Análise da Percepção de Estudantes do Ensino Superior a Respeito da Utilização das Redes Sociais no Ambiente de Trabalho

Autores

  • Ana Carolina Santos de Melo FATEC Zona Leste
  • Paula Melissa de Moraes Souza FATEC Zona Leste
  • Paulo Cristiano de Oliveira FATEC Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.29327/2384439.1.2-3

Palavras-chave:

Redes Sociais, Tecnologias de Informação e Comunicação, ambiente de trabalho

Resumo

As redes sociais podem ser usadas tanto quanto forma de entretenimento como também como um local de marketplace, em que as pessoas podem divulgar, vender ou comprar produtos dentro da plataforma. O estudo que está sendo realizado tem a intenção de elucidar como essas mídias estão sendo usadas pelas pessoas dentro do ambiente de trabalho, sendo na atualidade um dos meios mais utilizados para a divulgação de seus serviços ou produtos, como um meio de alavancar suas mercadorias e como um local para suas vendas. A pesquisa foi feita em uma Instituição de Ensino Superior (FATEC Zona Leste) com foco nos usuários de redes sociais que possuem algum trabalho. O objetivo da pesquisa é analisar a percepção de usuários a respeito da utilização das redes sociais no ambiente de trabalho. Os resultados demonstram que as redes sociais são atualmente indispensáveis para as empresas e usuários, principalmente como meio comunicação entre os funcionários da empresa e como um meio de facilitar afazeres no ambiente de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACCENTURE. Jumping the boundaries of corporate IT – Accenture global research on millennials’ use of technology, 2010. Disponível em: https://robertoigarza.files.wordpress.com/2008/11/rep-jumping-theboundaries-of-corporate-it-research-on-millennials-accenture-2010.pdf . Acesso em: 14 de Setembro de 2019.

AGRESTA, Stephanie; BOUGH, B. Bonin Perspectives on Social Media Marketing. Course Technology, A Part of Cengage Learning, Boston, MA, 2011

ALBERTIN, Luiz A.; ALBERTIN, Rosa M.M.; Aspectos e Contribuições do uso de Tecnologia de informação, 1 ed. São Paulo, Atlas, 2006.

AMARAL, Henrique Gonçalves; TESTA, Maurício Gregianin, LUCIANO, Edimara Mezzomo. A formação de capital social através de redes sociais na internet: um estudo entre estudantes universitários. 37º Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro/ RJ – 07 a 11 setembro de 2013.

ARAUJO, Sandely Fernandes de; RAMOS, Anatália Saraiva M. Recrutamento on-line: Estudo da Percepção de Utilização da Internet em Empresa de Consultoria de Recursos Humanos. XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Curitiba – PR, 23 a 25 de outubro de 2002

BESSI, Vânia Gisele; RINKER, Cáren Maria da Rosa; SCHREIBER, Dusan, BOHNENBERGER, Maria Cristina. Percepções sobre a utilização de redes sociais pessoais no ambiente de trabalho. CONTEXTUS Revista Contemporânea de Economia e Gestão. Vol. 16 – Nº 1 – jan./abr. 2018. Disponível em: http://oaji.net/articles/2019/7000-1556562155.pdf . Acesso em: 21 de Agosto de 2019.

BHATNAGAR, Jyotsna; SHARMA, Anshu Sharma. Enterprise social media at work: web-based solutions for employee engagement'. Human Resource Management International Digest, Vol. 24 Iss 7 pp. 16 - 19, 2016

BREAZEALE, Michael, Word of mouse: an assessment of electronic word-of-mouth research. International Journal of Marketing Research, v. 15, n. 3, p. 297-318, 2008.

CASTELLS, Manuel. A cultura da virtualidade real: a integração da comunicação eletrônica, o fim da audiência de massa e o surgimento de redes interativas. In: CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHIU, Chao-Min; HSU, Meng-Hsiang; WANG, Eric T.G. Understanding knowledge sharing in virtual communities: an integration of social capital and social cognitive theories, Decision Support Systems, Vol. 42 No. 3, pp. 1872-1888, 2006.

CHOW, Wing S.; CHAN, Lai Sheung. Social network, social trust and shared goals in organizational knowledge sharing. Information & Management, Vol.45 No. 7, pp. 458-465, 2008

CLARK, Leigh A.; ROBERTS, Sherry J. Employer’s use of social networking sites: A socially irresponsible practice. Journal of Business Ethics, v. 95, n. 4, p. 507-525, 2010.

DELONE, William H.; MCLEAN, Ephraim R. Measuring e-Commerce Success: Applying the DeLone & McLean Information Systems Success Model. International Journal of Electronic Commerce, v. 9, n. 1, p. 3147, Fall 2004.

Dreher, Sonja. Social media and the world of work, Corporate Communications: An International Journal, Vol. 19 No. 4, pp. 344-356, 2014. https://doi.org/10.1108/CCIJ-10-2013-0087

FLYNN, Nancy. The Social Media Handbook: Policies and Best Practices to Effectively Manage Your Organization’s Social Media Presence, Posts, and Potential Risks, Pfeiffer, San Francisco, CA, 2012.

GÓES, Helbert José de; ITUASSU, Cristina Trindade; MOURA, Luiz Rodrigo Cunha. O uso de redes sociais por empresas em processos seletivos - uma análise crítica. Trabalho apresentado em: Semead (2018). Disponível em: http://login.semead.com.br/21semead/anais/arquivos/450.pdf . Acesso em: 21 de Agosto de 2019.

GOULART, Elias E. Mídias sociais: uma contribuição de análise. 2014

GRUNING, James. Paradigms of global public relations in an age of digitalization. Prism. 6. 1-19, 2009.

KAPLAN, Andreas M.; HAENLEIN, Michael. Users of the world, unite! The challenges and opportunities of social media. Business Horizons, Vol. 53 No. 1, pp. 59-68, 2010

KLUEMPER, Donald Herbert; ROSEN, Peter A. Future employment selection methods: evaluating social networking web sites. Journal of managerial Psychology, v. 24, n. 6, p. 567-580, 2009.

LARSON, Andrea. Network dyads in entrepreneurial settings: A study of the governance of exchange relationships. Administrative Science Quarterly, Vol. 37 No. 1, pp.76-104, 1992

Linke, Anne; Zerfass, Ansgar. Future trends in social media use for strategic organization communication: results of a Delphi study. Public Communication Review, Vol. 2 No. 2, 2012

LUO, Yadong. Guanxi: principles, philosophies, and implications. Human Systems Management, Vol. 16, pp. 43-52, 1997

MALHOTRA, Naresh K. Introdução a pesquisa de Marketing. Tradução de: Robert Brian Taylor. 1.ed., 2005

Manpower Inc. Employer perspectives on social networking: global key findings, 2010.

MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001.

McLeod, Marilyn. Social Media for Small Business: Tips for Using Your Time Effectively. Social Media for Small Business Series, Possibility Press, Cardiff-by-the-Sea, CA, 2010.

OLSON, John R.; BOYER, Kenneth K. Internet ticketing in a not-for-profit, service organization: building customer loyalty. International Journal of Operations & Production Management, v. 25, n. 1, p. 74-92, 2005.

PORTER, MICHAEL E. Towards a dynamic theory of strategy. Strategic Management Journal, v. 12, p. 95117, 1991.

RECUERO, Raquel Cunha. Comunidades Virtuais em Redes Sociais na Internet: uma proposta de estudo. Ecompos, Internet, v. 4, dez. 2005.

RECUERO, Rachel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ROSA, Mario. A reputação na velocidade do pensamento: a Imagem e a Ética na Era Digital. São Paulo: Geração Editorial, 2006.

SILVA, Alice Gerlane Cardoso; AQUINO, Magno Geraldo de. Redes sociais? Uma reflexão a partir da inserção de jovens no mercado de trabalho. Trabalho apresentado em Semead (2018). Disponível em: http://login.semead.com.br/21semead/anais/arquivos/977.pdf Acesso em: 21 de Agosto de 2019.

SMITH, Nick; WOLLAN, Robert; ZHOU, Catherine. Social Media Management Handbook: Everything You Need to Know to Get Social Media Working in Your Business, John Wiley & Sons Inc., Hoboken, NJ, 2010

SOUZA, Flavia Ivar. REDES SOCIAIS E OS IMPACTOS DESSA INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: estudo de caso da rede corporativa “Comunidade de Negócios” da área comercial das empresas do Grupo Algar. Mestrado apresentado em FUMEC (2012). Disponível em: http://revistagt.fpl.edu.br/get/article/view/516/509 Acesso em: 21 de Agosto de 2019.

STRIUKOVA, Ludmila; RAYNA, Thierry. The role of social capital in virtual teams and organizations: corporate value creation. International Journal of Networking and Virtual Organizations, Vol. 5 No. 1, pp. 103119, 2008

TSAI, Wenpin. Social capital, strategic relatedness and the formation of intraorganizational linkages. Strategic Management Journal, Vol. 21 No. 9, pp. 925-939, 2000.

YOUNG, Kimberly S. [et al.]. Dependência de Internet: Manual e Guia de Avaliação e Tratamento. Porto Alegre, RS: Artme, 2011.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

Melo, A. C. S. de, Souza, P. M. de M., & Oliveira, P. C. de. (2023). Análise da Percepção de Estudantes do Ensino Superior a Respeito da Utilização das Redes Sociais no Ambiente de Trabalho. Advances in Global Innovation & Technology, 1(2), 27–37. https://doi.org/10.29327/2384439.1.2-3

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.