UM Estudo Sobre a Inserção de Mulheres no Mercado Logístico
Desafios e Oportunidades
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.2.1-4Palavras-chave:
Igualdade, Representatividade, MulheresResumo
Este trabalho buscou traçar um panorama da representatividade feminina no mercado logístico. Atualmente, a igualdade de gênero e os direitos são frequentemente articulados, mas como isso será alcançado ainda como uma incógnita situação na prática. Através deste trabalho é possível analisar diversos exemplos de mulheres que conseguiram enfrentar situações adversas para lidar com esses desafios. Foi iniciado por levantamento bibliográfico sobre o tema, o contexto histórico das vivências das mesmas, e, constatou-se que a força, a vontade e a perseverança das mulheres foram identificadas, o que ajudou a valorizá-las por seus méritos e pelos resultados produzidos.
Downloads
Referências
BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: Transporte, Administração de Materiais e Distribuição Física. São Paulo: Atlas, 1993
BORGES, Maria. A Mulher e Sua Atuação no Âmbito da Logística: Um Estudo de Casos Múltiplos na Região do Cariri, 2018. _ Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330266071_A_Mulher_e_sua_atuacao_no_ambito_da_logistica_Um_estudo_de_casos_multiplos_na_regiao_do_cariri. (Acesso em: 14 de Abril de 2023)
DIAS, M. A. P. Administração de Materiais: Uma Abordagem Logística. São Paulo: Atlas, 2010.
FREITAS, A. L. J. et al. As Mulheres Em Posição De Liderança: Análise Da Gestão Feminina Em Empresa De Logística Em São José Dos Pinhais. Memorial TCC Caderno da Graduação, 7(1), pp. 321–336. Disponível em: https://cadernotcc.fae.edu/cadernotcc/article/view/341/216 (Acesso em 15 de Abril de 2023). 2021.
KBRTEC. VLI quer mostrar que “lugar de mulher é na logística. Disponível em: https://abolbrasil.org.br/noticias/noticias/vli-quer-mostrar-que-lugar-de-mulher-e-na-logistica (Acesso em 01 de Maio de 2023).
MEDONÇA, Jorge. A Evolução da Mulher no Mercado de Trabalho. Disponível em: https://jorgeluizmendonca.jusbrasil.com.br/artigos/473171435/a-evolucao-da-mulher-nomercado-de-trabalho?ref=topic_feed>. Acesso em: 10 ago. 2018. 2017.
MORAES, L. A. O. A importância da logística para o crescimento das agências dos correios: Um estudo de caso na Agência dos Correios na cidade de Guajará no Estado do Amazonas https://bdm.unb.br/bitstream/10483/10512/1/2015_LuisAntonioOliveiraDeMoraes.pdf (Acesso em 17 de Abril de 2023).
MOURA, B. Logística: Conceitos e Tendências. Centro Atlantico. 2006.
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO. Desigualdade salarial entre homens e mulheres evidencia discriminação de gênero no mercado de trabalho. Disponível em: https://www.tst.jus.br/-/desigualdade-salarial-entre-homens-e-mulheres-evidencia-discrimina%C3%A7%C3%A3o-de-g%C3%AAnero-no-mercado-de-trabalho (Acesso em 17 de Abril de 2023).
de Sousa, A. S., de Oliveira, G. S. and Alves, L. H. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS, Edu.br. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336/1441 (Acesso em 20 de Abril de 2023).
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2007. _ Disponível em: . Acesso em: 05 de abril de 2023.
PIMENTA, J. A. Logística: Armazenagem, Distribuição e Gestão de Estoques. São Paulo: Atlas, 2008.
VARELLA, A. F.; PESSOA, A. D. P.; LOPES, F. A. A mulher no setor de logística: um estudo de caso em uma empresa de transporte rodoviário de cargas. Caderno de Administração da UNIMEP, v. 14, n. 2, p. 1-19, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ISABELLY SIQUEIRA DE TOLEDO, MARINA CODO ANDRADE TEIXEIRA , NEUSA HARUKA SEZAKI GRITTI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Ao ser submetido à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.