A Aplicação de Metodologias Ativas por meio da Gamificação no Processo de Ensino-Aprendizagem

Autores

  • Israel Leandro Souza Escola Técnica Estadual de Itaquera

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12593155

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Gamificação, Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente estudo apresentará a importância e os impactos da aplicação das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase no uso das ferramentas de gamificação para o desenvolvimento de competências e habilidades em sala de aula; visto que, o uso dessa metodologia, quando aplicada de forma correta, proporciona maior protagonismo aos estudantes durante a construção do seu conhecimento. Além disso, serão apresentadas as diferentes formas de abordagens das metodologias ativas em sala de aula, sendo elas, a aprendizagem baseada em projetos, entre times, sala de aula invertida e a gamificação, com foco maior no conceito e benefícios oferecidos pela gamificação das atividades, a qual possui como características principais a utilização dos elementos e recursos presentes no universo dos jogos para engajar e motivar os indivíduos durante a resolução de problemas, promover maior facilidade na compreensão dos conceitos apresentados e aumentar o engajamento dos estudantes em sala de aula. O estudo também apresentará dados estatísticos sobre a percepção dos estudantes em relação ao uso de ferramentas tecnológicas alinhadas à gamificação e suas vantagens, quando comparada com as metodologias de ensino tradicionais, bem como, os cuidados necessários para aplicação dessa ferramenta.

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Publicado

29-06-2024

Como Citar

Leandro Souza, I. (2024). A Aplicação de Metodologias Ativas por meio da Gamificação no Processo de Ensino-Aprendizagem. Revista Do Encontro De Gestão E Tecnologia, 1(05), 20–35. https://doi.org/10.5281/zenodo.12593155

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