Logística 4.0 e suas Aplicações na Indústria Agrícola
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11075165Palavras-chave:
Indústria 4.0, Logística, IoT, Big Data, BlockchainResumo
Quando inserida no contexto da Indústria 4.0, a Logística propõe uma revolução no campo da gestão. Utiliza-se de tecnologias emergentes como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, análise de Big Data e Blockchain. Esta inovação tem o potencial de transformar profundamente o mercado agrícola, desde a forma como os produtos são cultivados até sua distribuição. Este estudo buscou compreender a aplicação da Logística 4.0 na agricultura e contemplar como sua implementação pode beneficiar a cadeia de suprimentos agrícolas. A necessidade dessa pesquisa é justificada pela importância da agricultura para a segurança alimentar global (ODS - 2) e para a economia, especialmente à luz do crescente desafio de alimentar uma população mundial em crescimento. O mercado agrícola se beneficia do monitoramento em tempo real proporcionado por ferramentas que permitem o acompanhamento das condições climáticas, do solo e do desenvolvimento das culturas, resultando em uma gestão de produção mais eficiente, bem como outras tecnologias que permitem a análise de grandes volumes de informações, um recurso valioso para a tomada de decisões. A metodologia do estudo foi baseada em uma revisão bibliográfica sistemática de publicações recentes, e os resultados apontam para a importância crescente da pesquisa em logística e agricultura, com diferentes regiões do Brasil demonstrando níveis variados de interesse sobre o tema. Ao promover a pesquisa, observou-se que a Logística 4.0 oferece soluções inovadoras para otimizar a gestão da cadeia de suprimentos agrícolas, promovendo eficiência, sustentabilidade e garantindo a segurança alimentar. Contudo, suas tecnologias requerem pesquisa contínua, adaptação e superação de desafios.
Downloads
Referências
ALECRIM, E. - Big Data: O Que é e Como Funciona. Site:Infowester, 2015.
BENEVIDES, S. D.; RAMOS, A. M., PEREZ, R. - Necessidade da Implementação da Rastreabilidade Como Ferramenta de Qualidade Para a Industrialização da Manga na Zona da Mata mineira. Revista Brasileira Agrociência, v.13, n.1, Pelotas, 2007.
BORLIDO, D. J. A. - Indústria 4.0 – Aplicação a Sistemas de Manutenção. Faculdade de Engenharia Universidade do Porto, 2017.
BRUN, L. R. A. – Gestão e Tecnologia Industrial – GETEC, CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAI CIMATEC, Salvador, 2021.
CHADDAD, F. - Economia e Organização da Agricultura Brasileira. São Paulo, 2017.
Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – A/RES/70/1 – Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, 2015.
FIRJAN - Sistema FIRJAN, Indústria 4.0. Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2016.
JOMINI, A-H – Sumário da Arte da Guerra, 1836.
KAGERMANN, H.; WAHLSTER, W.; HELBIG, J. - Recommendations for Implementing the Strategic Initiative Industrie 4.0. Acatech, 2013.
MELO, J. F. M. – Agricultura 4.0: O Poder da Tecnologia no Agronegócio. Faculdade de Mogi das Cruzes.
NASCIMENTO, J. R. – Gestão e Tecnologia Industrial – GETEC, São Paulo, 2022.
PILLON, C. N. - Dos Pós de Rocha aos Remineralizadores: Passado, Presente e Desafios. In: Congresso Brasileiro de Rochagem, v. 3,Pelotas, 2017.
PRESS, G. - A Very Short History Of Big Data. Revista: Forbes, 2013.
SANTOS, J. C. D. – Logística: Evolução e perspectiva. Revista de Ciências Empresariais, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Carolina Aparecida Roque de Andrade, Kevin Robert Gerst, Igor Maciesza Gimenez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.