E@SY-Bikes
Inovação em Locação de Bicicletas na Palma da Mão
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.2.3-6Palavras-chave:
Aplicação, Locação de Bicicletas, Experiência do Usuário, TecnologiaResumo
Apresentamos o desenvolvimento e a avaliação da aplicação E@sy-Bikes, uma inovação em locação de bicicletas, que visa proporcionar uma experiência de qualidade aos usuários. A pesquisa se concentra na criação de uma plataforma que integra recursos avançados de geolocalização em tempo real e compartilhamento, permitindo o cadastro de usuários, geração de perfis personalizados e a liberação das bicicletas por meio de QRCode ou Token e abrange tanto as versões web e móvel, para oferecer maior acessibilidade e praticidade aos usuários. O foco principal está na experiência do usuário navegação fluída, layout atrativo e recursos funcionais. Além de promover a locação de bicicletas como uma opção acessível, saudável e sustentável, a aplicação E@sy-Bikes seria uma alternativa rentável a outros meios de transporte, pois contribui para a redução da poluição e bem-estar. A segurança também priorizada, com utilização de tecnologias como QRCode e pontos específicos de aluguel. Para o seu desenvolvimento, foi realizada uma pesquisa abrangente de fontes relevantes, fornecendo embasamento teórico sólido para a análise da demanda e flexibilidade neste processo, pesquisa de mercado e gestão ágil. O artigo destaca a aplicação E@sy-Bikes solução inovadora em locação de bicicletas, com ênfase na experiência do usuário, praticidade e sustentabilidade. Os resultados obtidos até o momento indicam sua viabilidade e eficácia, bem como o seu potencial para atender a uma ampla base de usuários através da integração de recursos tecnológicos avançados, de forma conveniente e sustentável, contribuindo para um estilo de vida mais saudável e para a preservação do meio ambiente.
Downloads
Referências
BRUNO, G. et al. Smart Bike: Plataforma Aberta para Monitoramento e Gestão de Transporte Urbano baseado em Bicicletas Elétricas e IoT. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 29., 2019, Salvador. Anais [...]. Salvador: ABEPRO, 2019. p. 1-10. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_324_427_38029.pdf. Acesso em: 11 abr. 2023.
CELIS-MORALES, C. et al. Health benefits of cycling: a systematic review. BMJ Open Sport & Exercise Medicine, v. 2, n. 1, 2017. Disponível em: https://bmjopensem.bmj.com/content/bmjosem/2/1/e000135.full.pdf. Acesso em: 11 abr. 2023.
KIENTEKA, M. et al. Fatores associados ao uso de bicicletas como meio de transporte em cidade de médio porte no sul do Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 21, n. 3, p. 267-275, 2016. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/9514/7544. Acesso em: 11 abr. 2023.
SANTOS, R. C.; LIMA, A. F. Libera a bike aí?! Avaliando a qualidade de uso de um aplicativo de apoio à mobilidade urbana. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 54, n. 2, p. 385-401, mar./abr. 2020. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/96075/93545. Acesso em: 11 abr. 2023.
SHAHEEN, S.; GUZMAN, S. "Are Bikeshare Users Subsidizing Private Vehicle Owners? Evidence from 10 North American Cities". Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, v. 2673, n. 10, p. 288-296, 2019. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0361198119885109. Acesso em: 11 abr. 2023.
SHEN, J.; ZHU, Q.; JIANG, Y. Cost comparison of bike sharing and public transit in different urban areas: evidence from Hangzhou, China. Journal of Cleaner Production, v. 204, p. 307-316, 2018. DOI: 10.1016/j.jclepro.2018.08.171. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652618323271. Acesso em: 11 abr. 2023.
SILVA JUNIOR, J.; REMPTO, V. Bike-UFF: Um sistema de compartilhamento para o transporte verde. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 15., 2019, Aracaju. Anais [...]. Aracaju: Sociedade.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dante Rossato da Silva, Guilherme Henrique Barreto Silva, José Calos Silva Uchoa, Luciana Filgueira Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Ao ser submetido à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.