A importância da educação corporativa e da aprendizagem contínua no setor público
Um estudo sobre a escola judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região - EJUD2
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13324086Palavras-chave:
Treinamento e Desenvolvmento, Universidade Corporativa, Setor Público, Escola JudicialResumo
Com o advento dos avanços científicos e das novas ferramentas tecnológicas, a Adminitração Pública, outrora demasiadamente burocrática, viu-se obrigada a adaptar-se e modernizar-se, a fim de prestar melhores serviços públicos à população, nos termos do que se preceitua na Constituição Federal Brasileira. Diante desse cenário, os órgãos públicos desenvolveram algumas ações de treinamento e desenvolvimento, com o objetivo de promover a capacitação de seus funcionários. As exigências de mercado aumentaram. A consciência das pessoas, sobre seus direitos, cresceu. Hoje, uma parte desses orgãos criou e implantou verdadeiras Universidades Corporativas, propiciando autênticas trilhas de aprendizagem no decorrer da vida laboral do empregado (lifelong learning), mantendo-os atualizados profissionalmente. É o caso do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região - São Paulo, que mantém, a 30 anos, uma Escola Judicial, a EJUD-2, que possui grande relevância para formação inicial e continuada de juízes, servidores, estagiários, terceirizados e público externo, trazendo à discussão temas recentes na área jurídica, gestão pública, idiomas, saúde e qualidade de vida.
Downloads
Referências
ALHEIT, Peter; DAUSIEN, Bettina. Processo de Formação e Aprendizagens ao Longo da Vida. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 1, p. 177–197, jan. 2006. Traduzido por Teresa Van Acker, a partir da versão francesa de Christine Delory-Momberger. Processus de formation et apprentissages tout au long de la vie, publicada em Orientation Scolaire et Professionnelle, 2005, n.1.
BEZERRA, Joacil Carlos Viana; COELHO, Ana Lúcia de Araújo Lima. Era uma Vez [...]”: Estimulando Pesquisas em Administração por Meio de Vinhetas. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão. Fortaleza, CE, Universidade Federal do Ceará - UFC, n. 21, vol. 10, n. 2, p. 1-10, 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 20 out. 2023.
_____. Emenda Constitucional Nº 19, de 04 de junho de 1998. Brasília, DF: Senado Federal, 1998. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc19.htm>. Acesso em: 20 out. 2023.
_____. Lei Nº 7.520, de 15 de julho de 1986. Cria a 15º Região da Justiça do Trabalho, institui a correspondente Procuradoria Regional do Ministério Público da União junto à Justiça do Trabalho, e dá outras providências. Brasília, DF: Senado Federal, 1986. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1980-1988/L7520.htm>. Acesso em: 10 nov. 2023.
_____. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Senado Federal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 06 out. 2023.
_____. Lei Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 - Lei Geral de Proteção de Dados. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Brasília, DF: Senado Federal, 2018. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm>. Acesso em: 11 nov. 2023.
BRANDÃO, Giselle Reis. A Universidade Corporativa e a Gestão de Recursos Humanos: Novas Configurações para Antigas Funções? Um Estudo de Caso na Universidade Corporativa do Banco do Brasil (Uni-B). (Dissertação de Mestrado (Administração de Empresas) - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Belo Horizonte, MG, 2004.
COELHO, Ricardo Corrêa. Administração Pública e o Contexto Institucional Contemporâneo; Módulo I. Brasília: ENAP/DDG, 2013.
FERNANDES, Carolina Passos. Do princípio da eficiência: conceito e características. Conteúdo Juridico. Brasília, DF: 27 set 2012. Disponivel em: <https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/31627/do-principio-da-eficiencia-conceito-e-caracteristicas>. Acesso em: 21 out. 2023.
FLORES, Javier Gil. Análisis de datos Cualitativos: Aplicaciones a la Investigación Educativa. Barcelona: Latorre Literaria. 1994.
FREITAS, Bruna Moura de. Educação e Trabalho: a Importância do Trabalho na Educação de Jovens e Adultos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade de Brasília - UnB, DF. 2013.
FURIS, Vera Cristina Soares; SILVA, Sandro Alves de Oliveira. Informatização dos Processos de Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT/SP): A Utilização das Ferramentas Eletrônicas no Processo de Execução Trabalhista. In: EnGeTec, 2020, Anais Eletrônico. Disponível em: <https://engetec.fateczl.edu.br/ANAIS_2020.pdf>. Acesso em: 22 out. 2023.
GASPARINI, Diógenes. Direito Administrativo. 10 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
KAPLAN, Aylin. Lifelong Learning: Conclusions from a Literarture Review. International Online Journal of Primary Education, vol. 5, n. 2, p. 43-50, 2016.
LEAL, Adriane et al. Teoria da Burocracia: uma Reflexão para a Enfermagem. Revista Contexto e Saúde, vol. 10, n. 20, p. 1381-1384, jan./jun. 2011.
MALMEGRIN, Maria Lonídia. Gestão Operacional. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; Brasília: CAPES: UAB, 2010.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 28 ed. atual. São Paulo: Malheiros, 2003.
MELRO, Ana. O Princípio Geral da Boa Administração no Código de Procedimento Administrativo Português. Pistas de Investigação. Revista Brasileira de Políticas Públicas. Brasília, DF, vol. 10, n. 2, p. 724-738, ago. 2020.
MENDONÇA, Paulo Bernardes Honório de. Gestão do Conhecimento: Teorias e Práticas. Brasília: ENAP/DDG, 2022.
MIGOTT, Ana Maria; GRZYBOVSKKI, Denize; SILVA, Luiz Anildo Anacleto da. A Aplicação Conceitual da Teoria da Burocracia na área da Enfermagem: uma Análise Empírica das Instituições Hospitalares de Passo Fundo (RS). São Paulo: Caderno de Pesquisas em Administração, v. 08, n. 1, jan./mar. 2001.
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 37 ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2021.
PEREIRA, José Matias. Curso de Administração Pública: Foco nas Instituições e Ações Governamentais. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
PIRES, José Calixto de Souza; MACÊDO, Kátia Barbosa. Cultura organizacional em organizações públicas no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 40, n. 1, p. 81–104, jan. 2006.
PORTUGAL. Código do Procedimento Administrativo. Decreto-Lei Nº 4/2015, de 7 de janeiro. Disponível em: <https://dre.pt/application/file/a/66047121>. Acesso em: 21 out. 2023.
RODRIGUES, Andréa Cristina Aparecida. Dimensões do Comportamento Organizacional na Esfera Pública. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ. São João Del-Rei, MG, 2018.
SANTOS, Émina. A Educação como Direito Social e a Escola como Espaço Protetivo de Direitos: uma Análise à Luz da Legislação Educacional Brasileira. Educação e Pesquisa, v. 45, 2019.
SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. Educação e Trabalho: uma Relação tão Necessária quanto Insuficiente. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 2, p. 72–81, abr. 2000.
SILVA, Douglas da. Aprendizagem ao Longo da Vida: como funciona e importância. Zendesk. São Paulo, 2022. Disponível em: <https://www.zendesk.com.br/blog/aprendizagem-longo-da-vida/>. Acesso em: 05 nov. 2023.
SOUZA, Maria de Lourdes Medeiros de (coord.). Princípios Básicos da Administração Pública: Poderes, Deveres, Direitos e Responsabilidades do Servidor. São Paulo: FEAUSP, 2013.
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO. Justiça do Trabalho: TRT da 2ª Região (SP). Página Inicial. Disponível em: <https://ww2.trt2.jus.br/>. Acesso em: 08 nov. 2023.
_____. Resolução Administrativa GP Nº 01/1993, de 19 de janeiro de 1994. São Paulo. Disponível em: <https://www.trt2.jus.br/geral/tribunal2/Normas_Presid/Resol_Adm/01_93.html>. Acesso em: 10 nov. 2023.
_____. Resolução Administrativa GP Nº 05/2008, de 30 de junho de 2008. São Paulo. Disponível em: <https://basis.trt2.jus.br/bitstream/handle/123456789/11738/resolucao_adm_05_08.html?sequence=6&isAllowed=y>. Acesso em: 10 nov. 2023.
_____. Projeto Pedagógico da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região: Biênio 2022-2024. Disponível em: <https://ww2.trt2.jus.br/fileadmin/ejud/2.transparencia/EJUD2-Projeto-Pedagogico_v1.1-2023.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2023.
VELOSO, Fernando. Educação e Mercado de Trabalho. FGV IBRE. Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: <https://blogdoibre.fgv.br/posts/educacao-e-mercado-de-trabalho>. Acesso em: 06 nov. 2023.
VIEIRA, James Batista; BARRETO, Rodrigo Tavares de Souza. Governança, Gestão de Riscos e Integridade. Brasília: ENAP, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vera Cristina Soares Furis , Victor Hugo Xavier Nelo da Silva , José Carlos Hoelz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.