Competitividade no mercado varejista de combustíveis

um estudo empírico em uma empresa familiar

Autores

  • Giovanna Ferreira Prado Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sidnei Augusto Mascarenhas Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.29327/2384439.1.2-10

Palavras-chave:

Empresa familiar, Varejo de Combustíveis, Estratégia no varejo

Resumo

Esse trabalho apresenta uma pesquisa científica com o objetivo geral nas análises estratégias competitivas e como essas podem contribuir para o aumento da participação, no mercado varejista de combustíveis, para uma empresa familiar. Com os objetivos específicos de identificar as atuais estratégias de competição da empresa, avaliar e caracterizar as novas estratégias utilizadas para o varejo de combustíveis, analisando a participação da família na tomada de decisão. Estudo empírico feito em uma organização do setor, propondo um aproveitamento de oportunidades que gerem diferenciais de mercado para resultados acima da média para a organização diante os problemas e avanços enfrentados nessa área como o alto desenvolvimento de veículos elétricos ou a grande variação e oscilação de custo publicadas regularmente pelas principais distribuidoras da região. Utilizando a metodologia qualitativa, foram realizadas 4 coletas de dados na forma de entrevistas individuais semiestruturadas, aplicadas e respondidas in loco, na empresa. Os resultados segurem há necessidade de melhorar as ofertas existentes, passando a centralização do veículo para o cliente pensando assim em um resultado a longo prazo. Além de um plano estratégico voltado afim de proporcionar uma experiencia útil e agradável aos clientes e além de combustíveis de qualidade determinando um resultado superior ao atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARNEY, J.; HESTERLY, W. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva: Casos brasileiros. São Paulo: Pearson, 2007.

BRESSAN, A.; SCHIELL, E.; PROCIANOY, J.; CASTRO, L.R. Perspectiva da Pesquisa em Governança de Empresas Familiares. Revista de Administração Contemporânea, v.23, n.6, 2019

BRYMAN, A. Social research methods. 2a. ed. London: Oxford University Press, 2004.

BURGELMAN, R.; CHRISTENSEN, C.; WHEELWRIGHT, S. Gestão Estratégica da Tecnologia e Inovação. Porto Alegre: McGraw Hill, 2012.

CASPAR, C.; DIAS, A.K.; ELSTRODT, H.P. The Five Attributes of Enduring Family Businesses. McKinsey, 2010.

CERVO, A.; BERVIAN, P. A. Metodologia cientifica. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

CHURCHILL, G.A.; PETER, J.P. Marketing: Criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2011.

COSTA, Eliezer. Gestão Estratégica: Da empresa que temos para a empresa que queremos. São Paulo: Saraiva, 2006.

CRESWELL, J. W. Qualitative inquiry and research design: choosing among five traditions. London, UK.: Sage Publications, 1998.

DeMASSIS, A.; RONDI, E. Covid- 19 and the future of Family Business Research. Journal of Management Studies, 2020.

DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, nº. 115, março, 2002.

FERENCE, Thomas P.; THURMAN, Paul W. Estratégia. São Paulo: Saraiva, 2012.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2007.

GEMAWAT, P. A estratégia e o cenário dos negócios: Textos e casos. Porto Alegre: Bookman, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Administração, 1995.

GUINDANI, R.; MARTINS, T. Estratégia e Competitividade. Curitiba: Intersaberes, 2013.

KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Ed. Prentice Hall. 2006.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Ed. Pearson/Prentice Hall. 2012.

KLUYVER, C.; PEARCE II, J. Estratégia: Uma visão executiva. São Paulo: Pearson, 2010.

KUMAR, N. Marketing como estratégia. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2004.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Técnica de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.

LEVY, M.; WEITZ, B. Administração de Varejo. São Paulo: Atlas, 2012.

MATTOS, J. R. L. de; GUIMARÃES, L. dos S. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. São Paulo: Ed. Saraiva. 2005.

PWC. 10ª Pesquisa Global sobre Empresas Familiares. 2021.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2011.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 3. Ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2016.

SCHWARTZ, Peter. A Arte da Visão de Longo Prazo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2006.

THOMPSON, Arthur A.; STRICKLAND III, A. J.; GAMBLE, John E. Administração Estratégica. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

ULWICK, A. Business Strategy Formulation: Theory, Process and the Intellectual Revolution. London: Quorum Books, 1999.

VALADARES, M. Planejamento Estratégico Empresarial: Foco no cliente e pessoas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3a. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Publicado

2023-06-01

Como Citar

Prado, G. F., & Mascarenhas, S. A. (2023). Competitividade no mercado varejista de combustíveis: um estudo empírico em uma empresa familiar. Advances in Global Innovation & Technology, 1(2), 104–117. https://doi.org/10.29327/2384439.1.2-10

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.