Análise de Melhoria em Estacionamento Rotativo Aplicando Payback
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.2.4-7Palavras-chave:
Estacionamento, Custos, Retorno, Análise, PaybackResumo
Com base na necessidade de se obter uma forma adequado para a tomada de decisões na gestão estratégica gerando uma vantagem competitiva, mostramos as principais ferramentas de planejamento que permite analisar investimento e retorno financeiro. Ao investir hoje para satisfazer a necessidade de melhor suprir o que tem procurado, qualidade do serviço de estacionamento e da experiência do usuário, de forma a aumentar a lucratividade e a competitividade. Como metodologia, será utilizado um estudo de caso no Estacionamento rotativo JBD, localizado no centro de Santa Barbara do Oeste, abordando um levantamento de informações e justificativas fundamentais, por meio de uma análise do cenário de mercado em relação a prestação de serviços ao longo do tempo pelo estacionamento e em meio a buscar suas oportunidades de investimento para elaboração de um modelo de cobertura para os veículos, de modo que seja possível obter um melhor custo e um melhor retorno financeiro atendendo nossas expectativas.
Downloads
Referências
BULHÕES, GABRIELA. Com Selic a 12,25%, quanto rendem R$ 1.000 na poupança, no Tesouro e em CDB. Colaboração para o UOL, em São Paulo 01/11/2023.Disponve:< https://economia.uol.com.br/mais/ultimas-noticias/2023/11/01/com-selic-a-1225-quanto-rendem-r-1000-na-poupanca-no-tesouro-e-em-cdb.htm> Acesso em: 25 set 2023.
BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens; SIQUEIRA, José de Oliveira. Análise do risco na avaliação de projetos de investimentos: uma aplicação do método de Monte Carlo. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 6, 1° trim./1998.
BRYMAN, Alan.; Research Methods and Organization Studies. Editora Routledge, 3ª Edição,1995.
CARVALHO, C. H. R. de et al. Tarifação e financiamento do transporte público urbano. Brasília, DF: IPEA, 2013. (Nota técnica, n. 2). Disponível em: <http://www.ipea.gov.br>. Acesso em: 27 setembo 2023.
COST - TECHNICAL COMMITTEE ON TRANSPORT. Parking policies and the effects on economy and mobility. [S.l.], 2005. Disponível em: <http://www.europeanparking.eu>. Acesso em: 3 ago. 2023.
DAL SASSO MEIRA, R. Políticas de estacionamiento y movilidad sostenible. Estudio en España y Brasil. Propuesta de actuación para Porto Alegre. 2009. 233 f. Tesis (Máster en Transporte, Territorio y Urbanismo) - Universitat Politècnica de València, Valencia, 2009. Disponível em: <https://riunet.upv.es>. Acesso em: 12 ago 2023.
DAMODARAN, Aswath. Finanças corporativas aplicadas: manual do usuário. Tradução Jorge Ritter. Porto Alegre: Bookman, 2002.
FRANCE. Premier Ministre. Commissariat général à la stratégie et à la prospective. Pour une politique du stationnement au service des usagers. Paris, 2013. Disponível em: <http://www.strategie.gouv.fr>. Acesso em: 5 ago. 2023.
GALESNE, Alain; FENSTERSEIFER, Jaime E.; LAMB, Roberto Decisões de investimentos da empresa São Paulo: Atlas, 1999.
GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. 10ª ed., São Paulo: Pearson, 2005.
GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. HOJI, Masakazu.
HUMMEL, Paulo Roberto Vampré; TASCHNER, Mauro Roberto Black. Analise e decisão sobre investimentos e financiamentos: engenharia econômica: teoria e pratica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1995
KASSAI, José Roberto. CASANOVA, Silvia Pereira de Castro. SANTOS, Ariovaldo dos. NETO, Alexandre Assaf. Retorno de Investimento. Editora Atlas S.A. 2007.
LEMES JUNIOR, Antonio Barbosa. RIGO, Claudio Miessa. CHEROBIM, Ana Paula Mussi Szabo. Administração Financeira. Elsevier Editora LTDA 2010.
PALMER, D.; FERRIS, C. Parking measures and policies: research review. Wokingham: Transport Research Laboratory, 2010. Disponível em: <http://www.britishparking.co.uk>. Acesso em: 20 agos. 2023. PADOVEZE, Clóvis Luís. Introdução à Administração Financeira. São Paulo: Pioneira Thomson Learning,2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jayla Fé Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Ao ser submetido à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.