A Cultura do Cancelamento

Um Estudo de Empresas de Fast-Food

Autores

  • Bruno Hideo Kashima FATEC Zona Leste
  • Dayane Valença Pinhati Albuquerque FATEC Zona Leste
  • Larissa Gomes da Silva Ferreira FATEC Zona Leste
  • Luciane Ribeiro Dias Pinheiro FATEC Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.29327/2384439.1.3-4

Palavras-chave:

Cultura do cancelamento, Internet, Opinião Pública, Propaganda

Resumo

O presente artigo busca analisar o fenômeno da cultura de cancelamento e linchamento virtual, ocorrido via internet, que se tornou a veracidade da opinião pública diante de determinada situação ou pessoa jurídica, e os desafios que estes conflitos trazem para a vida corporativa e o mercado econômico das empresas. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica, descritiva e estudos de casos múltiplos para analisar o cancelamento e seus efeitos nas empresas Madero, Giraffas e Burguer King; que sofreram com a cultura do cancelamento nas redes sociais por causa dos posicionamentos de seus colaboradores ou propaganda. É perceptível que, meses após o ocorrido, as pessoas voltam a comprar os produtos destas empresas, esquecendo o motivo pela qual condenou certa companhia. Caso resolvido, as organizações conseguem reverter a publicidade negativa em positiva. Este artigo contribui para compreender e conhecer mais sobre a cultura do cancelamento e como ela afeta as empresas. O fenômeno é relativamente novo e qualquer empresa, seja de grande ou médio porte, está sujeito a ser cancelada.

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

Kashima, B. H., Albuquerque, D. V. P., Ferreira, L. G. da S., & Pinheiro, L. R. D. (2023). A Cultura do Cancelamento: Um Estudo de Empresas de Fast-Food. Advances in Global Innovation & Technology, 1(3), 40–51. https://doi.org/10.29327/2384439.1.3-4

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