Logística 4.0 e suas Aplicações na Indústria Agrícola

Autores

  • Carolina Aparecida Roque de Andrade Universidade Cruzeiro do Sul
  • Kevin Robert Gerst Universidade Cruzeiro do Sul
  • Igor Maciesza Gimenez Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11075165

Palavras-chave:

Indústria 4.0, Logística, IoT, Big Data, Blockchain

Resumo

Quando inserida no contexto da Indústria 4.0, a Logística propõe uma revolução no campo da gestão. Utiliza-se de tecnologias emergentes como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, análise de Big Data e Blockchain. Esta inovação tem o potencial de transformar profundamente o mercado agrícola, desde a forma como os produtos são cultivados até sua distribuição. Este estudo buscou compreender a aplicação da Logística 4.0 na agricultura e contemplar como sua implementação pode beneficiar a cadeia de suprimentos agrícolas. A necessidade dessa pesquisa é justificada pela importância da agricultura para a segurança alimentar global (ODS - 2) e para a economia, especialmente à luz do crescente desafio de alimentar uma população mundial em crescimento. O mercado agrícola se beneficia do monitoramento em tempo real proporcionado por ferramentas que permitem o acompanhamento das condições climáticas, do solo e do desenvolvimento das culturas, resultando em uma gestão de produção mais eficiente, bem como outras tecnologias que permitem a análise de grandes volumes de informações, um recurso valioso para a tomada de decisões. A metodologia do estudo foi baseada em uma revisão bibliográfica sistemática de publicações recentes, e os resultados apontam para a importância crescente da pesquisa em logística e agricultura, com diferentes regiões do Brasil demonstrando níveis variados de interesse sobre o tema. Ao promover a pesquisa, observou-se que a Logística 4.0 oferece soluções inovadoras para otimizar a gestão da cadeia de suprimentos agrícolas, promovendo eficiência, sustentabilidade e garantindo a segurança alimentar. Contudo, suas tecnologias requerem pesquisa contínua, adaptação e superação de desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALECRIM, E. - Big Data: O Que é e Como Funciona. Site:Infowester, 2015.

BENEVIDES, S. D.; RAMOS, A. M., PEREZ, R. - Necessidade da Implementação da Rastreabilidade Como Ferramenta de Qualidade Para a Industrialização da Manga na Zona da Mata mineira. Revista Brasileira Agrociência, v.13, n.1, Pelotas, 2007.

BORLIDO, D. J. A. - Indústria 4.0 – Aplicação a Sistemas de Manutenção. Faculdade de Engenharia Universidade do Porto, 2017.

BRUN, L. R. A. – Gestão e Tecnologia Industrial – GETEC, CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAI CIMATEC, Salvador, 2021.

CHADDAD, F. - Economia e Organização da Agricultura Brasileira. São Paulo, 2017.

Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – A/RES/70/1 – Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, 2015.

FIRJAN - Sistema FIRJAN, Indústria 4.0. Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2016.

JOMINI, A-H – Sumário da Arte da Guerra, 1836.

KAGERMANN, H.; WAHLSTER, W.; HELBIG, J. - Recommendations for Implementing the Strategic Initiative Industrie 4.0. Acatech, 2013.

MELO, J. F. M. – Agricultura 4.0: O Poder da Tecnologia no Agronegócio. Faculdade de Mogi das Cruzes.

NASCIMENTO, J. R. – Gestão e Tecnologia Industrial – GETEC, São Paulo, 2022.

PILLON, C. N. - Dos Pós de Rocha aos Remineralizadores: Passado, Presente e Desafios. In: Congresso Brasileiro de Rochagem, v. 3,Pelotas, 2017.

PRESS, G. - A Very Short History Of Big Data. Revista: Forbes, 2013.

SANTOS, J. C. D. – Logística: Evolução e perspectiva. Revista de Ciências Empresariais, 2010.

Downloads

Publicado

26-04-2024

Como Citar

Andrade, C. A. R. de, Gerst, K. R., & Gimenez, I. M. (2024). Logística 4.0 e suas Aplicações na Indústria Agrícola. Revista Do Encontro De Gestão E Tecnologia, 1(03), 41–47. https://doi.org/10.5281/zenodo.11075165

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.