A Cabotagem como Alternativa para Redução de Emissão de CO2 no Transporte de Carga Brasileiro

Case Study

Autores

  • GEOVANA LISSA MOREIRA PASSOS FATEC Guarulhos
  • JANICE DA SILVA FIDELIS FATEC Guarulhos
  • ALEXANDRE FORMIGONI Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • REGIANE DE FÁTIMA BIGARAN MALTA FATEC Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.29327/2384439.2.1-8

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Logística verde, Cabotagem, Dióxido de carbono

Resumo

Os processos de logística de transportes buscam tornar a cadeia de suprimentos mais sustentáveis e isso faz com que o interesse por esses processos aumente cada vez mais, já que esse tipo de logística impacta menos o meio ambiente, reduzindo custos e agregando valor ao produto, sendo assim, uma vantagem competitiva, em meio a consumidores que buscam por produtos mais sustentáveis. Nesse sentido, esse artigo apresenta o processo transporte de uma empresa multinacional francesa do ramo de eletroeletrônicos, que faz operação de transporte via rodoviário em todo o país. A empresa estabeleceu um grande desafio: contribuir com as metas do Acordo de Paris (COP21), que visa a redução da emissão de gases de efeito estufa. Desta forma, foi projetado a troca do modal rodoviário para cabotagem em uma operação que transfere produtos de uma planta em São Paulo para Manaus, com objetivo de reduzir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com intuito de entender e mapear o funcionamento desses processos, bem como uma análise quantitativa com base em dados fornecidos pela empresa, utilizados para calcular o custo do frete e a quantidade de CO2 emitida em ambos os processos de transferência, com a finalidade de identificar qual modal é mais sustentável. Os resultados apontam a eficiência ambiental do modal hidroviário e sugere também melhor rentabilidade quanto ao frete ton/km transportado.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

PASSOS, G. L. M., FIDELIS , J. D. S., FORMIGONI, A., & MALTA, R. D. F. B. (2023). A Cabotagem como Alternativa para Redução de Emissão de CO2 no Transporte de Carga Brasileiro: Case Study. Advances in Global Innovation & Technology, 2(1), 73–81. https://doi.org/10.29327/2384439.2.1-8

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