LEAR+: Auxílio à aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10905906Palavras-chave:
Lúdica, Fundamental, Python, KivyResumo
Este artigo tem como objetivo abordar o desenvolvimento de um aplicativo destinado a auxiliar professores, disponibilizando atividades lúdicas para alunos do Ensino Fundamental I. O aplicativo visa tornar a experiência de aprendizagem mais envolvente e divertida, combinando a tecnologia com a pedagogia. No contexto deste projeto, identificaram-se questões que afetam o sistema educacional como a falta de proximidade e interesse significativo nas matérias. Diante disso, uma abordagem eficaz para aprimorar as habilidades de leitura e escrita de crianças do Ensino Fundamental I envolve a combinação de práticas de leitura diárias, atividades interativas e o estímulo à criatividade na escrita, criando um ambiente de aprendizagem estimulante e encorajador. O desenvolvimento do projeto baseou-se na revisão bibliográfica que utiliza publicações de outros autores como livros, artigos e informações disponíveis na internet. Com base nestes materiais, que destacam a importância de repensar métodos de ensino para promover o engajamento dos alunos e o uso da tecnologia como apoio, o objetivo deste artigo é desenvolver uma plataforma de aprendizagem que empregue métodos lúdicos e interativos para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, incentivando a participação e o envolvimento dos alunos, além de facilitar a assimilação dos conteúdos abordados.
Downloads
Referências
CASANOVA, Marco; MOURA, Arnaldo. Princípios de Sistemas de Gerência de Bancos de Dados Distribuídos. Edição Revisada (1999), 2014.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
CustomTkinter: Interface Python para Ctk/Tk. Disponível em: https://docs.python.org/pt-br/dev/library/tkinter.html Acesso em 28, julho,2023.
Firebase: Realtime Database documentação. Disponível em: https://firebase.google.com/docs/database?hl=pt-br Acesso em: 28, julho,2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GUEDES, Gilleanes T. A. UML 2: uma abordagem prática. 3. ed. São Paulo: Novatec, 2018.
Kivy: Documentação Kivy. Disponível em: https:// https://kivy.org/doc/stable/ Acesso em 28, julho,2023.
Mandela, Nelson. Longa caminhada para a liberdade. 1. Ed. São Paulo: Nossa Cultura,2012.
Ramalho, Luciano. Python Fluente: Programação Clara, concisa e eficiente. 1. Ed. São Paulo: Novatec, 2015.
SILVA, Joana; OLIVEIRA, Maria. A importância de materiais de apoio atrativos no processo de ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 25, n. 49, p. 417-430, maio/ago. 2020.
Tkinter: Interface Python para Ctk/Tk. Disponível em: https://docs.python.org/pt-br/dev/library/tkinter.html Acesso em 28, julho,2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nair Santos de Sousa, Henrique da Silva Machado, Rafael Oliveira Bezerra da Silva, Andreza Maria de Souza Rocha, Jeferson Roberto de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.