A Relação entre a Teoria da Gestalt e as Técnicas de Narrativa dos Quadrinhos

Autores

  • Roberto kiyoshi Yonamini Fatec Victor Civita – Tatuapé
  • João Almeida Santos Fatec Victor Civita – Tatuapé

DOI:

https://doi.org/10.29327/2384439.2.3-1

Palavras-chave:

Psicologia das formas, Histórias em quadrinhos, Gestalt, Pregnância

Resumo

As histórias em quadrinhos fazem parte de nossa cultura popular e muitas vezes auxiliam no incentivo à leitura e ao exercício da criatividade, especialmente para as crianças durante o seu processo de crescimento e evolução de aprendizagem. Considerando o seu forte relacionamento com a categoria de literatura infantil, especialmente pelos seus valores lúdicos, as histórias em quadrinhos possuem grandes complexidades em suas técnicas narrativas que muitas vezes são subestimadas e até mesmo acabam sofrendo certos preconceitos. Há inúmeras técnicas narrativas que um autor pode se apoiar para a construção de sua obra com o objetivo de tornar a leitura mais agradável e envolvente, sendo uma parte delas através da organização das formas e silhuetas das figuras e dos quadros. Este artigo explora a relação entre a Teoria da Gestalt e as técnicas de construção dos quadrinhos, destacando como os elementos visuais e a organização espacial nos quadrinhos se relacionam com os princípios da psicologia das formas. Através de uma análise detalhada e fundamentada em literatura especializada proveniente da pesquisa bibliográfica, essa pesquisa demonstra como os quadrinhos podem explorar os princípios da Gestalt para criar uma experiência visual única e coerente para os leitores.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

Yonamini, R. kiyoshi, & Santos, J. A. (2024). A Relação entre a Teoria da Gestalt e as Técnicas de Narrativa dos Quadrinhos. Advances in Global Innovation & Technology, 2(3), 6–23. https://doi.org/10.29327/2384439.2.3-1

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