LEAR+: Auxílio à aprendizagem

Autores

  • Nair Santos de Sousa Fatec Zona Leste
  • Henrique da Silva Machado Fatec Zona Leste
  • Rafael Oliveira Bezerra da Silva Fatec Zona Leste
  • Andreza Maria de Souza Rocha Fatec Zona Leste
  • Jeferson Roberto de Lima Fatec Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10905906

Palavras-chave:

Lúdica, Fundamental, Python, Kivy

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar o desenvolvimento de um aplicativo destinado a auxiliar professores, disponibilizando atividades lúdicas para alunos do Ensino Fundamental I. O aplicativo visa tornar a experiência de aprendizagem mais envolvente e divertida, combinando a tecnologia com a pedagogia. No contexto deste projeto, identificaram-se questões que afetam o sistema educacional como a falta de proximidade e interesse significativo nas matérias. Diante disso, uma abordagem eficaz para aprimorar as habilidades de leitura e escrita de crianças do Ensino Fundamental I envolve a combinação de práticas de leitura diárias, atividades interativas e o estímulo à criatividade na escrita, criando um ambiente de aprendizagem estimulante e encorajador. O desenvolvimento do projeto baseou-se na revisão bibliográfica que utiliza publicações de outros autores como livros, artigos e informações disponíveis na internet. Com base nestes materiais, que destacam a importância de repensar métodos de ensino para promover o engajamento dos alunos e o uso da tecnologia como apoio, o objetivo deste artigo é desenvolver uma plataforma de aprendizagem que empregue métodos lúdicos e interativos para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, incentivando a participação e o envolvimento dos alunos, além de facilitar a assimilação dos conteúdos abordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASANOVA, Marco; MOURA, Arnaldo. Princípios de Sistemas de Gerência de Bancos de Dados Distribuídos. Edição Revisada (1999), 2014.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

CustomTkinter: Interface Python para Ctk/Tk. Disponível em: https://docs.python.org/pt-br/dev/library/tkinter.html Acesso em 28, julho,2023.

Firebase: Realtime Database documentação. Disponível em: https://firebase.google.com/docs/database?hl=pt-br Acesso em: 28, julho,2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GUEDES, Gilleanes T. A. UML 2: uma abordagem prática. 3. ed. São Paulo: Novatec, 2018.

Kivy: Documentação Kivy. Disponível em: https:// https://kivy.org/doc/stable/ Acesso em 28, julho,2023.

Mandela, Nelson. Longa caminhada para a liberdade. 1. Ed. São Paulo: Nossa Cultura,2012.

Ramalho, Luciano. Python Fluente: Programação Clara, concisa e eficiente. 1. Ed. São Paulo: Novatec, 2015.

SILVA, Joana; OLIVEIRA, Maria. A importância de materiais de apoio atrativos no processo de ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 25, n. 49, p. 417-430, maio/ago. 2020.

Tkinter: Interface Python para Ctk/Tk. Disponível em: https://docs.python.org/pt-br/dev/library/tkinter.html Acesso em 28, julho,2023.

Publicado

28-02-2024

Como Citar

Sousa, N. S. de, da Silva Machado, H., Oliveira Bezerra da Silva, R., Maria de Souza Rocha, A., & Roberto de Lima, J. (2024). LEAR+: Auxílio à aprendizagem. Revista Do Encontro De Gestão E Tecnologia, 1(01), 85–91. https://doi.org/10.5281/zenodo.10905906

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)