Avaliação de Usabilidade do Teams Utilizando a Escala de Usabilidade de Sistema
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.1.3-5Palavras-chave:
Usabilidade, Teams, SUSResumo
Sistemas gestão acadêmicos são comuns nas instituições públicas de ensino superior, pois elas organizam o dia a dia da comunidade acadêmica. Os aplicativos que auxiliam o ensino e a aprendizagem são essenciais e a usabilidade percebida por esta ferramenta é um aspecto importante para os docentes. Este trabalho utiliza o Microsoft Teams, como plataforma de referência, para a avaliação da usabilidade, dado que ele foi adotado pelo Centro Paula Souza para todas as unidades de ensino. Para fins de avaliação foi aplicado um questionário com questões demográficas como idade, a presença do docente na instituição em 2020, grau de escolaridade e a Escala de Usabilidade do Sistema. Dos 155 docentes, apenas 55 participaram voluntariamente. Fatores demográficos influenciaram pouco no resultado, mas área de atuação pareceu influenciar a avaliação que pode indicar uma influência de uso constante de outros softwares nesta área. Resultados apresentam uma baixa avaliação geral da usabilidade do Teams, especificamente dos docentes que foram obrigados a utilizá-los, o que pode indicar uma experiência não muito boa resultante do período pandêmico.
Downloads
Referências
ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distãncia, v. 10, p. 83-92, December 2011. ISSN ISSN: 1806-1362.
BANGOR, A.; KORTUM, P.; MILLER, J. Determining What Individual SUS Scores Mean: Adding an Adjective Rating Scale. J. Usability Studies, Bloomingdale, v. 4, p. 114-123, May 2009. ISSN ISSN: 19313357. Disponivel em: <http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2835587.2835589>.
BARBACCI, M. R. et al. Quality Attributes. Carnegie Mellon University. [S.l.]. 1995.
BAUMGARTNER, J. et al. Pictorial System Usability Scale (P-SUS): Developing an Instrument for Measuring Perceived Usability. Proceedings of the 2019 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. 2019. p. 1–11.
BIJARCHIAN, A.; ALI, R. A Model to Assess the Usability of Enterprise Architecture Frameworks. 2013 International Conference on Informatics and Creative Multimedia. [S.l.]: [s.n.]. 2013. p. 33-37.
BROOKE, J. System Usability Scale - SUS. Usability Net. [S.l.]. 1986.
BROOKE, J. SUS: A Retrospective. J. Usability Studies, Bloomingdale, v. 8, p. 29–40, 2013. ISSN ISSN: 1931-3357. Disponivel em: <http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2817912.2817913>.
DARSIE, C.; FURTADO, R. A. Covid-19 e educação básica: reflexões sobre riscos e controle espacial no retorno às aulas presenciais. Roteiro (Joaçaba), v. 47, 2021. ISSN ISSN: 0104-4311.
FATEC ZONA LESTE. Fatec Zona Leste, 2022. Disponivel em: <http://fateczl.edu.br/sobre>. Acesso em: 08 out 2022.
FATEC ZONA LESTE. Fatec Zona Leste, 2022. Disponivel em: <https://www.fateczl.edu.br/enade_2018>. Acesso em: 10 Out 2022.
FORBES. 6 apps mais usados pelos brasileirosLeia mais em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/08/6apps-com-maior-frequencia-de-uso-pelos-brasileiros/. Forbes. [S.l.]. 2022.
HYPOLITO, Á.; CRISTINA, L.; PIZZI, L. Reestruturação curricular e auto-intensificação do trabalho docente. Currículo sem Fronteiras, v. v. 9, p. 100-112, July 2009. ISSN ISSN: 1645-1384.
ISO 25000 PORTAL. ISO/IEC 25040:2011Systems and software engineering — Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) — Evaluation process. ISO 25000, 2019. Disponivel em: <https://iso25000.com/index.php/en/iso-25000-standards/iso-25010>. Acesso em: 02 Out 2022.
LANDIS, J. R.; KOCH, G. G. The Measurement of Observer Agreement for Categorical Data. Biometrics, v. 33, 1977.
LIMA, O. M. L.; CORDEIRO, N. T. Os impactos ocasionados pela Pandemia Covid-19 no Bem-estar Psicológico de Profissionais de Saúde e Professores / The impacts caused by the Pandemic Covid-19 on the Psychological well-being of the Health Professionals and Teachers. ID on line. Revista de psicologia, v. 15, p. 525–540, 2021. ISSN: 1981-1179. Disponivel em: <https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3157>.
PAL, D.; VANIJJA, V. Perceived usability evaluation of Microsoft Teams as an online learning platform during COVID-19 using system usability scale and technology acceptance model in India. Children and Youth Services Review, v. 119, p. 105535, 2020. ISSN ISSN: 0190-7409. Disponivel em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0190740920313992>.
SAURO, J. A Brief History of Usability. Measuringu. [S.l.]. 2013.
SAURO, J.; LEWIS, J. R. Quantifying the UserExperience. 2a. ed. Cambridge: Elsevier Inc., 2016. ISBN ISBN: 978-0-12-802308-2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Petrus Fernandes de Melo, Cristina Corrêa de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Ao ser submetido à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.