A Importância da Auditoria como Estímulo para Melhores Resultados nos Processos Internos de uma Empresa
Um Estudo de Caso nos Canais de Vendas da Empresa Swift
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.2.3-8Palavras-chave:
Auditoria interna, Processos internos, MelhoriasResumo
Esse artigo tem por objetivo, analisar os processos internos de auditoria nos canais de vendas da empresa multinacional Swift. A pesquisa apresenta os aspectos teóricos sobre auditoria concernente a área de Recursos Humanos e vem estruturada no estudo de caso desenvolvido na área de atendimento ao cliente externos e internos apresentando como é a tratativa em seus diferentes canais de vendas, a metodologia utilizada possui abordagem qualitativa com coleta e análise de dados, revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Após análise foi verificado que há diferentes tratativas e propõe-se ideias de melhorias como a padronização dos processos e sistemas, para melhor comunicação, redução de desperdícios, aumento da produtividade com qualidade e fidelização de clientes e funcionários.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: Um Curso Moderno e Completo. São Paulo: Atlas, 2009.
ALVES, Joaquim José dos Santos. Princípios e prática de auditoria e revisão de contas. 2015.
ATTIE, William. Auditoria interna. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1992.
ATTIE, William. Auditoria : conceitos e aplicações. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
CHIAVENATO, I. Recursos Humanos.7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
CFC - CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução nº 986/03, de 21 de novembro de 2003. Aprova a NBC TI 01 – Da Auditoria Interna. Disponível em: https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/nbc-ti-de-auditoria-interna/.Acesso em: 19 fev. 2023.
CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria contábil: teoria e prática. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
CREPALDI, Silvio Aparecido; CREPALDI, Guilherme Simões. Auditoria contábil. Grupo Gen-Atlas, 2016
CRESWELL, John W. Métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell; tradução Magda Lopes; consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição Dirceu da Silva. - 3. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2010.
ESPÍNDOLA, Suzana Carla Nunes Lins. Padronização de Processos Administrativos para Melhoria Contínua em uma Empresa de Serviços. Dissertação (Mestrado). 2011. Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
FERNANDES, R. A importância das boas práticas de Auditoria no e-commerce na área business-to-business. Filho, H. (2009). Auditoria operacional: um enfoque multidisciplinar. Revista Controle - Doutrina e Artigos, 7(1), 197–210. 2021.
https://doi.org/10.32586/rcda.v7i1.288
FRANCO , Hilário; MARRA, Ernesto. Auditoria contábil: normas de auditoria, procedimentos e papéis de trabalho, programas de auditoria e relatórios de auditoria. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
GERRING, John. Pesquisa de estudo de caso: princípios e práticas. Editora Vozes, 2019.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
INSTITUTO DOS AUDITORES INTERNOS DO BRASIL, Disponível em: https://iiabrasil.org.br/ippf/definicao-de-auditoria-interna, fev. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Paula Rodrigues, Jose Carlos Hoelz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Ao ser submetido à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.