Inserção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 2030 dos Trabalhos de Reciclagem de uma ONG de Ilha Solteira
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14938520Palavras-chave:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Educação Técnica, Sustentabilidade, ReciclagemResumo
Este projeto propõe a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030, com ênfase nos ODS 7, 8, 9 e 12, nas atividades de reciclagem de uma ONG em Ilha Solteira. A iniciativa envolverá os alunos do curso de Técnico em Mecânica da ETEC de Ilha Solteira, visando promover uma educação que ultrapasse as fronteiras acadêmicas e contribua para a formação integral dos estudantes. Ao associar os ODS aos trabalhos de reciclagem, espera-se que os alunos desenvolvam tanto habilidades técnicas quanto um compromisso com a cidadania global, abordando temas como sustentabilidade, justiça social, preservação ambiental e inclusão econômica. Esta abordagem permitirá que eles relacionem os objetivos globais às demandas locais, criando um legado de responsabilidade socioambiental e incentivando sua evolução pessoal e profissional. Assim, a ETEC assume um papel importante na conscientização dos estudantes para que atuem de maneira ativa em suas comunidades, contribuindo para um futuro mais justo e sustentável.
Downloads
Referências
Assmann, Hugo. Paradigmas educacionais e corporeidade. 2. ed. Piracicaba: Editora Unimep, 1994.
Campos, Vicente Falconi. TQC – Controle de Qualidade Total. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1992.
Chauí, Marilena. Artigos. Folha de São Paulo, 28 nov. 1999, Suplemento Mais.
Filho, Francisco Liberato Povoa e outros. Escola: Solucionando problemas e melhorando resultados. Belo Horizonte: Editora da Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1996.
Filho, Jenner Barretos Bastos e outros. Ciência, Ética e Sustentabilidade / Marcel Burstyn (org.). São Paulo: Editora Cortez, 2001.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
Gleiser, Marcelo. Folha de São Paulo, São Paulo, 26 jan. 2003, Suplemento Mais.
Machado, A. M. Educação Ambiental: Uma Abordagem Prática. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018.
Machado, Nilson José. Ensaios Transversais: cidadania e educação. São Paulo: Escrituras Editora, 1997.
Nações Unidas. Conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu. Disponível em :< https://nacoesunidas.org/>. Acesso em: 20 de janeiro de 2020.
Oliveira, J. C. Educação Ambiental e Reciclagem. Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2019.
Silveira, Z. S. Educação profissional no Brasil: da Industrialização ao século XXI. Publicações da Unesco. 2 de maio de 2006. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/6/14/educaccedilatildeo-profissional-no-brasil-da-industrializaccedilatildeo-ao-seacuteculo-xxi. Acesso em: 19 abr 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Antonio da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.