Melhorando a Distribuição em uma Empresa
O Impacto da Roteirização Eficiente na Solução de Desafios de Envio e Distribuição
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13361109Palavras-chave:
Logística, Roteirização, Envio e distribuiçãoResumo
Este estudo se concentra na Empresa, uma organização que enfrenta desafios notáveis em seu processo de distribuição, especialmente com envios fracionados. Apesar de sua localização estratégica e de um fluxo constante de demanda, a Empresa tem lutado com a ineficiência em suas operações de distribuição. Diante do exposto o estudo tem como objetivo é identificar e analisar as falhas no sistema atual de distribuição da Empresa e explorar como uma abordagem melhorada de roteirização pode oferecer soluções definidas. No desenvolvimento deste estudo, foi adotada uma metodologia que integra dois componentes essenciais: um estudo de caso breve e uma revisão bibliográfica. Essa abordagem multifacetada foi escolhida para garantir uma compreensão abrangente dos desafios e oportunidades relacionadas. à roteirização e distribuição na empresa em questão. Após examinar minuciosamente as operações logísticas e de roteirização da Empresa, é fundamental enfatizar que existem obstáculos consideráveis, bem como novas perspectivas de avanço. A implementação proposta de uma estratégia de roteamento mais eficaz não só oferece uma solução para os problemas atuais enfrentados pela empresa, mas também a prepara para a prosperidade contínua num mercado competitivo.
Downloads
Referências
BALLOU, RH. Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais e Distribuição Física. São Paulo: Atlas, 2004.
BOWERSOX, DJ; CLOSS, DJ; COOPER, MB. Gestão Logística de Cadeias de Suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2007.
BRANCO, Fábio José Ceron; GIGIOLI, Olivia Aguiar. Roteirização de transporte de carga Estudo de caso: distribuidora de tintas e seu método de entregas. Revista da FAE, v. 17, n. 2, p. 56-81, 2014.
CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gestão da Cadeia de Suprimentos: Estratégia, Planejamento e Operação. 5. ed. Nova Jersey: Pearson Prentice Hall, 2013.
CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. 5. ed. Londres: Pearson Education, 2016.
COMPER, Indiana Caliman; SOUZA, Felipe Oliveira; CHAVES, Gisele de Lorena Diniz. Caracterização e Desafios da Logística Reversa de Óleos Lubrificantes. Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade, v. 2, n. 1, 2016.
ELKINGTON, J. Canibais com garfos: o triplo resultado dos negócios do século XXI. Oxford: Capstone, 1998.
GOMES, Jaísa Aparecida Costa et al. Aplicação de ferramenta computacional na otimização e mitigação de custos na roteirização da logística de transporte de cargas/Application of computational tool in the optimization and mitigation of costs in routing of charge transport logistics. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 7, p. 7703-7716, 2019.
HESKETT, JL; SASSER, NÓS; SCHLESINGER, LA. A cadeia de lucro de serviços. Nova York: Free Press, 1997.
MENTZER, JT; MYERS, MB; STANK, Manual TP de gerenciamento da cadeia de suprimentos global. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2007.
OLIVEIRA, C. M. Curva ABC na Gestão de Estoque. Educação e Pesquisa: a produção do conhecimento e a formação de pesquisadores. Anais: III Encontro Científico e Simpósio de Educação Unisalesiano, p. 1-11. 2011.
PACHECO, Diego Augusto de Jesus; MARTELETTI, Carina; SILVEIRA, Renata Matos Da. Desafios para a gestão de estoques em empresas de distribuição de bens de consumo. Revista Lasallista de Investigación , v. 1, pág. 371-388, 2020.
PEREIRA, Emilly Vitória Oliveira et al. Analisando melhorias na gestão de estoque em uma empresa que atua no segmento de mangueiras de Goiás. 2022.
RIBEIRO, Lívia Maria Pádua; MACHADO, Rosa Teresa Moreira. A importância da logística na gestão de resíduos sólidos em um pequeno município mineiro: decisões estratégicas no processo de transporte e roteirização. Revista de Administração da UNIMEP, v. 7, n. 2, p. 118-137, 2014.
SHEFFI, Y. O novo (ab)normal: remodelando a estratégia de negócios e da cadeia de suprimentos além da Covid-19. Cambridge, MA: MIT CTL Press, 2018.
SILVA, Bráulio Wilker. Gestão de estoques: planejamento, execução e controle. BWS CONSULTORIA, 2020.
SIQUEIRA, Diego Santos. A importância da roteirização na coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eliana Huanca Mamani, Olnei de Souza Jacques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.