrar o crescimento global com responsabilidade ambiental, social e de governança.
Downloads
Referências
ALMENDRA, R. S., De VASCONCELOS, A. C., Silva, R. B., De Luca, M. M. M. (2018). Internacionalização, risco sistemático e disclosure de riscos em empresas listadas na BM&FBovespa. Enfoque: Reflexão Contábil, (2018). Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/38090>. Acesso em: 29/10/2023.
AMARAL, A. C.; BALBI, C. Guterres abre Assembleia com defesa da ONU em meio a críticas por ineficácia, 2022. Folha de S.Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/09/mundo-esta-viciado-em-combustiveis-fosseis-diz-secretario-geral-da-onu.shtml>. Acesso em: 16/08/2023.
ANDRADE, Daiany. Cacau ESG da Dengo ¨aprende¨ francês e ganha mais um endereço em Paris. 2023. Disponível em: <https://agfeed.com.br/esg/cacau-esg-da-dengo-aprende-frances-e-ganha-mais-um-endereco-em-paris/#>. Acesso em: 27/10/2023.
ATAÍDE, J. N. Análise do fator socioambiental como influência no comportamento de compra: Estudo de Caso Dengo Chocolates. 2023. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/63366/63366.PDF>. Acesso em: 27/10/2023.
AURÉLIO Neto, O.P. (2018). Estratégia espacial no mercado mundial de carne: a internacionalização do setor frigorífico brasileiro. (Dissertation) Doctorate, Universidade Federal de Goiás.
BARDIN, Laurence. “Análise de Conteúdo”. (2011). Trad. Reto, L; Pinheiro, A. São Paulo: Edições 70.
BRAMANTE, I. C.; CARLOTO, S.; BRAMANTE, S. ESG+i: governança ambiental, social e corporativa. São Paulo, SP: Ltr Editora, 2023. eBook.
BRUNDTLAND, Gro Harlem. Nosso futuro comum: comissão mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento. 2.ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.
COSTA, K. M. Estevan Sartoreli encabeça projeto de preservação de áreas remanescentes de Mata Atlântica. 2022. Disponível em: <https://29horas.com.br/pessoas/ceo-da-dengo-estevan-sartoreli-encabeca-projeto-de-preservacao-de-areas-remanescentes-de-mata-atlantica/> Acesso em: 27/10/2023.
COSTA; A.P.C.; GAMBETTA; L.C.A. Internacionalização de empresas Brasileiras como forma de vantagem competitiva na era da globalização. Revista Inteligência Competitiva, São Paulo, 2016. 162-165 p.
CZINKOTA, M., RONKAINEN, I. MOFFET, M. International business (The Dryden Press Series in Management) Thomson/South-Western, 7th Edition, 2005. USA.
DE SORDI, J.O. Desenvolvimento De Projeto de Pesquisa. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 62 p., 2017. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788547214975/>. Acesso em: 03/10/2023.
DENGO. Site Institucional – Produtores. Disponível em: <https://dengo.com/pt/pages/producers>. Acesso em: 27/10/2023.
DIEHL, A.A; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004, p. 47-62. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597012934>. Acesso em: 03/10/2023.
ELKINGTON, J. Sustentabilidade, canibais com garfo e faca, 1997. Edição História de 12 anos – São Paulo: Editora M.Books, 2012.
EXAME. REVISTA, DA REDAÇÃO. Cacau sustentável: como a Dengo revolucionou a indústria de chocolates pagando mais aos produtores. 2022. Disponível em: <https://exame.com/esg/cacau-sustentavel-como-a-dengo-revolucionou-a-industria-de-chocolates-pagando-mais-aos-produtores_red-01/>. Acesso em: 01/11/2023.
FECOMERCIOSP. ESG: as lições de empresas que investem em sustentabilidade e responsabilidade social. 2022. Disponível em: <https://www.fecomercio.com.br/noticia/esg-as-licoes-de-empresas-que-investem-em-sustentabilidade-e-responsabilidade-social>. Acesso em: 04/11/23.
FERNANDES, F. Com práticas ESG, Dengo deslancha na pandemia. 2022. Disponível em: <https://dcomercio.com.br/publicacao/s/com-praticas-esg-dengo-deslancha-na-pandemia>. Acesso em: 01/11/2023.
FERNANDEZ, Z.; NIETO, M. J. (2005). La estrategia de internacionalización de la pequeña empresa familiar. Cuadernos de Economía y Dirección de la Empresa, 22(15), 107-126.
FRACHETTA, A. Branding de Sustentabilidade: Dengo e o Chocolate com sabor de mudar o mundo. 2023 Disponível em: <https://pt.linkedin.com/pulse/branding-de-sustentabilidade-dengo-e-o-chocolate-com-sabor-frachetta>. Acesso em: 27/10/2023.
FURLAN, J., ZANOTTO; M. P.; CARRARO, I.; BARCELLOS, P. F. P. (2016). Estratégias de Marketing Internacional como facilitadoras do processo de Internacionalização: Estudo de Caso em uma empresa brasileira fabricante de materiais de fricção. In XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, p. 26-132, 2018.
GODOI, M. H.; PACHECO, J. M. Sustentabilidade E Abordagem Sistêmica: Reconsiderando O Triple Bottom Line. Operations & production management [recurso eletrônico]. Capítulo16, p. 234. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. Disponível em: <https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/sustentabilidade-e-abordagem-sistemica-reconsiderando-o-triple-bottom-line>. Acesso em: 16/09/2023.
IBGC. Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Disponível em: <https://www.ibgc.org.br/>. Acesso em 21 setembro 2023
LANDIN, Tulio apud PR NEWSWIRE. Co-ceo dengo compartilha estratégias de expansão da marca no videocast ‘pod do varejo’, DA LINX. 2023. Disponível em: <https://bluestudio.estadao.com.br/agencia-de-comunicacao/prnewswire/prnewsinternacional/co-ceo-da-dengo-compartilha-estrategias-de-expansao-da-marca-no-videocast-pod-do-varejo-da-linx-2/>. Acesso em: 27/10/2023.
ODS BRASIL. Objetivos Desenvolvimento Sustentável. 2023. Disponível em: <https://odsbrasil.gov.br/home/agenda>. Acesso em: 27/10/2023.
ONU – Organização das Nações Unidas. A ONU e o meio ambiente, 2020. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/91223-onu-e-o-meio-ambiente>. Acesso em: 21/09/2023.
PINTO, M., PEREIRA, R. A internacionalização das PME portuguesas: um estudo de caso. XXVI jornadas Luso-Espanholas de gestão cientifica-competitividade das regiões transfronteiriças, (2016). Disponível em: <http://hdl.handle.net/10400.22/7709>. Acesso em: 29/10/2023.
PEREIRA, C. REDE BRASIL DO PACTO GLOBAL. ESG: Entenda o significado da sigla ESG (Ambiental, Social e Governança) e saiba como inserir esses princípios no dia a dia de sua empresa, 2022 Disponível em: <https://www.pactoglobal.org.br/pg/esg#:~:text=ESG%20%C3%A9%20uma%20sigla%20em,Mundial%2C%20chamada%20Who%20Cares%20Wins.>. Acesso em 18/09/2023.
ROMARO, P.; SERRALVO, F. A. ESG: uma visão plural, 2022. 1ª.ed. São Paulo: Estação das letras e cores. Disponível em: https://www.pucsp.br/sites/default/files/download/graduacao/cursos/administracao/esg-uma-visao-plural-site-puc.pdf. Acesso em: 18/09/2023.
ROOT, F. R. Entry strategies for international markets. Lexington, MA: Lexington books, 1994.
SAMBRANA, C. Na Dengo, um chocolate com “sabor ESG” e DNA da Natura atrai o mercado. 2021. Disponível em: <https://neofeed.com.br/blog/home/na-dengo-um-chocolate-com-sabor-esg-e-dna-da-natura-atrai-o-mercado/>. Acesso em: 01/11/2023.
SEBRAE-SP. Não é só chocolate: Estevan Sartoreli, da Dengo, explica como a marca une sabor e Responsabilidade Social. 2022. Disponível em: <https://sp.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/nao-e-so-chocolate-estevan-sartoreli-da-dengo-explica-como-a-marca-une-sabor-e-responsabilidade-social/>. Acesso em: 27/10/2023.
TUCCI, A. "O mundo não precisa de mais marcas, precisa de mais negócios de impacto", afirma Estevan Sartoreli, CEO da Dengo. 2021. Disponível em: <https://forbes.com.br/forbeslife/2021/04/o-mundo-nao-precisa-de-mais-marcas-precisa-de-mais-negocios-de-impacto-afirma-estevan-sartoreli-ceo-da-dengo/>. Acesso em: 29/10/2023.
VIZEU, Rodrigo. Dengo, eleito melhor chocolate, compensa preço com sabor e sustentabilidade. Disponível em: <https://saopaulo.folha.uol.com.br/o-melhor-de-saopaulo/2019/restaurantes-bares-e-cozinha/06/dengo-eleito-melhor-chocolate-compensa-preco-com-sabor-e-sustentabilidade.shtml>. Acesso em: 27/10/2023.
WELFORD, R.; PRESCOTT, K. European Business – An issue – based Approach. London: Pitman Publishing, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Camila Pereira Pontes Ribeiro , Marina Peixoto Guimarães , Ester Felix
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.